ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: A internet como veículo

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A pesquisa bibliográfica apresentou reflexões importantes para aprofundarmos os conhecimentos a respeito dos métodos já existentes, suas várias modalidades e aplicabilidade, para garantir a rentabilidade de seus criadores, gerando renda de maneira criativa e habilidosa em um mundo cada dia mais competitivo. Palavras-chave: Cursos online. Capacitação Profissional. EAD. Marketing. O APOGEU DA INTERNET NA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO O advento das tecnologias configurado pela era da informação, destaca-se como grande potencializador do conhecimento e desenvolvimento humano, com grande disseminação do saber, e compartilhamento de experiências que agregam valor a vida das pessoas. Na área da educação as propostas para repassar os saberes de forma gratuita, e a muita gente, caminham a passos cada vez mais largos, contribuindo efetivamente para a evolução social e humana de nossos cidadãos.

Vive-se um momento onde “pela primeira vez na história da humanidade, a mente humana é uma força direta de produção, não apenas um elemento decisivo no sistema produtivo” (Castells, 1999, p. Constituindo, assim, a partida para as análises das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo estas como potencializadoras, onde a informação surge como matéria-prima e as TCI´s uma forma de agir sobre ela. É possível afirmar que essas tecnologias são as propulsoras da sociedade atual, oportunizando igualdade ao ensino, mesmo as pessoas com destinos muito distintos, ou seja, independente de sua cultura ou posição social os acessos podem ser os mesmos para todos. Em síntese a internet é inquestionavelmente a maior disseminadora de conhecimento na atualidade, com infinitas plataformas de acesso, gratuitas ou a baixo custo, capazes de tornar uma pessoa leiga em um profissional altamente capacitado, sendo assim esta tecnologia é entendida como a melhor forma de inclusão social vista até hoje na história da humanidade.

O SURGIMENTO DOS CURSOS DE EAD NA QUALIFICAÇÃO DAS PESSOAS A educação a distância (EAD) surge, em nosso país, da necessidade de garantir o crescimento econômico no Brasil, no contexto do poderio militar, que iniciou-se no ano de 1964, o processo de industrialização adotou padrões internacionais de produção, tendo o Estado como mediador entre os interesses internacionais e nacionais. Essa mediação se concretizou por estabelecimento de leis, planejamentos e regulamentações feitas pelos governantes militares, como exemplo citamos a Lei da Reforma Universitária 5. que propôs a racionalidade das estruturas, e também a Lei 5. que reforçou a profissionalização, garantindo o egresso ao mercado de trabalho para desempenhar ocupações técnicas todo educando que concluísse o ensino médio, que lhe dava habilitação técnica.

A educação em massa é o elemento que impulsiona o processo, já que o trabalho especializado era fundamental ao progresso econômico, que no século XIX estava ligado à automatização e no século XX passava aos setores de serviço. A tendência apontada por alguns teóricos para o século XXI é uma outra mudança de pólo: do serviço para a informação. Já em fins do século XX, a informação constitui um setor econômico produtivo e os ‘trabalhadores da informação’ constituem um conjunto de profissionais altamente capacitados que poderiam ‘transformar o mundo’ (GOUVÊA e OLIVEIRA, 2006, p. Percebe-se que o a EAD é capaz de suprir as desigualdades sociais e qualificar inúmeras pessoas que querem e precisam de uma oportunidade para se graduar.

COMO TRANSFORMAS SUAS HABILIDADES EM CURSOS ONLINE Não é necessário ter conhecimento em programação de sites para construir uma plataforma de cursos online e monetizar os conteúdos; pois existem muitos recursos disponíveis que facilitam a criação de canais ou plataformas destinados a este fim, sem que seja necessária a contratação de um programador. Uma plataforma simples, porém com funcionalidades importantes, é possível disponibilizar conteúdos em diferentes formatos, monetizá-los e ainda ter acesso a relatórios de desempenho para aprimorar as estratégias de marketing. As Funcionalidades de uma plataforma de cursos online, de acordo com Netshow. me, são: • Infraestrutura:  necessário ter estrutura para suportar o upload e tráfego de um grande volume de vídeos. Também é importante que sejam aceitos diferentes formatos de conteúdo, inclusive para disponibilizar materiais adicionais aos alunos.

• Interface: importante que sejam simples de usar e intuitiva. Alguns exemplos são ferramentas como RD Station, MailChimp, Zendesk e OneSignal. • Subscrição de Video On Demand (SVOD): um modelo de assinaturas, onde pode-se cobrar planos anuais, mensais ou como preferir para que os assinantes tenham acesso a todo o conteúdo. • Transactional Video on Demand (TVOD): modelo transacional, onde pode-se estabelecer um valor único para cada curso. Dessa forma, a monetização ocorre via pay-per-view. • Video Advertising on Demand (AVOD): onde pode-se deixar os cursos abertos e gratuitos, e também pode optar pela monetização via anúncios publicitários. ESTRATÉGIAS DE MARKENTING NA COMERCIALIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE As estratégias de marketing são muito importantes para qualquer ramo de negócios, e quando bem aplicadas o sucesso de qualquer empreendimento é garantido; nas vendas de cursos online não poderia ser diferente, e é importante conhecermos métodos adequados que, além de proporcionar boas vendas, serão capazes de fidelizar os clientes.

O Inbound marketing, ou marketing de atração é uma das melhores propostas para quem deseja trabalhar com a comercialização de cursos online; é um método publicitário virtual onde a empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo, para trazer os clientes até o seu negócio através de suas mensagens e/ou propagandas. Este método atrai mais que clientes, pois serão consumidores fiéis que defenderam sua marca pela confiança transmitida em suas publicações, tutorais, e-Books, vídeos, entre outros materiais produzidos que o tornarão perito no assunto. O marketing de conteúdo tem se mostrado uma das melhores formas para a divulgação e venda de cursos online, pois trata-se de uma estratégia de criação e produção de conteúdo relevante para um determinado público, intencionado a gerar uma relação de confiança que vai além das estratégias tradicionais de marketing.

O primeiro passo nessa estratégia é ter um cadastro leads qualificados: Que são pessoas que em algum momento interagiram com a sua marca de forma virtual, preenchendo um formulário com seus dados de contato, realizando uma ligação, baixando um e-book, ou seja, são pessoas que se tornaram oportunidades de negócios reais no contexto do funil de marketing, agora estão ao alcance da sua empresa, basta você saber aproveitar (AGÊNCIA KAISEN). Deixe seu aluno confiante de que você é mais que uma instituição, que será também um grande parceiro. Seus conteúdos devem ser personalizados, com o nome do aluno e sempre com os temas de seu interesse. Faça uma parceria duradoura sempre seja muito prestativo em atender as necessidades do cliente, assim ele se tornará fidelizado e compartilhará sua ótima experiência com os amigos.

• Conquista: hora do encantamento, para assim ter o aluno fiel a sua marca, demostre que mesmo após a conclusão do curso você sempre estará a disposição para atende-lo e compartilhar de novas experiências com ele. Trace estratégias no pós-venda. Serão apresentados os resultados da pesquisa, obtidos com essas consultas, a análise dos melhores cursos e plataformas na atualidade, assim como as maneiras de elaboração de conteúdos e comercialização dos mesmos. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Na pesquisa foram avaliados vários sites visando compreender as melhores estratégias de produzir, hospedar e comercializar cursos online, assim como as formas de marketing que as mais renomadas plataformas utilizam, e como encantam seus consumidores para tornarem-se clientes fiéis. A seguir selecionamos os melhores cursos de capacitação na criação de cursos online e também na capacitação profissional de diversas áreas: Tabela 2: Relação de Cursos para Criação de Plataformas Online CURSOS QUE TE CAPACITAM A DISSEMINAR SEUS TALENTOS CURSOS ACESSO - PLATAFORMA CARACTERÍSTICAS INVESTIMENTO Como montar um curso de capacitação online em 4 passos EADBOX Ferramenta de autoria EAD e-learning completa e intuitiva para criar treinamentos virtuais, cursos online, portais de ensino, etc.

ª quinzena gratuita, após de acordo com suas necessidades. Variados cursos YouTube Plataforma de tutoriais com os mais variados conhecimentos, produzido por pessoas do mundo inteiro e divulgados nesta rede. Os cursos são fáceis, dinâmicos e bem estruturados, com conteúdos ministrados de 30 a 60 horas e duração de nove a 16 semanas. Gratuito, com emissão de certificado Fonte: O Autor Tem-se com este trabalho uma vertente comum entre todas as plataformas e sites visitados, uma vez que, ao se estruturar a relação dos cursos, juntamente com a concepção do autor, apresenta-se uma ótica do mercado atual de cursos online, em que todos tem a missão de disseminar conhecimentos de alta qualidade e encantar seus alunos, independentemente de ser uma renomada plataforma ou um, ainda tímido, site de vídeoaulas, com o sério compromisso de qualificar as pessoas e assim combater a desigualdade social.

Educar para uma cultura de combate as desigualdades sociais, ofertando cursos de boa qualidade, seja na educação profissional ou em qualquer outro nível de estudos, é de suma importância para conseguirmos uma população igualitária; e a internet vem de encontro a proporcionar isso, para a grande parte da população brasileira. Uma postura consciente, que as oportunidades não podem ser desperdiçadas, abre caminhos para esse nicho tão promissor de comercialização de cursos online, indo de encontro a contribuir com esse grande marco histórico da era digital. O intento dessa pesquisa é a apresentação de alternativas, que visem demostrar a melhor maneira de se produzir, expor e comercializar cursos online de capacitação profissional, com o apoio das ferramentas de marketing e de inúmeras plataformas que nos habilitam a essa oportunidade, assim podendo contribuir para a geração de renda aos interessados em dividir suas habilidades e conhecimentos e também com os consumidores que irão se beneficiar desses novos cursos disponíveis na rede.

Os cursos precisão ser dinâmicos e criativos, precisam permitir que os alunos critiquem e sejam criticados, essa é a base para a construção de uma metodologia eficiente. Silva (2008) explica que é fundamental que os tutores se sintam confiantes frente aos métodos escolhidos, para que diante das dificuldades dos alunos, atuem prontamente para resolver qualquer questão; se ainda tem alguma dúvida sobre os cursos que irão propor, se realmente estarão aptos a ministra-los é conveniente se integrar um pouco mais dos assuntos que queira abordar, assim tornando capaz de produzir conteúdos de grande qualidade Em suma, a interpretação dos dados mostra-se promissora para ancorar as ideias de quem deseja criar seu próprio negocio de tutoria online, proporcionando o crescimento profissional dos indivíduos e garantindo também o seu, pela comercialização de seus conhecimentos; contribuindo para a transformação da sociedade mediante o empoderamento das pessoas, que são os principais agentes deste processo empreendedor.

REFERÊNCIAS AGÊNCIA KAISEN. Marketing de alta performance Disponível em: https://www. agencia kaizen. São Paulo: Cortez, 1996. BRASIL: Lei 5. a Reforma Universitária: Organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média Disponível em: http://www. planalto. gov. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, v 1, 1998. DAMIANI, A. L. A Geografia e a construção da cidadania. Disponível em: https://www. edools. com/marketing-de-conteudo/ Acesso em: 14 abr. GOUVÊA, G. OLIVEIRA, C. infomoney. com. br/negocios/como-vender-mais/noticia /4290996/ Acesso em: 14 abr. NETSHOW. ME. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. PETERS, O. Didática do ensino a distância. Experiências e estágio da discussão numa visão internacional.

São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Ed. Porto Alegre: Bookman.

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