ESTABILIDADE DE RESTAURAÇÕES UTILIZANDO PINOS INTRARADICULARES

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

Este trabalho será desenvolvido através de estudo exploratório, por meio de levantamentos bibliográficos realizados até o ano de 2020, nas plataformas digitais Google Scholar, SciELO, PUBMED e EMBASE, de forma em que irão ser levados em consideração os trabalhos que atenderem a temática sugerida com maior clareza, para extração das principais ideias. Com este trabalho espera-se conhecer melhor os tipos de pinos intra-radiculares, bem como a sua recomendação de uso para cada caso clínico, de forma a selecionar os tipos que propiciem uma maior estabilidade e consequente redução de traumas dentários em restaurações endodônticas, atingindo o objetivo proposto. Palavras-chave: radiografia panorâmica, retentores intra-radiculares, fratura da coroa, endodontia, obturação. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. sendo mais suscetíveis a fratura radicular que dentes vitais, o que dificulta a retenção de materiais restauradores, por isso, recomenda-se principalmente em casos onde há perda de partes da estrutura coronal, o uso de pinos intra-radiculares para reter materiais restauradores utilizados na reconstrução da coroa dentária e distribuir a pressão ao longo da raiz (MARCHIONATTI et al.

Os pinos intra-radiculares são extensões da restauração da base na raiz dos dentes tratados endodonticamente comprometidos estruturalmente, fornecendo uma ancoragem para a restauração da base, bem como o suporte, sendo necessário para atingir tais funções mecânicas, possuir uma elevada qualidade do material e uma forma adequada para propiciar uma boa retenção e distribuir as forças exercidas no dente de maneira igual, reduzindo a tensão e evitando fraturas (HARGREAVES e BERMAN, 2015). Inserir pinos e núcleos intra-radiculares é uma prática cada vez mais comum no ramo da odontologia, onde auxilia a restauração na recuperação da função e estética de dentes com elevado grau de destruição, reduzindo o risco de fratura remanescente (FELICIANO et al. Pinos intra-radiculares são utilizados principalmente para proporcionar uma maior retenção e estabilidade na restauração coronária de dentes tratados endodonticamente (AMARAL et al.

sendo indicados principalmente quando há extensa perda de partes de sua estrutura e consequente necessidade de retenção da restauração coronária, quando o acesso radicular fragilizar o dente ou, ainda, quando o dente for submetido à forças de cisalhamento horizontais (GUIOTI et al. GERAL Avaliar qual(is) tipo(s) de pinos intra-radiculares proporcionam maior estabilidade para restaurações endodônticas. ESPECÍFICOS • Realizar uma vasta revisão de literatura sobre pinos intra-radiculares; • Descrever os tipos de pinos mais utilizados na odontologia; • Averiguar quais tipos pinos são mais resistentes; • Conhecer os aspectos clínicos específicos para indicação dos pinos. MATERIAL E MÉTODOS Este trabalho será desenvolvido através de estudo exploratório, por meio de levantamentos bibliográficos realizados até o ano de 2020, nas plataformas digitais Google Scholar (scholar.

google. com), SciELO (www. Em seguida, partes mais importantes dos 7 textos serão selecionadas e, por fim, para a seleção das fontes encontradas, irão ser levados em consideração os trabalhos que atenderem a temática sugerida com maior clareza, para extração das principais ideias. Os textos serão analisados e ordenados de maneira a possibilitar a obtenção de respostas para o objetivo proposto. RESULTADOS ESPERADOS Com este trabalho espera-se conhecer melhor os tipos de pinos intra- radiculares, bem como a sua recomendação de uso para cada caso clínico, de forma a selecionar os tipos que propiciem uma maior estabilidade e consequente redução de traumas dentários em restaurações endodônticas, atingindo o objetivo proposto. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Quadro 1 - Cronograma de execução das etapas de atividades do Projeto de Pesquisa.

ATIVIDADE 2020 Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set x x Delimitação do tema x Definição dos objetivos x Escolha da metodologia x Revisão de literatura x x x x x Elaboração do projeto x x x x x Entrega do projeto de pesquisa x Defesa do projeto de pesquisa x Pesquisa de dados científicos x x Redação da monografia x x Revisão do texto Jan x Entrega da monografia Defesa da monografia Fonte: Gilmara Kesya (2020). n. CAMIM, F. S. MAENOSONO, R. M. p. FELICIANO, J. A. et al. APLICAÇÃO CLÍNICA DE PINO DE FIBRA DE VIDRO: RELATO DE CASO. BERMAN, L. H. Cohen's pathways of the pulp expert consult. Elsevier Health Sciences, 2015. MAGALHÃES, I. Influence of elastic modulus of intraradicular posts on the fracture load of roots restored with full crowns.

Revista de Odontologia da UNESP, v. n. p. MIORANDO, B. n. p. REIS, J. M. D. et al. Effect of the crown, post, and remaining coronal dentin on the biomechanical behavior of endodontically treated maxillary central incisors. Journal of Prosthetic Dentistry, v. n. p.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download