EMPRESA MAHLE METAL LEVE

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Seus principais clientes são as montadoras Chevrolet, Fiat, Volvo, Renaut, entre outras. Utilizamos os dados embasados nas informações fornecidas, utilizando como modelo de estudo em particular a unidade de São Bernardo do Campo no ABC paulista. A realização do projeto integrado multidisciplinar, PIM I, consistiu em realizar uma pesquisa de campo nesta instituição com o intuito de avaliarmos a teoria sobre as práticas empresariais, especificamente nas áreas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. Com este estudo pretendemos ampliar a nossa visão acadêmica e vivenciar de uma forma prática as disciplinas estudas em sala sendo utilizadas para proporcionar gestores as melhores oportunidades de gerenciamento e de administração empresarial. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO As transformações sócio econômicas ocorridas nas últimas décadas têm afetado diretamente a forma comportamental das empresas no mundo dos negócios.

Utilizamos como base de estudos a unidade de São Bernardo do Campo na grande São Paulo que conta com 3300 funcionários. A empresa tem como missão “oferecer soluções inovadoras de mobilidade, que respondam por ar limpo, eficiência de combustível, redução de emissões e prazer ao dirigir”. A organização expressa sua visão por meio da operação estratégica do seu centro tecnológico e que engloba o desenvolvimento de inovações tecnológicas como um diferencial do fator de competitividade; a capacidade da organização oferecer soluções para desafios tecnológicos e a definição de um processo de inovação focalizado para as necessidades imediatas do mercado. Seus valores são: inovação, qualidade, orientação para o cliente, eficiência, meio ambiente, conhecimento, comunicação, compromisso, mudança, crescimento, princípio democrático, transparência, independência, responsabilidade, integridade e perspectiva.

De acordo com a pesquisa realizada, é possível perceber que a organização se apoia na Teoria Comportamental ou Behaviorista, que consiste numa gestão administrativa com foco em pessoas. A comunicação externa da organização também é bem realizada e definida, pois, sabe-se a sua importância para o processo de captação e fidelização do cliente. Assim, a comunicação externa da organização se dá por meio de e-mails, comerciais de TV, boletins digitais para seus consumidores e pela Web corporativa, que consiste numa plataforma de produtos e serviços ofertados pela organização com o máximo de transparência e informações possíveis para novos clientes em potencial. A comunicação interpessoal no que diz respeito ao trabalho em equipe é muito boa. A empresa trabalha com gestores de linhas de produção aptos para solucionar conflitos internos, a fim de evitar um ambiente de trabalho desagradável e sem qualidade.

A comunicação é realizada de forma eficiente, a fim de evitar duplas interpretações que podem dar margem para desentendimentos entre a equipe. Ainda como maneira de comunicação empresarial percebeu-se a importância de uma central de relacionamentos e de qualidade em pós-venda para o processo de satisfação do cliente. Verificamos que a empresa utiliza em sua rotina sistemas e ferramentas de técnicas de informática com o objetivo de facilitar e organizar as informações para um melhor gerenciamento e tomada de decisão. Portanto, concluímos que para o sucesso organizacional de uma empresa é necessário o conhecimento aliado à prática das ferramentas administrativas apresentadas. REFERÊNCIAS CALDAS, P. T. São Paulo: Atlas, 1999 MELO, F. A. O. SANTOS, A. R. Boselie, J. P. HRM and performance: what's next? de DigitalCommons@ILR: http://digitalcommons.

ilr. cornell.

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