ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO JUNTO AOS POVOS INDÍGENAS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Logística

Documento 1

A pesquisa será feita com base na revisão bibliográfica, consultando livros e artigos científicos na área de administração e logística, publicados nos últimos dez anos, de forma quantitativa descritiva. O tema é relevante devido às demandas corporativas que se apresentam contemporaneamente. Inclusive a logística é uma ferramenta que surgiu na intenção de atender estas demandas. O cliente exige não somente produtos de qualidade, mas também exige entregas com prazos curtos e material intacto, além de baixos custos. As Organizações usam as ferramentas logísticas para identificar a melhor forma de atender a cada cliente de modo personalizado, ou seja, a necessidade de um cliente é diferente da necessidade de outro e sejam quais forem essas necessidades, a tarefa da logística é atendê-las.

A movimentação de produtos ou cargas é uma das responsabilidades da logística, onde estão inseridos o armazenamento e os estoques. Este último é reconhecidamente pontuado como um elemento importante e fundamental entre as atividades logísticas. O armazenamento, embora não tenha tanto destaque, é igualmente relevante para as operações logísticas que buscam eficácia. O aparente simples fato de armazenar um produto pode gerar atrasos. A falta de identificação, por exemplo, ou o difícil acesso ao produto nos estoques já é fator de atraso ou demora nas operações. LOGÍSTICA: CONCEITOS GERAIS E RELEVÂNCIA ORGANIZACIONAL Assim como a maioria dos assuntos inseridos na sociedade contemporânea, a logística também sofreu atualizações e passou por modificações no decorrer do tempo. Embora seja uma estratégia amplamente conhecida e amplamente adotada entre as estratégias corporativas atualmente, conceitos logísticos eram usados desde o início das civilizações.

O autor Campos (2010) comenta que os homens das cavernas, ao tomar decisões sobre em qual local caçar e quais instrumentos, bem como de que formas armazenar a caça para consumo posterior, estavam praticando conceitos logísticos. A diferença é que atualmente a logística se apresenta de forma estruturada. A estrutura logística mais similar à logística aplica contemporaneamente, é a logística usada como estratégia militar. No presente artigo, serão consideradas as movimentações internas como parte do processo logístico e o que está envolvido nestas movimentações. Neste viés, a logística é denominada logística interna. “A logística interna compreende as atividades de movimentação de materiais e fabricação do produto, bem como sua disponibilização na expedição para posterior distribuição ao mercado consumidor”.

CAMPOS, 2010, p. Os tópicos seguintes irão considerar, dentre as movimentações internas logísticas, o armazenamento e o estoque de produtos. A entrada de bens no armazém requer a identificação e a determinação da alocação física, isto é, “do endereçamento dos itens, considerando os recursos necessários para a armazenagem e movimentação posterior para a formação da carga”. VIEIRA, 2009, p. A armazenagem, portanto, realiza movimentações tanto no momento de identificar e endereçar a mercadoria de acordo com suas especificações, até o momento em que acessa tal mercadoria para despacho da carga. A estratégia de armazenagem, para ser eficiente, precisa ser construída com base em ações práticas, coerentes e inteligentes. O volume da carga, por exemplo, precisa ser analisado visando oferecer rapidez e agilidade na movimentação dentro dos armazéns.

O estoque é quanto de um determinado produto se tem guardado”. PAURA, 2012, p. Ou seja, armazém é o espaço físico onde se guardam os estoques de um determinado produto. Isso significa que dentro de um armazém podem existir vários tipos de estoques, vários produtos. Essa afirmativa, por si só, relaciona estoque com movimentação. Em auxílio neste processo, a identificação dos materiais é fundamental. Essa identificação é também denominada endereçamento de material. Para ser eficaz deve seguir o seguinte padrão, conforme alistado por Campos (2010, p. • Identificar o depósito ou galpão com letra ou número; • Identificar o piso com letra ou número; • Identificar as ruas ou avenidas com letra ou número. De acordo com a instalação, escolher uma referência, ou seja, da esquerda para a direita ou vice-versa; • Identificar as estantes com letra ou número, podendo ser da esquerda para a direita ou vice-versa; • Identificar as prateleiras, de baixo para cima, com letra ou número; • Identificar o escaninho (parte da prateleira) da esquerda para a direita com letra ou número.

A armazenagem é uma ferramenta muito importante, que precisa ser revisada constantemente, de acordo com as demandas que se apresentam. Uma destas demandas é a enorme quantidade e variedade de produtos existentes no mercado contemporâneo. Vieira (2009, p. apresenta este cenário informando que a grande “proliferação do número de itens, resultado do lançamento de novos produtos e também da grande variedade de modelos, cores e embalagens, vem tornando a atividade de armazenagem cada vez mais complexa”. Sequencialmente, diante de tal gama de produtos, alguns detalhes precisam ser levados em conta. As operações logísticas estão inclusas entre estas estratégias. As organizações precisam avaliar regularmente seus processos logísticos visando detectar pontos que demandam melhoras. MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa foi realizada com base na revisão bibliográfica, em forma quantitativa descritiva.

Os materiais consultados incluíram artigos em livros e revistas científicas inseridos nas áreas de administração e logística. As plataformas de busca incluíram Google Acadêmico, Google Play (livros eletrônicos), Scielo e sites diversos. As atividades logísticas visam facilitar todos os processos existentes entre a colocação de um pedido e a entrega no cliente final, otimizando tais processos, o que contribui para redução de custos e aumento na competitividade. Comumente a logística é prontamente associada ao transporte. A associação não está errada, porém incompleta. Isso porque o transporte é uma das atividades logísticas, dentre muitas outras. O transporte se caracteriza pela movimentação externa de produtos ou materiais. Essa identificação é também denominada endereçamento de material. Esses dois elementos, armazenagem e estoques, são elementos que se caracterizam como movimentações logísticas, especificamente logística interna.

Devem estar alinhados e harmonizados com os demais processos da cadeia operacional. A análise da movimentação interna deve ser feita regularmente visando pontuar sua eficácia e identificar pontos que demandam melhorias. REFERÊNCIAS BULLER, Luz Selene. VIEIRA, Helio Flavio. Gestão de estoques e operações industriais. Curitiba: IESDE Brasil, 2009, 316p.

88 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download