Empreendedorismo, Ética Política e Sociedade, Homem e Cultura e Saúde Coletiva

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Desafio 2 Ética, Política e Sociedade. Desafio 3 Homem, Cultura e Sociedade. Desafio 4 Saúde Coletiva. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. Fundado em 2005, o Instituto de Consultoria e Gestão AFLE é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é promover o atendimento humanizado e de alta qualidade e eficiência na assistência à Saúde. Através desse desiderato, a instituição procurará atender de forma eficiente e planejada toda e qualquer execução de ações práticas que visam o desenvolvimento da instituição. Possuímos em nosso quadro de consultores diversos profissionais de saúde capacitados e especializados em gestão e consultoria. O Instituto AFLE atua em diversos programas sociais e no desenvolvimento da gestão de hospitais, promovendo também fóruns e seminários de interesse social.

O objetivo deste projeto é realizar prestação de serviços especializados de consultoria e gestão hospitalar. Já na parte de serviço do Setor de Ressonância Magnética, que é uns dos serviços importantes dentro do Hospital, pretendemos vincular a ele a disponibilidade para atendimento de pacientes do SUS, atendendo de forma humanizada e precisa a população necessitada. No setor de Fonoaudiologia atenderemos os usuários de alta complexidade com um aumento de até 13% no total de atendimentos realizados. No setor de Fisioterapia ampliaremos o atendimento para 24 horas ininterruptas nas UTI pediátrica e adulta, melhorando o quadro de atendimento na pediatria. Teremos ainda a implantação do Prontuário Eletrônico, sendo uma ferramenta desenvolvida com a participação efetiva de todos os setores, possibilitando atender as necessidades do corpo clínico.

Trabalharemos em prol da qualidade e na quantidade de atendimentos gerenciados pela Psicologia durante os atendimentos ambulatoriais e com os pacientes internados. Considerado um dos maiores e mais complexos sistema de saúde pública do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde) abrange desde o atendimento mais simples até o mais complexo garantindo de forma universal e gratuita o acesso para toda a população do país. Graças a esse acesso o brasileiro passou a ter direito aos cuidados assistenciais, a atenção integral à saúde e a promoção da saúde, desde a gestação até o final da vida, focando sempre na qualidade de vida do paciente. Para oferecer serviços de qualidade, os países costumam investir em três parâmetros fundamentais: uma rede totalmente integrada de atendimento familiar e comunitário, uma gestão rígida de contratos com prestadores/fornecedores de serviço e uma base de dados altamente eficiente e eficaz para o atendimento geral do hospital.

Entre as principais iniciativas citadas é a rede de informações universal, ela é essencial para um ambiente hospitalar. Essa rede apresentará de forma clara todas as informações necessárias dos pacientes e é, através dela, que os profissionais irão utilizá-la para prevenir e criar melhores condições e protocolos específicos para o tratamento de cada paciente que se encontra no hospital. Desafio 3 – Homem, Cultura e Sociedade Privatização x estatização dos serviços públicos. A saúde para muitos é como um paradigma onde a sociedade cria perspectiva na qual a diferenciação socioeconômica entre os seres humanos está diretamente associada aos valores humanos. Nesse sentido, cria-se um ambiente proeminente à desigualdade socioeconômica resultante dessa diferenciação. As melhorias socioeconômicas são consequências de melhores condições financeiras e de acesso de qualidade no setor da saúde.

Estas duas vertentes explicativas, fornecem explanações plausíveis sobre as condições de saúde no âmbito de atendimento gerados nos serviços públicos e privado. Cerca de 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do atendimento pelo SUS, sem contar com as campanhas educativas e preventivas, o controle de doenças e epidemias, ações de vigilância sanitária e medicamentos. Outrossim, as empresas de serviços que vendem o uso de serviços se concentram basicamente em controlar o uso de serviços prestados, no lugar de melhorar os resultados para o paciente. Nesse sentindo, os planos de saúde cuja sua única função é assegurar descontos e atendimentos de excelência estão unicamente reforçando a mentalidade de custo, e não de valor total de benefícios esperados por determinado produto ou serviço prestado.

É importante ressaltar que a qualidade dos serviços prestados seja ele público ou privado envolve todos os recursos de administração, exigindo uma visão sistêmica para integrar as ações de informações onde todos os envolvidos devem participar. Consideramos ainda que, os serviços privados precisam eventualmente compartilhar algumas ações e projetos desenvolvidos entre os setores públicos, exigindo dos gestores em saúde do hospital domínio e conhecimento amplo do seu funcionamento e dos seus objetivos. As equipes multidisciplinares desempenham um papel de grande importância na vida dos pacientes e de seus familiares durante o período de tratamento e internação. Fica totalmente subentendido que os espaços de conversações, seja ele por meio da arte, da fala e da escuta atenciosa e contínua desses profissionais, possibilitam uma relação horizontal de sujeito para sujeito, permeados por cooperação, confiança e responsabilidade.

A disponibilidade de acesso a esses conjuntos de ações tem contribuindo de forma direta no processo de produção de sujeitos-cidadãos preparados para enfrentar os seus problemas de saúde (BRASIL, 2010; BITTAR, 2002). Para o processo de mudança, também é suscitado o desenvolvimento de uma abordagem mais sistemática que reoriente os valores dessas instituições. A abordagem sistemática deve ser direcionada perante as necessidades do indivíduo e da comunidade atendida. Os problemas de saúde passam a ser analisados seguindo o modelo de forma integrada, por setores que têm trabalhado de maneira dicotomizada. Em termos de doença, consideram-se os problemas sociais, os riscos ambientais, epidemiológicos, sanitários e os desdobramentos. Leva-se em conta sobre a saúde os múltiplos fatores envolvidos nas gêneses, na perpetuação dos problemas e no desenvolvimento propriamente dito.

Todos os setores inseridos propõem ao o indivíduo e a comunidade como sendo os principais sujeitos do processo (CAMPOS, 2003; BRASIL, 2010; FRANCO, 2017). A vigilância em saúde trabalha com o princípio de territorialidade tendo como principal premissa a imersão total no contexto territorial. Pretendemos implantar um novo recurso para atender as necessidades do Hospital Victor Hugo, algumas delas são: Contratações de profissionais aptos a desenvolver trabalhos obedecendo ao Termo de Ajuste de Conduta preconizado pelo Ministério do Trabalho; Trabalhar com aplicações de prova objetiva e testes psicológicos aos profissionais que ingressarem no Hospital Victor Hugo; Desenvolver e implementar processos de avaliação de desempenho para os colaboradores; Suporte aos setores que se refere a ajustes de escalas; Capacitações dos profissionais do Hospital e de todos os servidores que têm interesse, através de cursos gratuitos a distância.

BIOENGENHARIA Pretendemos desenvolver várias ações com a finalidade de melhorar a gestão de equipamentos e da infraestrutura do Hospital, merecem destaques: Recadastramento de todos os equipamentos do Hospital; Treinamento da equipe de técnicos para manutenção de equipamentos; Confecção de Procedimentos Operacionais Padrão para a realização de manutenções preventivas; Definição de metas para as equipes técnicas; Atividades de calibração e avaliação de equipamentos médico-hospitalares; Melhorias das instalações elétricas de vários setores do Hospital; Implantação do Serviço de man utenção preventiva do parque de máquinas e gestão de impressoras; Elaboração e execução do Plano Diretor de Equipamentos; Instalação da RM, do aparelho de hemodinâmica, dos equipamentos de pneumologia (espirômetro, pletismógrafo e outros); Instalação e melhorias no sistema de climatização (Centro Cirúrgico; Ressonância Magnética; Laboratório de Patologia; Central de água gelada com troca das bombas, torres de resfriamento, quadros de comando e controle; câmaras frias da Cozinha Hospitalar; Banco de Olhos; Berçário; Centro Obstétrico; Agência Transfusional; UTI de Adultos).

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Elaborar os modelos de relatórios do sistema A implantação de Tecnologia da Informação é um dos projetos a ser estabelecidos no âmbito do Hospital Victor Hugo. Queremos implantar e disponibilizar 19 projetos. Entre eles estão: Folha de pagamento; Folha de ticket alimentação; Consulta escala Web; Novo sistema de protocolos (Direção); Novo pedido de materiais; Refeitório sistema de rótulos (Nutrição); Oncosystem Web (Oncologia); Prescrição não internados (Farmácia); Agência Transfusional; Migração Tecnologia DBX; Laboratório interface novo equipamento hematologia; Laboratório interface sorologia; Laboratório revisão demais interfaces; Ouvidoria Web (Ouvidoria); Escala X Ponto Web; Validações escalas; Programação de férias; PACS (Propedêutica); Integração Cirurgias eletivas agendamentos (Centro cirúrgico). Teremos ainda a implantação do Prontuário Eletrônico, sendo uma ferramenta desenvolvida com a participação efetiva de todos os setores, possibilitando atender as necessidades do corpo clínico.

Trabalharemos em prol da qualidade e na quantidade de atendimentos gerenciados pela Psicologia durante os atendimentos ambulatoriais e com os pacientes internados. Na gestão de Nutrição implementaremos ações para melhorar o atendimento aos pacientes, acompanhantes e aos colaboradores do Hospital. Entre elas está: Repadronização de cardápios de refeições como, lanche e dietas especiais; Aquisição de equipamentos e utensílios para a cozinha; Implantação de arroz integral para dietas especiais; Compras de suplementos industrializados; Implantação do sistema de rotulagem de dietas enterais; Aquisição de freezer para armazenamento de leite humano; Ampliação do número de nutricionistas na assistência em dias não úteis da semana. CONTRATOS E CONVÊNIOS Serão feitas melhorias na Gestão de Contratos e nas condições de contratos pré-existentes com empresas terceirizadas que prestam Serviços de manutenção de elevadores, higienização e limpeza, recepção, portaria e maqueiros, coleta, vigilância, lavanderia Hospitalar, tratamento de destinação final de resíduos hospitalar.

A ampliação do conhecimento referente aos custos e principalmente a institucionalização das relações deve prevalecer, e é justamente esse diferencial multidisciplinar que irá dar resultados satisfatórios. A gestão de custos não se mede simplesmente por ganhos econômicos, mas principalmente por recursos bem gerenciados que podem reder mais e dar mais resultados, tanto na qualidade e na abrangência que o hospital poderá alcançar. Por fim, devemos recordar que o Hospital Victor Hugo é um ponto de atenção à saúde no que diz respeito a qualidade e atendimento de alto padrão. Sendo assim, deverá obrigatoriamente repensar e atuar de forma diferente para obter melhores resultados do que os até aqui conquistados. REFERÊNCIAS Bittar, O. Diário Oficial da União 2004; 18 ago. Brasil. Ministério da Saúde (MS).

Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde. Brasília; 2010. Vigilância em Saúde brasileira: reflexões e contribuição ao debate da 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22(10):3137-3148, 2017. Hartz, Z. Do Monitoramento do Desempenho ao Desempenho do Monitoramento: Novas Oportunidades para Avaliação na Gestão da Vigilância em Saúde. Cien Saude Colet 2013; 18(5):1201-1216. ISBN 978-85-8482-452-6 1. Saúde pública - Brasil. Política de saúde - Brasil. I. Título.

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