Ensino de língua inglesa através de um aplicativo online

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Letras

Documento 1

Tal recurso é apresentado como uma opção que procura solucionar não só a limitação de recursos didáticos que tem sido encontrada em diversas escolas públicas, o que tem sido resultado de aulas mecanizadas e repetitivas, contribuindo para uma percepção negativa do ensino por parte do estudante, como também visa proporcionar uma experiência mais enriquecedora através de recursos audiovisuais que possibilitam maiores percepções sensoriais pelo estudante, além de também buscar despertar o interesse do jovem do ensino médio pela língua inglesa através da música, que é um meio de expressão que tanto agrada ao jovem. Através dessa proposta, objetiva-se também contribuir significativamente para o aprendizado e fixação do conteúdo, permitindo explorar vocabulário, pronúncia, leitura e escrita.

Este trabalho também visa orientar nos cuidados necessários para se manter o objetivo educacional e propor sugestões de uso da música em sala de aula objetivando-se melhoria na qualidade do aprendizado e buscando despertar maior interesse nos estudantes para o estudo de conteúdos da língua inglesa. Palavras-chave: Aplicativo. Audiovisual. Audio-visual. Internet. Music. Smartphone. Introdução O ensino em sala de aula de uma escola pública mostra-se cada vez mais desafiante. Segundo a pasta, a quantidade de matrículas no ensino médio caiu de 8,7 milhões para 8,3 milhões na última década (2002-2012). O estudo revelou que os jovens não percebem utilidade no conteúdo das aulas. As disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas as mais úteis por, respectivamente, 78,8% e 77,6% dos alunos.

Já geografia, história, biologia e física são consideradas descartáveis para 36% dos entrevistados (CORREIO BRAZILIENSE, 2013, p. Este estudo apenas reforça o quanto o uso da tecnologia é importante para o jovem estudante. Objetivando escolher um meio, a escolha foi realizada pela utilização de música em sala de aula, aliada ao recurso audiovisual, através de uma ferramenta tecnológica por meio do uso de um aplicativo voltado para o ensino que pode contribuir ainda mais para o aprendizado, pois através de uma abordagem educativa bem planejada pelo educador é possível que o estudante exercite as habilidades de listening (ouvindo a música e trabalhando a compreensão oral através de exercícios dados em sala de aula) e speaking - para o caso do estudante cantar a música, permitindo que o educador trabalhe junto ao estudante a pronúncia; e também é possível trabalhar aquisição de novos vocabulários, realizando escolhas de músicas que favoreçam o aprendizado palavras ainda desconhecidas pela turma (FERRAZ; AUDI, 2013).

Além disso, é possível também, com o estudo em sala de aula da letra da música, que o educador desenvolva atividades de “Reading” (leitura) e writing (escrita), além de permitir que o estudante se socialize, e cante em inglês. WOYCIECHOWSKI, sd). As músicas possuem ritmo, favorecendo a memorização, fator muito importante no aprendizado de um idioma (FERRAZ; AUDI, 2013). Foram inseridos alguns gráficos abaixo, referentes a duas pesquisas realizadas por pessoas que redigiram artigos científicos acadêmicos. Sugere-se que antes mesmo que o educador realize a aula com a música, seja realizada uma aula voltada para descobrir quais músicas internacionais na língua inglesa mais agradam os alunos. O educador poderá realizar isso através dividindo a turma em alguns grupos, e sugerindo debates entre eles do que mais os agrada.

Ele pode elaborar, como sugestão, um formulário para que seu preenchimento seja realizado pelos estudantes, visando realizar uma estatística em sala de aula dos gostos dos estudantes. Através deste formulário, o estudante poderá indicar 10 músicas do seu gosto que devem atender a alguns critérios ou sugestões que o professor vier a definir, o que pode também render uma atividade extracurricular (exemplo: o educador pede que os alunos pesquisem músicas em inglês que contenham o uso de 3 ou mais verbos irregulares). Esta aula que antecede a aula com música pode se tornar motivadora, permitindo um debate entre os alunos visando buscar um gosto em comum entre eles, se socializando e realizando troca de ideias, permitindo também, que os estudantes percebam o quanto o estudo da língua inglesa pode se tornar bem interessante através do estudo da música.

Uma sugestão para o sucesso em sala de aula deste trabalho, é traçar bons planos de aulas, com objetivos específicos, como por exemplo: ensino de conditional (condicionais), e planejar com antecedência o uso do aplicativo junto ao smartphone traçando regras para uso em sala de aula que estejam ligadas aos objetivos da aprendizagem, juntamente com o ensino do conteúdo relacionado à seleção de músicas a se trabalhar em sala de aula. Para se trabalhar conditional, por exemplo, o professor poderá, por exemplo, sugerir a seguinte seleção de músicas para estudo, trabalhando atividades relacionadas a elas: para First Conditional: If I Lose Myself (One Republic), If You Don’t Know Me By Now (Simply Red). Para Second Conditional: If I Fell (The Beatles); If I Were a Boy (Beyoncé); Third Conditional: If It Hadn't Been For Love (Adele); I Will Survive (Gloria Gaynor).

Os alunos deverão votar em quais músicas mais gostaram, escolhendo uma música para cada condicional, e o professor, poderá dividir em grupos diferentes, permitindo assim, que cada grupo trabalhe com a música que possuir maior afinidade. Sugere-se a utilização do formulário do anexo I para realização desse levantamento. O educador deverá separar a turma em 4 grupos e explicar as regras de um jogo que deverá ser aplicado para testar seus conhecimentos aprendidos. Cada grupo deverá escolher uma música das que foram sugeridas pelo professor, e nenhum grupo poderá repetir a música do outro, caso haja conflito de interesses, o professor deverá intermediar, e realizar um sorteio entre as músicas. As quatro músicas deverão ser estudadas pelos 4 grupos. O professor orientará cada grupo a praticar o estudo das músicas dentro do programa “Lyrics Training”.

Os dois primeiros grupos irão disputar primeiro quem acerta mais palavras, sendo que todo aluno deverá participar, contando como ponto extra de participação. Portanto, uma aula voltada para a utilização de smartphone utilizando-se a tecnologia audiovisual com o uso de músicas, se bem planejada pelo educador, direcionada ao aprendizado significativo, pode vir a não só obter o objetivo de despertar no jovem do ensino médio o interesse pela disciplina de língua inglesa, como também pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos que envolvam as habilidades read, listen, speak e write. Referências BONATO, D. M. A utilização da música como método de aprendizagem de língua inglesa. Disponível em <http://repositorio. com. br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio.

shtml>. Acesso em: 6 de abr. ESTADÃO. Revista Eletrônica Pró-Docência/UEL, Paraná, v. n. p. jan-jun. GARCIA, P. R. O audiovisual no ensino do inglês: um toque para a motivação. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em ensino de inglês e alemão. Lisboa, Portugal. WOYCIECHOWSKI, ELIO. Música: Uma proposta para o Ensino de Língua Inglesa na Escola Pública. PDE, 2008. ANEXO I – FORMULÁRIO PARA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR ATIVIDADE EXTRACURRICULAR ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DESTE TRABALHO: 1) Ao longo de todo o trabalho, os nomes das músicas não podem se repetir; 2) Em “Músicas escolhidas pelo grupo”, dentro do possível, o grupo deverá entrar em um consenso a respeito das músicas que gostam em comum, sendo que cada participante terá direito a escolher 2 músicas, sendo importante que todos participem; 3) Em “Músicas que devem atender a algum critério” todos também devem participar, os colegas deverão auxiliar uns aos outros nas buscas por músicas que atendam aos critérios solicitados; 4) A avaliação deste trabalho será baseada em verificar a participação de modo geral de todos os integrantes dos grupos e sua boa interação em sala de aula (de forma cooperativa); além de verificar se as músicas que visam atender alguns critérios.

124 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download