ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS COMO SUPERAR OS DESAFIOS CAUSADOS PELA PANDEMIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Economia

Documento 1

PASSO 01 6 3. PASSO 02 9 4. PASSO 03 10 5. PASSO 04 12 6. PASSO 05 14 7. É um período que trará muitas modificações para os setores comerciais e de serviços, para as relações de trabalho, interações sociais, políticas governamentais e relacionamentos interpessoais, sendo um marco histórico no evolucionismo social. A empresa apresentada nesta proposta é o Bistrô Brasil, um restaurante familiar de renome na cidade em que se localiza, fundado na década de 1990 possui clientes fieis, seu diferencial é prezar por um ambiente onde todas as pessoas possam sentir-se à vontade, desde famílias a grupos de empresários, com música e um ótimo cardápio, o bistrô é um local muito popular entre os habitantes da cidade. Apesar disto, durante a pandemia o restaurante enfrentou diversos desafios, como todos do ramo de bares e restaurantes, que precisaram reduzir o atendimento devido às medidas restritivas implementadas.

Para dirimir os prejuízos, Paula, a proprietária do bistrô, precisou utilizar muita criatividade para atender seus clientes apesar da distância, criando diversas opções diferenciadas para delivery. PASSO 01 O Business Model Canvas (BMC) foi desenvolvido por Alex Osterwalder em meados dos anos 2000 para sua tese de doutorado, auxiliado pelo cientista de computação Yves Pigneur, com o objetivo de que os nove componentes chave de qualquer negócio fossem apresentados em uma única folha ou quadro, para proporcionar maior praticidade aos empreendedores que pretendem oficializar seu projeto, é uma metodologia que busca de forma visual e clara apresentar a proposta da organização, tornando-a mais dinâmica e organizada. Por proporcionar uma visão mais direta do modelo de negócio, através de quadros e imagens que representam suas principais dimensões, facilita a compreensão do negócio e a formalização das novas ideias.

Através dos quadros é possível analisar de forma rápida os nove componentes do modelo, compreendendo seus conceitos e identificando as ações necessárias para alcançar o objetivo almejado, além disso, esta ferramenta possibilita realizar quantos ajustes e modificações forem necessários de maneira prática e objetiva. O quadro abaixo representa a estrutura do método Canvas: Quadro 01. Método Canvas Fonte: SR Consultoria, 2021. Para o Bistrô Brasil esta ferramenta é a mais indicada no desenvolvimento de seu novo modelo de negócio, mostrando de maneira prática e objetiva as ideias e estratégias para a nova fase do restaurante, além de otimizar o processo de evolução e inovação pelo qual está passando. O custo, que deve contemplar um valor justo de execução e consequentemente de venda.

O prazo, que deve estar de acordo com o cronograma inicialmente estabelecido para a execução do projeto. Por conseguinte, a Metodologia Lean é de grande valia para novos modelos de negócios, trata-se de uma filosofia de gestão que busca a eliminação dos desperdícios gerados no decorrer do processo e o aumento da eficiência operacional, reduzindo o tempo total do serviço e consequentemente melhorando a qualidade. Este método de gerenciamento visa à otimização dos recursos, seja ele tempo, matéria-prima, espaço, entre outros, resultando na redução de custos e aumento da produtividade. Com este método é possível identificar e sanar possíveis problemas nos processos produtivos, melhorar fluxos de trabalho, oferecer melhor suporte para a equipe e principalmente, agregar valor ao produto oferecido.

Para desenvolver uma estratégia eficiente e que proporcione resultados satisfatórios é necessário ter ampla compreensão do cliente, conhecimento da capacidade dos concorrentes, utilização de todos os recursos disponíveis, criação de uma rotina organizacional que envolva todos os níveis da empresa em prol de um único objetivo, definição de metas de curto e longo prazo. No cenário econômico atual, onde a pandemia causada pelo Coronavirus desestruturou muitas organizações, causando prejuízos imensuráveis, foi necessário que diversos setores se reinventassem, buscando novas alternativas para continuar atendendo o consumidor em consonância com as medidas restritivas implementadas. A tecnologia e a globalização se tornaram fundamentais para esse processo evolutivo, pois as organizações conseguiram chegar até o consumidor apesar da distância.

Muitos métodos foram utilizados para esta interação, como aplicativos de entrega, sistemas de delivery, lojas e-commerce, redes sociais, demonstrando que a globalização pode ser bastante positiva se utilizada de forma consciente. O setor de bares e restaurantes foi um dos mais atingidos, pois até o presente momento enfrenta medidas restritivas para conter a transmissão do vírus, diminuindo consideravelmente o público que atendia habitualmente. Mesmo sendo um contrato indeterminado, o intermitente não está sujeito à subordinação contínua ao empregador. Sendo assim, o período de prestação de serviço está atrelado à convocação prévia desse empregado. Nos termos do § 6°, do artigo 452-A da CLT, terminado o serviço, o colaborador receberá o pagamento imediato das seguintes parcelas: I - remuneração; II - férias proporcionais com acréscimo de um terço; III - 13° salário proporcional; IV - repouso semanal remunerado; e V - adicionais legais.

A remuneração do trabalhador intermitente não gera a equiparação salarial prevista no artigo 461 da CLT, e nos termos do § 3°, do artigo 2° da Portaria MTb n° 349/2018, em razão das características especiais desta modalidade de contratação. O recibo de pagamento deverá conter a discriminação dos valores pagos relativos a cada uma das parcelas acima mencionadas, com base no inciso IV, do § 9°, do artigo 225 do Decreto n° 3. Para o Bistrô Brasil, que está inserido em um ramo de mercado saturado e altamente competitivo, a pesquisa de mercado é essencial, analisar o que os demais bares e restaurantes estão desenvolvendo para superar os desafios causados pela pandemia, resulta em novas possibilidades. Aprimorar práticas de atendimento ao cliente, propaganda e novas opções de cardápio podem gerar retorno significativo para a proprietária do restaurante.

Este ramo de negócio é bastante dinâmico, com a diminuição do público presente no local, tornou-se necessário inovar e utilizar novos métodos para interagir com o consumidor e analisar suas necessidades, por meio das ferramentas de marketing é possível identificar uma oportunidade e incorporá-la às práticas tradicionais do restaurante. Como exemplos reais de superação das adversidades, podemos citar dois exemplos publicados pelo Sebrae MG em 29 de maio de 2020, o Bar dos Amigos situado na cidade de Montes Claros em Minas Gerais, é um dos bares mais tradicionais e frequentados da cidade, com música ao vivo e comidas típicas de boteco. Sua principal característica é o entretenimento, com um local alegre e aconchegante, diante disto, a pandemia trouxe inúmeros prejuízos para o negócio.

REFERÊNCIAS HOOLEY, J. Graham. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Terceira Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. org/10. ijsm. v14i3. ZAVADIL, Paulo Ricardo. Plano de negócios: uma ferramenta de gestão.

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