ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD: ABORDAGEM COLABORATIVA

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Dessa forma, o ensino a distância (EAD), surge para conceder ao aluno a flexibilização de sua liberdade, do espaço e do tempo que disponibilizará para estudar. No entanto, essa modalidade ensino apresenta algumas peculiaridades, dentre elas a falta de contato físico entre aluno e professor, fato que coloca em cheque a eficiência da EAD acerca das relações interpessoais, da construção de valores e dos métodos avaliativos, pois distintivamente da modalidade presencial, o processo avaliativo do ensino a distância exige uma nova toma de atitude, já que a avaliação não terá como no ensino presencial o olhar do professor, sendo que na EAD boa parte desse processo ocorre distante dos olhos do docente, que nem sempre tem contato com aluno, ficando esse processo a cargo de um tutores que promovem encontros presenciais esporádicos com o aluno, sendo esta uma das questões vistas com mais complexidade do ponto de vista pedagógico.

Em se tratando das práticas pedagógicas efetivadas na EAD, estas se caracterizam por práticas de ensino em que os docentes e os discentes não necessitam de se encontrarem em um mesmo espaço e nem ao mesmo tempo, sendo utilizadas tecnologias e ferramentas, programas de computadores, livros digitais, recursos de internet, sendo tais recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem(AVA). Nesse sentido, quando se utiliza a internet como recurso educativo, através de web aulas, vídeos, chats, fóruns, videoconferências e os outros mais variados recursos que esse ambiente oferece, é possível agregar os mais variados tipos de recursos tecnológicos como metodologias de ensino, tendo em vista a potencialização do processo ensino-aprendizagem ao integrar diferentes metodologias e tecnologias no âmbito da aprendizagem, objetivando atender às demandas e possibilidades dos alunos ao mesmo tempo que agrega valor à construção do conhecimento realizado pelo educando e que este possa alcançar os objetivos estabelecidos ao iniciar os estudos.

Sendo assim, todos os instrumentos e metodologias de ensino utilizadas na EAD, possibilitam ao aluno a realizar uma aprendizagem significativa de forma reflexiva, não só no ambiente virtual como também no tempo que dedica aos estudos de forma individual, proporcionando assim uma expansão de interações da aula, ultrapassando os limites da temporalidade e da espacialidade, além do contato face a face, dando suporte às atividades de formação no ambiente digital. Dessa forma Romiszowski (2004, p. destaca que o processo avaliativo utilizado na modalidade presencial se tornar algo distinto na EaD, podendo até a avaliação ser realizada com maior efetividade pelo potencial apresentado pela tecnologia WEB. Dessa forma, é de suma importância que seja considerada que tal efetividade deve ser pautada de uma análise crítica, sendo efetuando um trabalho constante, dimensionando os níveis da aprendizagem interativa proporcionadas pela tecnologia.

Nesse sentido, vale salientar que também na EaD, deve-se considerar o fato de que o aluno é o principal ator na construção da aprendizagem e do conhecimento, devendo ser auxiliado pelo professor, que deve atuar como mediador que sana dúvidas e incentiva o educando a aprofundar seus conhecimento através de forma investigativa e questionadora, devendo tais conhecimentos serem adquiridos no decorrer das aulas. Dessa forma, entende-se que a avaliação deve ser a mesma e que esta não deve ser concebida como uma mera substituta de velhos conceitos e modelos por métodos inovadores, mas sim deve ser um processo subsidiado pela compreensão de um novo contexto, em um ambiente novo com novas alternativas de ensino e que possa atender às novas exigências educacionais, por meio dos recursos tecnológicos.

Avaliação no design instrucional e qualidade da educação a distância: qual a relação? RBAAD/ABED, vol. n. Disponível em:<www. abed. org.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download