EMPRESA MAXMIX COMÉRCIO ELETRÔNICO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Cidade 2019 RESUMO O crescimento e o equilíbrio econômico estão no planejamento das empresas empreendedoras que na atual situação econômica, conseguem manter a organização efetiva no mercado. Os canais de distribuição permitem as ações que abrangem os investimentos, o controle de estoque, os prazos, a produtividade, entre outras atividades que definem cada procedimento programando o uso de matérias-primas, mão-de-obra, consolidando todas as atividades. As estratégias para expansão da produção e para a oferta de produtos de qualidade são essenciais para o controle da área financeira, e a avaliação do capital de giro possibilita a melhoria dos resultados. Os métodos de planejamento e controle ajudam nas atribuições e facilitam a organização das empresas, e estão sendo cada vez mais utilizados no gerenciamento das obrigações que definem os bons resultados e garante o sucesso.

O presente trabalho tem como intuito apresentar o estudo de caso de uma empresa fictícia que introduziu novos serviços para agregar valor para o cliente final. Desenvolvimento Sustentável. Ambev S. A 18 2. Braskem S. A. A internet tem evoluído de forma muito rápida e com ela a sociedade procura se adaptar para acompanhar as tendências e realidades que se apresentam. A diferenciação por meio do comércio eletrônico possibilita a diminuição dos custos e oferece benefícios aos clientes, tais como: menores preços, variedades de produtos e maior conforto para realizar as compras. O custo de produção em alta faz com que a empresa reduza a fabricação, pois o preço elevado e diminui o consumo. A estrutura de mercado da empresa MaxMix, proposta para esta pesquisa, está organizada diretamente com o tipo de produto que comercializa.

Os estudos com embasamento teórico do Capital de Giro e Controle de Resultados demonstram quais são os recursos que a empresa tem para pagar e continuar mantendo seus gastos funcionais no cotidiano, o resultado cálculo do capital de giro certifica o saldo ativo em caixa e as obrigações a serem cumpridas, ou seja, suas obrigações financeiras a serem quitadas. As tendências e a aplicação dos produtos e serviços estão diretamente relacionadas com a demanda e a oferta, o que permite que a produção seja realizada dentro de um determinado período, com estratégias de vendas de acordo com as diversas especificidades. São diversos os aspectos que controlam a organização, tanto positivamente quanto negativamente. A empresa deve analisar todos os fatores que envolvem os processos que se adaptam a cada etapa, portanto com o acompanhamento é possível realizar ajustes para constatar riscos em determinadas circunstâncias.

As empresas descobriram no e-commerce diversos métodos para adquirirem as vantagens competitivas e as possibilidades de demonstrarem e venderem seus produtos de modo diferente do que estavam habituados. O mundo digital adaptado aos valores culturais da empresa permite a identificação das variáveis e a elaboração de ferramentas para conquistar o público-alvo. p. No e-commerce conhecido como comércio eletrônico, as negociações são realizadas exclusivamente pela internet favorecendo as empresas na administração de seus negócios. O e-commerce é utilizado para comercializar produtos ou serviços online, de forma instantânea e de fácil acesso para os usuários em qualquer parte do mundo, por se tratar de comércio à distância. Segundo Fagundes (2009): “O comércio eletrônico através da internet é o ramo de atividade econômica que mais cresce no mundo.

As jovens empresas que ingressam no comércio on-line têm atraído o maior número de investidores do mercado de ações, aumentando o valor de mercado de forma alucinante”. A distribuição é vista como a consequência da venda, pois é o processo de responsabilidade que garante a entrega do o produto ao consumidor final. A empresa pode fechar parcerias com intermediários para certificar a qualidade das entregas. As ações de distribuição física dos produtos e os canais de distribuição da MAXMIX precisam ser definidos de acordo com as suas necessidades. A determinação dos canais de distribuição dos produtos da MAXMIX é essencial para o bom funcionamento da empresa, onde devem ser adotadas as estratégias de marketing, para que o produto seja entregue dentro do prazo.

Para Novaes (2001), “a distribuição física de produtos na realidade é definida a partir da escolha dos canais de distribuição referentes a determinado produto”. A MaxMix pode adaptar os procedimentos de despacho e entrega de produtos através dos centros de distribuição que são responsáveis pela armazenagem e movimentação dos bens entre os locais de origem e consumo e outras atividades que agregam valor ao produto. Os estudos com embasamento teórico demonstram que centro de distribuição é uma referência de depósito idealizado para ampliar a velocidade de circulação de bens e permitir a execução das atividades como consolidação e desconsolidação (distribuição) da carga. As três funções básicas dos centros de distribuição são a movimentação, armazenagem e a transferência de informação.

A determinação correta da quantidade e localização dos Centros de Distribuição envolvidos evita desperdícios e custos desnecessários, o que justifica a procura das empresas por esses métodos. A Localização dos Centros de Distribuição é fundamental para o sucesso do empreendimento. A logística define as questões de competitividade da empresa MaxMix, pois abrange os prazos, rapidez, objetividade e qualidade nos serviços, passando desse modo para seus clientes a confiança e segurança. Os processos devem ser controlados em todos esses aspectos assegurando o desenvolvimento e diminuindo os custos logísticos da empresa. O processo logístico é o planejamento, execução e controle dos materiais que envolvem a produção e os produtos desde os fornecedores aos clientes finais. Os programas de software de controle em operação ajudam a planejar e a executar as tarefas.

Os sistemas de planejamento podem contribuir para a empresa MaxMix na organização dos produtos específicos estabelecendo os níveis de estoque para os materiais, determinando o armazenamento dos produtos acabados e identificando os meios de transporte para a entrega das mercadorias. A empresa MaxMix necessita das informações precisas, para não tornar os processos sobrecarregados com estoques excessivos, planos de produção inexatos e prazos descumpridos. A incapacidade de transportar produtos de maneira eficiente ao longo da cadeia de suprimentos aumenta os custos e, ao mesmo tempo prejudica o atendimento ao cliente. Desse modo, a empresa MaxMix estabelece os vínculos eletrônicos com os consumidores e pode terceirizar seu trabalho para outras empresas. Todo esse processo só é possível e viável por meio das ferramentas computacionais as quais estabelecem este vinculo de informações, dentre elas a internet, intranet e extranets, cada uma com suas peculiaridades específicas.

A empresa pode adquirir resultados positivos com os sistemas de informação e se manter no mercado se adequando as novas tecnologias computacionais, pois os resultados da utilização de processos informatizados são incomparáveis aos métodos tradicionais de controle, processamento e disseminação, tanto de produtos, serviços como informações. Conforme a demonstração de Resultados do 2º Trimestre de 2019, os resultados tem sido favoráveis, o Marketplace cresceu 289%, representando 24% do e-commerce total. O e-commerce cresceu 56%, atingindo R$2,4 bilhões e 41% das vendas totais. As vendas nas lojas físicas evoluíram 9% no total e as vendas totais aumentaram 24%, alcançando R$5,7 bilhões. O EBITDA pró-forma foi de R$304 milhões, margem de 7,2% e o Lucro líquido pró-forma atingiu R$108 milhões, margem de 2,6%.

A posição de caixa líquido foi de R$0,8 bilhão em junho de 2019. De acordo com Assaf (2010, p. “Uma boa gestão do capital de giro envolve imprimir alta rotação (giro) ao circulante, tornando mais dinâmico seu fluxo de operações. Este incremento de atividade no capital de giro proporciona, de forma favorável à empresa, menor necessidade de imobilização de capital no ativo circulante e consequente ao aumento da rentabilidade”. ASSAF, 2010, p. De acordo com a Divulgação de Resultados do 2º Trimestre de 2019, a forte geração de caixa operacional e retorno sobre o capital investido do Magazine Luiza proporcionou um fluxo de caixa das operações, ajustado pelos recebíveis, que atingiu R$0,7 bilhão nos últimos 12 meses em função dos resultados positivos e da gestão do capital de giro.

O Capital de Terceiros é relativo com o passivo, ou seja, com as obrigações da empresa com terceiros e retrata os investimentos feitos com recursos de terceiros, tais como: empréstimos, financiamentos, entre outros. Por meio de empréstimos, a empresa consegue complementar o capital de giro ou investimentos. O cálculo do Capital Próprio é obtido por meio do Patrimônio Líquido dividido por Passivo Total. Foi realizado o cálculo do Capital Próprio de junho de 2019 do Magazine Luiza. Capital Próprio = Patrimônio Líquido / Passivo Total Jun. A carteira do Cartão Luiza cresceu 45,7% para R$9,3 bilhões, enquanto a carteira de CDC ficou praticamente estável em R$194 milhões, seguindo a estratégia da Luizacred de foco no Cartão Luiza. No segundo Trimestre de 2019, os investimentos somaram R$124,4 milhões, incluindo a abertura de lojas, reformas, investimentos em tecnologia e logística.

No período, a Companhia inaugurou 27 lojas. Vale destacar que, nesse trimestre, a Companhia iniciou investimentos para a abertura de mais de 50 novas lojas com inauguração prevista para o terceiro Trimestre de 2019, com destaque para a entrada nos Estados do Pará e Mato Grosso. O grau de alavancagem operacional (GAO) é a estratégia de aproveitar as diversas ferramentas financeiras ou capitais de terceiros para elevar a competência das aplicações. Em linha com a fase estratégica de foco no cliente, os investimentos adicionais em melhoria no nível de serviço e aquisição de novos clientes influenciaram o EBITDA no trimestre. Dessa forma, a Companhia apresentou lucro líquido pró-forma de R$108,5 milhões. Considerando o resultado da Luizacred de acordo com as práticas contábeis do BC, o lucro do Magalu teria sido de R$130,0 milhões no segundo trimestre de 2019.

Desenvolvimento Sustentável. A empresa MaxMix realizou um projeto de logística reversa com fornecedores, e está adaptando as ações para o desenvolvimento sustentável. A legislação aplicável relacionada às questões de sustentabilidade para a MaxMix, podem ser identificadas por meio de normas federais, estaduais e municipais, de acordo com o contexto organizacional. A legislação aplicável relacionada às questões de sustentabilidade para a MaxMix, podem ser identificadas por meio de normas federais, estaduais e municipais, de acordo com o contexto organizacional. As regras devem constar da Política da empresa e propósitos das leis ambientais precisam ser cumpridos nas divergentes modalidades de incentivo fiscal. Devem ser analisados os fatores de responsabilidade ambiental, tais como localização, os impactos sociais e as evidências.

Foram realizadas as análises das empresas do setor da indústria no Brasil comparando as atividades relacionadas à sustentabilidade. Essa iniciativa reúne companhias que, em parceria com a comunidade internacional, estão dispostas a trabalhar juntas para gerenciar negócios de forma sustentável. Aplicam os valores internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção para alcançar um mundo mais inclusivo e igualitário. A Política de Patrocínio de Projetos com Incentivo Fiscal prevê os patrocínios a projetos incentivados e voltados para o aumento da segurança hídrica no Brasil, diminuição de resíduos gerados para promover o consumo inteligente e buscar o desenvolvimento da sociedade. A empresa aposta na força e na efetividade de unir pessoas por um mundo melhor e buscam parceiros com objetivos em comum para compartilhar esse grande sonho diante dos desafios enfrentados por todos.

Braskem S. Como membro da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, a Companhia teve contribuição ativa na construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entende-se com os fatores e as informações contidas nos Relatórios de Sustentabilidade, que as empresas estudadas conseguem discernir os conceitos de Responsabilidade Social aplicados pelas organizações. O compromisso de cada empresa tem como objetivo o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida tanto dos colaboradores e quanto das comunidades onde atuam. O planejamento elaborado para a implantação das ações sustentáveis visa às questões que influenciam o desempenho da empresa. A empresa necessita também estabelecer parcerias para favorecer a população observando os princípios básicos de qualidade de vida, como: desenvolvimento, consumo de água, e produção de resíduo sólidos.

Conclui-se que a utilização de sistemas, ferramentas e de tecnologia para o desenvolvimento contínuo tem sido referência nos processos produtivos, pois reúnem os conhecimentos, habilidades e técnicas, que são considerados essenciais para o sucesso da empresa MaxMix, que investindo em soluções eficientes e eficazes e por meio da inovação conseguirá atingir a rentabilidade, produtividade e responsabilidade. Após análise dos dados da empresa Magazine Luiza e sua relação com os seus produtos, segmento de atuação e informações de vendas, consegue-se avaliar e identificar todas as vantagens que a organização têm conquistado com o planejamento para o capital de giro e perceber-se a influência que exerce sobre o modelo de gestão financeira. Conseguir driblar a concorrência e se manter estruturada no mercado exigem esforços por parte da empresa, que busca constantemente estratégias para as dificuldades envolvidas.

Entende-se que os recursos tecnológicos são essenciais para o desenvolvimento. As ações e os investimentos possibilitam que os produtos ou serviços sejam fabricados com menor preço e com prazo justo, portanto a empresa ganha com a redução dos custos e renovação dos estoques, sendo mais competente, ajustando o relacionamento tanto com os clientes interessados quanto com os que compram por necessidades. G. Curso de Administração Financeira. ed. São Paulo: Atlas, 2011. BORGES C. Dez. BOWERSOX, Donald J. CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001. Empresa Ambev S. A. ambev. com. br/sustentabilidade/. com. br/ListResultados/Central-de-Resultados?=0WX0bwP76pYcZvx+vXUnvg==. Acesso em 22 de setembro de 2019. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação.

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