ENERGIAS ALTERNATIVAS ENERGIA SOLAR COM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Guarulhos, 28 de outubro de 2019. RESUMO Com o crescimento da população e o aumento da cultura de consumo dos meios naturais no mundo, observa-se a carência de discussão sobre os conceitos de energia elétrica e o emprego em questões renováveis. O presente trabalho tem como intuito avaliar os conceitos de energia fotovoltaica para a sociedade e analisar os possíveis pontos positivos e negativos da energia fotovoltaica, uma vez que são elementos importantes para o tema proposto. At first, it was observed the importance of conceptualizing the photovoltaic solar energy system and later the study was tapering to meet the relevant objectives in this work.

This study concludes by taking a general approach to the subject, showing how important it is to gain a deeper understanding of the photovoltaic system, not only for scholars in the field, but for every reader and society that has been constantly looking for quality of life today. Economy. KEYWORDS: Solar. Photovoltaics. SISTEMA DE TARIFAÇÃO - ENERGIA FOTOVOLTAICA. EQUIPAMENTOS DE APOIO. BENEFÍCIOS PROVENIENTES DA ENERGIA FOTOVOLTAICA. PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA. Pontos Positivos. Sendo assim, identificou-se que é essencial um estudo mais aprofundado quanto aos novos elementos de eletricidade. Assim, surge a seguinte problematização: como a energia fotovoltaica se tornou um canal que beneficiou a sociedade? Logo, o objetivo desta pesquisa é identificar as práticas e métodos de recursos de energia fotovoltaica, bem como o seu essencial plano no cenário econômico e social, tendo como objetivo a abordagem de: Conceituar energia fotovoltaica, Avaliar os benefícios gerados pelo sistema fotovoltaico e Analisar os pontos positivos e negativos da energia solar fotovoltaica.

O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma revisão de Literatura, fazendo-se uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados (livros, sites de banco de dados), sendo o período dos artigos publicados nos últimos 20 anos. As palavras-chave utilizadas na busca foram: solar, energia fotovoltaica, eletricidade e fontes. OBJETIVO GERAL Identificar as práticas e métodos de recursos de energia fotovoltaica, bem como o seu essencial plano no cenário econômico e social. Os parâmetros essenciais à produção de potência pretendida são capazes de serem instaladas de forma acelerada e os sistemas são constantemente utilizados nos meios de telecomunicações. Nos países em evolução as práticas convictas então presentes nos setores isolados ou distantes das redes de disposição de eletricidade, sendo: bombeamento de água, cerca elétrica, refrigeração de alimentos, comunicações e dentre outros elementos provenientes das distribuições de eletricidade.

O descobrimento de matérias de tecnologias novo, bem como a agregação de escalas sólidas de produção será capaz de fazer da alteração fotovoltaica uma das fontes energéticas mais essenciais para o mundo. Machado e Miranda (2015) contribuem dizendo que os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados à rede da distribuidora de energia elétrica ou funcionarem de forma independente em sistemas isolados, sendo o seu maior uso nas regiões remotas, embarcações dentre outros aspectos. Sendo assim, o esquema de como funcionam os dois tipos de sistemas fotovoltaicos serão observados na figura 1 e 2: Figura 1 – Sistema fotovoltaico conectado à rede. Todas as atividades de produção de energia elétrica com intuito comercial solicitam a autorização antecipada dos órgãos reguladores, iniciando-se pela inscrição na Empresa de Pesquisas Energéticas, responsável por regular os leilões de energia, bem como conceder instruções para os negócios de produção elétrica.

CLASSES DE CÉLULAS FOTOVOLTAICA O Portal Solar (2011) indica cinco classes de células fotovoltaica que são: • Células de silício cristalino: São partes de barras de silício cristalino quimicamente tratadas para desenvolverem energia elétrica mediante a decorrência fotovoltaica, sendo o silício de grau solar um material fundamental usado na produção das barras. • Células Monocristalino: É denominada a célula mais eficaz, tendo um molde circular. No entanto, essas células são cortadas para dispor de um sucinto formato octogonal, bem próximo do formato quadrado, sendo usadas em painéis de pequenos diamantes brancos, conforme representado na figura 3. Figura 3 – Painel fotovoltaico com células de silício monocristalino. com (2019) • Célula de Heterojunção: É uma tecnologia que agrega camadas de silício amorfo e wafers de silício monocristalino capaz de desenvolver células com potencial 20% maior, A figura 6 mostra o painel de característica de Heterojunção.

Figura 6 - Célula fotovoltaica de heterojunção Fonte: ofweek. com (2019) 2. SISTEMAS FOTOVOLTAICOS – CONECTADOS OU AUTÔNOMOS Na rede elétrica os sistemas fotovoltaicos possuem duas características, sendo conectados ou autônomos. Os sistemas fotovoltaicos conectados são usados por painel solar, sendo apropriado para mini e micro usinas de distribuição. faz menção sobre a composição comum do sistema fotovoltaico autônomo, sendo: módulos fotovoltaicos, banco de bateria, controlador de carga e inversor de corrente (autônomo). O primeiro aspecto é um agrupamento de placas solares que tem a responsabilidade por captar a radiação e conversão em energia elétrica. Já o banco de baterias armazena a energia elétrica convertida e o seu funcionalismo é constante, principalmente no período noturno. O terceiro módulo do sistema é um mecanismo eletrônico que é responsável por gerenciar o banco de baterias e, em determinadas situações, gerencia a energia usada pelos aparelhos que consomem energia elétrica.

Quanto ao inversor de corrente (autônomo), este aspecto transforma a corrente contínua produzida pelas placas solares acumuladas pelo banco de bateria em corrente intermitente, proporcionando a utilização da eletricidade em equipamentos produzidos para executar na rede elétrica. Por essa razão, o sistema fotovoltaico passa a ser parte da estética do edifício. É possível brincar com a transparência e cor dos painéis solares. Quando integrado a fachadas ventiladas, claraboias ou janelas semi-transparentes, o BIPV pode contribuir para manter certa temperatura dentro do edifício, economizando assim energia com ar-condicionado ou aquecimento. Painéis tradicionais também podem ser utilizados nessa integração. Não é preciso recorrer apenas aos filmes finos ou outras tecnologias mais caras. Figura 9 – Painéis solares integrados à construção - BIPV Fonte: portalsolar.

com. br (2011) 2. SISTEMA DE TARIFAÇÃO – ENERGIA FOTOVOLTAICA Neste aspecto é possível contabilizar o quanto de energia está sendo produzida por um sistema fotovoltaico. Sendo assim, de acordo com o valor da energia é possível ter conhecimento da proporção da economia mensalmente. Tarifa de consumo: A diferença entre o que foi consumido da rede e o que foi enviado é tarifado pelo preço comum de eletricidade, mesmo valor que pagam aqueles que não possuem um sistema de energia solar fotovoltaica. EQUIPAMENTOS DE APOIO Para que a energia fotovoltaica funcione é essencial que seja inserido equipamentos de apoio junto com os módulos. É no processo de distribuição da energia elétrica produzida que os componentes operarão, sendo distinguidos dependendo do sistema composto, podendo ser on grid ou off grid.

Entende-se de muita relevância o conhecimento desses equipamentos. Sendo assim, será pautado 3 elementos que auxiliam para o funcionamento do sistema solar fotovoltaico. PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA A evolução da tecnologia no mundo tem ocorrido de forma constante e voraz, sendo acrescentadas várias tecnologias de reaproveitamento de energia, sendo uma delas a energia solar fotovoltaica (PORTAL SOLAR, 2017, p. Sendo assim, de forma sucinta será apresentado os principais pontos positivos e negativos na utilização da energia solar fotovoltaica. Pontos Positivos Compreende-se que os sistemas fotovoltaicos são produtores de eletricidade que usam a energia solar como combustível, fazendo com que a tecnologia desse sistema seja segura, considerando a farta disposição solar na maioria dos locais do mundo. Pode-se dizer que é uma vantagem do sistema fotovoltaico ser autossuficiente e renovável, sendo esse aspecto considerado um grande concorrente quando assemelhado às outras fontes de energia hidrelétrica, tais como: gás e carvão.

Esse sistema também torna-se vantajoso, pois não concede ruídos e nem traz poluição. • Geração intermitente e dependência da concessionária: Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede, ao contrário do que muitos pensam, não te torna independente da concessionária. Primeiramente, a geração fica comprometida em dias nublados e é totalmente interrompida durante a noite, voltando na parte da manhã (veja a foto abaixo da curva de geração diária de um inversor Fronius – é possivel notar o início da geração, a variação ao longo do dia o fim da geração com a chegada da noite). Como nos sistemas conectados à rede não há dispositivo para armazenamento da energia (baterias), quando não há consumo instantâneo da energia gerada, a mesma é injetada na rede na forma de créditos de energia.

Ou seja, o cliente ainda depende da concessionária e de sua estrutura de distribuição. Porém com um sistema fotovoltaico, é possível reduzir a conta de energia em aproximadamente 92% (nunca será 100% pois sempre será cobrado o custo de disponibilidade). Dando segurança aos dados encontrados possibilitando a análise mais precisa, buscando conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. A fonte de coleta de dados foi utilizar para a coletas de dados a fonte segundaria, embora tenha também a fonte primaria. Para este trabalho utilizado as fontes segundarias. As fontes secundárias fornecerão apoio para a comparação de abordagens dessa pesquisa, uma vez que dessas fontes são originadas e subsidiadas pelas primárias que fundamentarão as conclusões e servirão de base para análise das mesmas.

Segundo Ferrão (2013) mostra que são considerados documentos: os livros, revistas, jornais, Internet, anuários, estatísticos, monografias, mapas, documentos audiovisuais, entre outras fontes, que contém informações fundamentais sobre a proposta do trabalho. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. Ed. São Paulo: Atlas, 2013. BEN, 2015. Relatório Síntese. Abens – Associação Brasileira de Energia Solar. Fortaleza, 26 abr. f. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Histórico. B. Usina Fotovoltaica no Brasil: potencial de crescimento. Disponível online em: https://maisengenharia. altoqi. com. br/energia-solar-fotovoltaica-vantagens-e-desvantagens/#top> Acesso em out 25. ofweek. com/news/EcoSolifer-aims-for-mass-HJT- solar-production-with-29-5mcell-line-33054> Acesso em out 18. bluesol. com. LIMA, Bruno G; HACK, Raysa R; AVENCA, Rebeca. B. Comparação dos níveis de Irradiação apresentados por Diferentes Fontes de Dados no Estado do Paraná e Determinação do Potencial de Geração de Energia Elétrica por Fonte Fotovoltaica em Curitiba.

Curitiba: UTFPR – DIBIB, 2015. MACHADO, C. com. br/blog/energia-solar-bipv/> Acesso em out 25. NATOMI, Thais. A. H, UDAETA, Miguel. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: Cepel-Cresesb, 2014. Portal Solar. Tipos de Células Fotovoltaicas. – https://www. ROSA, Rodrigo. S. Sistema Fotovoltaico Autônomo - SFA / OFF-GRID. csrenergiasolar. com. s. l. Editora Interciência, 2003.

186 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download