Estagio em educação física ensino fundamental

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é apresentar as atividades realizadas após a aprendizagem dos materiais de estágio do ensino fundamental. Portanto, no relatório, a leitura obrigatória interdisciplinar será proposta como um movimento claro no processo de ensino, na função e na estrutura do projeto político-pedagógico, no papel do professor regente e na sua inter-relação com as equipes pedagógicas e administrativas, além da atuação da equipe docente no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. A abordagem temática transversal contemporânea da Base Nacional Comum Curricular visa desenvolver atividades interativas e dinâmicas aliadas à tecnologia de apoio à educação, de forma a auxiliar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Portanto, após estudar e analisar esses temas, o relatório vai propor soluções para a evasão escolar, propondo estratégias e soluções que ajudem a prevenir esse problema.

Dessa forma, também serão propostos dois planos de aulas, os quais se destinam a ser formulados nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, na aula de educação física da escola, as ações do professor são muito importantes para a criança, pois ela se coloca nesse mundo, visto que ela não é uma pessoa única, e precisa aprender a conviver com outras crianças, dividir e aprender a explicar sua percepção do espaço e outras coisas, e aprender a conviver com ele (D'ÁVILA E SILVA, 2018). Ainda, segundo D'avila e Silva (2018), muito se fala sobre a criança nessa fase, que precisa de um professor de referência, de alguém para olhar e saber quem pode ser voluntário para ela, e sobre a falta de fragmentação de conhecimento para trabalhar.

Porém, um professor especialista não vai contribuir para esta fragmentação de conteúdo, pois entende-se que o trabalho deve ser feito em conjunto, entre um professor de educação física e um professor unidocente. Sendo assim, o professor deve elaborar a Educação Física como uma forma de viver experiências culturais, que permitam aos alunos benefícios do desenvolvimento de seu corpo, sua capacidade motora, estruturando sua psicomotricidade buscando o desenvolvimento da percepção física e cognitiva, ampliando essa experiência para o seu dia-a-dia. Entende-se, portanto, que deve-se permitir ao aluno que ele se reconheça como um indivíduo presente num processo de fundamental importância para a construção de sua identidade, de forma a moldar sua personalidade, explorando e aumentando suas capacidades individuais e habilidades.

Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A Base Nacional Comum Curricular apresenta as diferentes habilidades que os alunos da educação básica precisam demonstrar, garantindo assim um ensino unificado. Isso possibilita a melhoria da qualidade do ensino e se reflete no estímulo à aprendizagem e no compartilhamento de conhecimentos entre os alunos. Para este fim, as escolas precisam revisar e ajustar Projetos Políticos Pedagógicos de acordo com as diretrizes do documento para que possam se comunicar entre si e cobrir as competências e habilidades que os alunos devem adquirir ao concluir cada estágio. Para alinhar o projeto com a Base Nacional Comum Curricular, o Projeto Político Pedagógico da escola deve agora estimular a participação de professores, alunos e famílias no estabelecimento de um projeto colaborativo e democrático, cujo objetivo é focar e atender às necessidades reais e planos escolares.

A revisão do Projeto Político Pedagógico baseia-se principalmente na consideração das principais habilidades e competências que os alunos devem desenvolver. A transversalidade é considerada a forma adequada de ensino das atividades sobre esses temas. A transversalidade só tem sentido na compreensão interdisciplinar do conhecimento, sugestão doutrinária que permite que o conteúdo seja tratado de forma integrada em todas as áreas do conhecimento. Conforme preconizado pelos parâmetros curriculares, a transversalidade está centrada em sua proposta de compromisso com a educação cívica. Qual a importância de se trabalhar com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na escola? A colaboração com os temas contemporâneos transversais baseados na Base Nacional Comum Curricular é essencial porque procuram conjugar o que aprenderam com a realidade atual, de forma a despertar o interesse dos alunos por temas e temas relacionados com o seu desenvolvimento como cidadão.

Seu objetivo principal é capacitar os alunos não apenas para concluir a educação formal que só aceita conteúdos abstratos e descontextualizados, mas também para reconhecer e aprender temas relacionados à sua atuação na sociedade. Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas: No processo interativo de compreensão e solução de problemas dos alunos, além do conhecimento do conteúdo de aprendizagem, eles também podem diagnosticar suas próprias necessidades de aprendizagem. Os alunos trabalharão em colaboração para desenvolver habilidades de análise e síntese de informação e se comprometerão com o processo de aprendizagem individual e coletiva. Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica: Uma proposta que oferece uma visão simplificada do processo de ensino-aprendizagem e que acaba se revelando uma ferramenta corajosa para diagnosticar, refletir e identificar soluções para situações que ocorrem desde a sala de aula até o sistema educacional mais amplo e até mesmo na sociedade.

Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva: O processo de formação continuada se estabelece por meio do pensamento crítico da prática e não do acúmulo de currículo, conhecimento ou tecnologia, devendo a formação propiciar aos professores meios de pensamento autônomo, dinâmico e auto formativo. A aprendizagem em grupo é uma busca colaborativa por conhecimento, onde os alunos se reúnem para compartilhar seus conhecimentos e criar tempo para a aprendizagem informal. A equipe docente é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino e da atividade docente escolar, pois dará suporte pedagógico aos professores para a realização das atividades docentes. A atuação da equipe docente é essencial para ajudar os professores a melhorar o desempenho em sala de aula, conteúdo, métodos, habilidades, organização de classe, análise com base no conhecimento teórico e compreensão da situação de ensino, ou seja, a conexão entre os seguintes aspectos: conhecimento de ensino e trabalho em sala de aula áreas.

Também orienta os professores na resolução de problemas em sala de aula, orienta os professores sobre como traçar estratégias para auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem e ajuda a promover a formação continuada dos professores. O trabalho da equipe pedagógica ligada ao professor só terá sentido se o foco principal for colocado na melhoria da aprendizagem dos alunos, visto que a sua tarefa mais importante é prestar apoio organizacional e pedagógico aos professores. A equipe pedagógica que presta assistência didática e pedagógica aos professores, media na prática docente e valoriza o trabalho que o professor desenvolve em sala de aula. Portanto, o abandono escolar parece ser um grande problema social, cujas consequências levam à exclusão social dos alunos.

As “Diretrizes e Lei Básica da Educação Nacional” (LDB) estabelecem em seu art. º que a educação é responsabilidade da família e do país, e tem por finalidade o desenvolvimento integral dos alunos, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Uma das principais preocupações do poder público é manter os alunos no ambiente escolar e reduzir a evasão, pois apenas garantir o acesso à educação não significa que os alunos frequentem a escola. Muitos educadores trabalham para revelar os motivos que levam os alunos a abandonar o ambiente escolar. Criação da estrutura, como irá funcionar as estratégias para ajudar a evitar a evasão escolar 1° Acompanhar o aluno – Os alunos precisam ser acompanhados diariamente por professores, coordenadores pedagógicos e diretores para melhorar o processo de aprendizagem.

Portanto, além de analisar as fragilidades dos alunos, deve-se também analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, para que a escola possa melhorar a qualidade do ensino, e também possa abrir cursinhos para ajudar os alunos. ° Investir em tecnologia – As ferramentas técnicas podem ajudar todos os alunos a organizar e formular planos de estudo. Além disso, eles também fornecem aplicativos que ajudam os alunos a aprender e desenvolver. Usando um projetor para mostrar filmes, ensinar através vídeos educativos, usar um laboratório de informática para pesquisas e fazer o dever de casa, a plataforma eleva é uma boa ferramenta técnica. Afinal, a partir dessas ações, as escolas podem promover a participação dos alunos e promover o bom relacionamento com os pais dos alunos, evitando assim a evasão escolar.

PLANOS DE AULA Plano de Aula 1 Identificação Disciplina Educação Física e Matemática Série 5º Ano Turma 501 Período Matutino Conteúdo Os alunos aprenderão habilidades físicas e sociais a partir do esporte, experimentando diversos tipos de esportes, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. Objetivos Objetivo geral • Aprender o jogo a partir de elementos que o compõe, socializando-se com os colegas visando à compreensão e aprendizagem de atitudes coletivas. Objetivos específicos • Desenvolver as habilidades físicas; • Desenvolver habilidades sociais; Metodologia A aula será dividida em três atividades: ATIVIDADE 1 – Atividades com bexiga: Cada aluno receberá uma corda e uma bexiga e deverá encher o balão, amarrá-lo a uma linha e, em seguida, prender a linha ao tornozelo.

Divida a classe em 4 grupos. O professor decide quantas vezes cada grupo pode jogar. ATIVIDADE 3 – Futsal de duplas: Peça aos alunos que façam duplas e darem as mãos. Eles participarão de uma partida de futsal e apenas darão as mãos para tocar a bola. Se eles soltarem as mãos, será considerado uma "falta". Na verdade, esta atividade não determinará um gol, mas o professor poderá formar equipes que se enfrentarão com a marcação de um pequeno gol ocupando inicialmente o espaço de meia quadra e, posteriormente, toda a quadra. Em seguida, perguntar se eles conhecem o animal terrestre mais rápido da Terra (Guepardo). O professor deve dizer aos alunos que eles não podem correr tão rápido quanto um Guepardo, mas podem correr como outros animais.

Em seguida, deve mostrar fotos de animais aos alunos. Pergunte se eles acham que os animais correm mais rápido ou mais devagar do que os humanos. Pedir aos alunos que andem pela sala/quadra. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CONSIDERAÇÕES FINAIS Após o estudo sobre o estágio, conclui-se que o estágio é um momento formativo do currículo pedagógico. Se utilizado de forma plena, é um ambiente que mobiliza e elabora diversos saberes e gera muitas experiências. REFERÊNCIAS DIÁRIO ESCOLA. Como evitar a temida Evasão Escolar? Blog Diário Escola. Disponível em: https://diarioescola. com. br/evasao-escolar/. – 57 Centro de Educação Física e Desporto – UFSM. ELEVA. Quais são as principais causas da evasão escolar? Eleva Plataforma de ensino, 09 de julho de 2020.

Disponível em: https://blog. elevaplataforma. Acesso em: 12 de maio de 2021. PORVIR. Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum. PORVIR – Inovações na Educação. Disponível em: https://porvir.

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