Ensino de Geografia: Novas metodologias e a BNCC

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Foi apresentada e discutidas 3 (três) metodologias de ensino em geografia e sua importância para o aprendizado de conceitos geográficos. As três metodologias apresentadas se mostram importante para a apresentação de conteúdos geográficos nos dias atuais. Os mapas conceituais se mostram importante ferramenta para a apresentação geográfica na forma de estruturas gráficas. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se constituem ferramentas na atualidade para o ensino de geografia que juntamente com a utilização de vídeos e filmes podem mudar de forma positiva a experiência que os alunos podem ter com os conteúdos da geografia. Foi visto que a atual BNCC propõem que os conteúdos geográficos sejam abordados do ponto de vista da transversalidade e das especificidades de cada lugar por meio da proposição de problemas que incentivam os alunos a desenvolverem habilidades e competências.

De acordo com Santos et. al. a geografia passou por diferentes modificações ao longo do tempo onde os métodos de ensino tiveram que se adaptar à nova perspectiva atual. Os métodos antigos baseados na memorização e descrição não possibilitava o avanço no processo de ensino e aprendizagem. A partir do surgimento de novas concepções de ensinar geografia origina-se novos métodos que substituem a memorização e que não além da descrição, inserindo o aluno em contexto onde este é parte da construção de reflexões geográficas. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) 3. Utilização de vídeos e filmes De acordo com CAMPELO et. al. os mapas conceituais criam oportunidades para os alunos mostrarem relações significativas entre os conceitos estudados na geografia.

Os mapas conceituais são considerados estruturas gráficas que ajudam o aluno a organizar ideias e conceitos de um determinado assunto de modo esquematizado. A presença do professor, nestes casos, é fundamental para o bom aprendizado. Quanto a isso CASTROGIOVANNI et. al. afirma que a presença real do professor e as possibilidades de se abrir uma discussão real sobre o que está sendo tratado é muito mais rica, fiel e satisfatória do que o simples “despejar” de conteúdos que acontece no âmbito das aulas virtuais. A preocupação de Castrogiovanni é de que conteúdos de Geografia disponibilizados em plataformas virtuais como o YouTube estão repletos de “decorebas” e macetes, que tem como objetivo o ingresso em universidades por meio de vestibular ou em órgãos públicos por meio de concurso.

É a competência um dos principais objetivos a serem alcançados pelos alunos. Para Macedo (2007) apud CASTROGIOVANNI (2016 p. a competência pode ser concebida como: [. uma habilidade de ordem geral, enquanto a habilidade é uma competência de ordem particular, específica. A competência vai se ocupar em manusear diversas habilidades para dar conta da resolução de uma situação problema. Já no ensino médio torna-se importante a abordagem de conteúdos que demonstrem a preocupação com a compreensão das desigualdades sociais e problemas ambientais por meio das experiências vividas dos alunos. É no ensino médio que o conhecimento geográfico deve demonstrar como a relação sociedade e natureza contribuem para a transformação do espaço natural e a consequente formação do espaço geográfico.

Na BNCC a geografia é tratada enquanto parte das chamas ciência humanas (História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso). De acordo com Portela (2018), esta generalização desconsidera as distâncias teóricas, epistêmicas e metodológicas colossais existente entre elas. Isso demonstra quem deverá haver uma relação interdisciplinar também com estas disciplinas. Disponível em basenacionalcomum. mec. br. Acesso em 29/10/2019. CAMPELO, Leandro Fabricio; C. Acesso em:29 out. CALADO, Flaviana Moreira. O Ensino de Geografia e o Uso de Recursos Didáticos e Tecnológicos. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. n. KAERCHER, N. A. COSTELLA, R. Z. Orgs. DIVERSITAS JOURNAL. Santana do Ipanema/AL. vol. n. p.

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