Estatística e probabilidade

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Estatística

Documento 1

ibge. gov. br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza. php?id_noticia=1525 DG: refazer figura retirada do site: http://www. ibge. Nesta unidade você aprendeu sobre as medidas separatrizes. Com relação a esse tema, identifique as características das separatrizes: quartis, quintis, decis e centis, resumindo suas características em um quadro. Esse tema foi abordado na unidade 17, mas é importante que se faça uma busca na internet para aprofundar o seu conhecimento. Além disso, mostre a relação das três primeiras separatrizes mencionadas com os centis, também chamados de percentis. As separatrizes são números reais que dividem a sequência crescente ou decrescente em subgrupos que contém a mesma quantidade de elementos. Sejam K = cara e C = coroa, no lançamento de 2 moeda, teremos: 2 possibilidades com dois eventos, 22 = 4 soluções distintas.

S1 = {K, K} ; S2 = {K, C} ; S3 = {C, C} e S4 = {C, K} Seja X a variável aleatória: "Número de caras".   Para X(0) = pois de quatro soluções possíveis há 1 solução onde não consta nenhuma cara. Para X(1) = = pois de quatro soluções possíveis há 2 solução onde consta somente uma cara. Para X(2) = pois de quatro soluções possíveis há 1 solução onde se consta 2 caras. Seu tipo de variável usada é quantitativo. Este teste pode ser utilizado em qualquer amostra, se a população de onde foi extraída seguir uma distribuição normal, caso contrário, são necessárias amostras de tamanho grande (maior que 30 elementos). O estimador do teste é o da hipótese nula e a regra de decisão é a média amostral.

Para o teste para a proporção Z, são necessárias a proporção amostral e a proporção populacional. O tipo de variável usada nesse teste é do tipo quantitativa e são necessárias amostras normais ou de tamanho grande (maior que 30 elementos). Nes te c as o c ada l i nha de uma tabela s e refere a uma dis tribuiç ão pa rti cula r e c ada coluna da ta bel a a um deter minado nível de s ig nifi cância. C onfor me a ta bel a o ní vel de sig ni fi câ ncia poderá s er unil a tera l ou bi la tera l. D es ta forma a di ferença ent re o tes te pa ra a médi a de u ma popul aç ão c o m σ co nhec ido e u m c om σ des conhec ido é que é neces s á rio trocar a dis tri b uiçã o nor mal pa drã o pela di s tri b uiçã o “t “ de Student.

Te s te par a a pr oporção O teste para a propo rção popul acional é n ormal me n te base ado na se gui nte suposi ção: te m- se uma pop ul ação e tem - se u ma hi pó te se sob re a p rop orção π d e e le men tos da popul ação que poss ue m uma de termi n ada caracte rísti ca. Esta proporção é supostamente i gual a um de te rmi nado v al or π0.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download