Empreendedorismo e Liderança

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Para este artigo, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica através de um levantamento composto de livros e artigos científicos publicados na área, tendo como objetivo geral traçar um paralelo entre o ato de empreender e as atitudes empreendedoras que caracterizam os negócios empreendedores. Por fim, o artigo ressalta que é um empreendedor, o indivíduo que ao perceber uma oportunidade não mede esforços para convergir suas ideias em inovações, de forma que possa transformar as empresas em negócios empreendedores e mudar a sua vida e a dos que o cercam. Palavras-chave: Empreendedorismo. Agente empreendedor. Atitudes Empreendedoras. INTRODUÇÃO O empreendedorismo, do termo inglês entrepreneurship, é usado para caracterizar as ações de organizar, controlar, e agilizar os negócios nas empresas (BOAVA, 2006), sendo associado ao estudo das ações empreendedoras.

Conforme Rodrigues (2007), é um fenômeno interdisciplinar, empregado em diversas áreas além da administração, como economia, psicologia, dentre outras, que utilizam as características específicas do empreendedorismo para desenvolver negócios, que podem ser ligados às atividades corporativistas, sociais e individuais. O empreendedorismo tem um papel fundamental tanto na criação de novos negócios como no crescimento dos já existentes. Para empreender, o indivíduo empreendedor ou um grupo deles, vislumbra uma oportunidade dada pelo mercado, geralmente um negócio ou produto novo, que até então ninguém tenha pensado, e trabalha para que este sonho seja realizado. O “empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade” (DOLABELA, 2006, p. As bases de pesquisa foram publicações online da Scielo, Google Acadêmico e Capes.

Quanto aos descritores utilizados, foram: empreendedorismo, atitudes empreendedoras, estratégia de negócios e gestão empresarial. As principais referências utilizadas foram: Dornelas (2001, 2003); Boava e Macedo (2006); Dolabela (2006); Rodrigues (2007); além de Hisrich, Peters e Shepherd (2014), dentre outros. O EMPREENDEDORISMO E A AÇÃO EMPREENDEDORA O empreendedorismo tem sido debatido como um fator de desenvolvimento econômico e social para países, organizações e demais sistemas que possam gerar riquezas e desenvolvimento, conforme Hisrich, Peters e Shepherd (2009), sendo que ao tema são incorporados habilidades, atitudes e comportamentos inerentes ao indivíduo empreendedor capazes de transformar certa realidade em uma solução inovadora. O EMPREENDEDORISMO: CONSIDERAÇÕES E IMPORTÂNCIA O termo empreendedorismo comporta diversas áreas do conhecimento, não sendo tema limitado à uma disciplina apenas. “todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador, no entanto, nem todo administrador é um empreendedor”.

Na atualidade, devido ao aumento das possibilidades de comunicação, das novas tecnologias sendo incrementadas dia após dia, e diante da quantidade de informações facilmente disponíveis, pode-se considerar que o empreendedorismo tem mais possibilidades de acontecer, pois as barreiras comerciais e culturais são mais fáceis de serem transpostas, a distância é restringida, a abertura de mercado permite maior circulação de mercadorias e consequentemente, as ideias alcançam outros mercados. Dolabela (2006) relata que o empreendedorismo tem um papel fundamental nas economias, tanto na criação de novos negócios como no crescimento dos já existentes. O indivíduo, ou um grupo deles, conseguem empreender ao vislumbrar uma oportunidade no mercado, geralmente a criação ou desenvolvimento de um negócio ou produto novo que até então ninguém tenha pensado, e trabalha para este fim.

O “empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade” (DOLABELA, 2006, p. a estrutura da organização empreendedora é sempre muito simples, caracterizada, acima de tudo, pelo que ela não é: elaborada. As organizações precisam ter uma visão clara e coerente de suas metas e objetivos, utilizando ferramentas inovadoras e adequadas como um diferencial no ambiente em que atuam, (MINTZBERG et al. LIMA, 2017, p. É através de estratégias empreendedoras que se torna possível alavancar o crescimento dos negócios, investindo em empreendedorismo (KURGUN et al, 2011). Para os autores, as estratégias de Marketing permitem que as empresas criem, comuniquem e entreguem valor aos clientes, mesmo em empresas pouco empreendedoras, em algum momento o empreendedorismo precisa ser abordado para que as mesmas cresçam no mercado.

Mas, como conceituar a inovação? Segundo o Manual de Oslo (1997), inovar é implementar novo serviço ou produto, novo ou melhorado, e pode ser também um processo, um método de Marketing ou mesmo um método organizacional, que vise aplicar novas práticas de negócios aos já existentes, nos negócios, nas organizações ou nas relações externas. Segundo o Oslo, os tipos de inovação que existem são as inovações de produtos, as de processos, as inovações organizacionais e as de Marketing. Kurgun et al. cita que, diante de uma economia cada vez mais internacionalizada, a inovação e a proatividade podem ser a sobrevivência da organização, e esta combinação de atributos tem sido usada para “definir a construção geral da orientação empresarial empreendedora ou empreendedorismo” (MILLER, 1983; COVIN, 1991 apud KURGUN et al.

Ainda segundo MILLER (1983 apud Kurgun at al. O autor ainda continua, dizendo que muitos negócios embora movidos pelo entusiasmo do seu jovem empreendedor, não vingam pela falta de preparo do mesmo. Dornelas (2001) cita ainda que a visão de futuro é uma característica que difere empreendedores de administradores comuns, pois o planejamento deve ser uma constante no cotidiano dos negócios empreendedores, prontos para mudar a direção ou a abordagem, quando essas se mostrarem necessárias. Mello (2018) também sugere a valorização de cada pequena conquista, conseguida através de uma iniciativa ou de uma decisão bem tomada. Este comportamento motiva o empresário ou pequeno empreendedor a sempre seguir em frente, buscando novas oportunidades e saindo do lugar comum. Na vigência de recursos limitados, cabe ao empreendedor realizar maiores esforços no intuito de que os negócios não fracassem.

transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências. Em suma, alguém que acredita que pode alterar o mundo. É protagonista e autor de sim mesmo e, principalmente, da comunidade em que vive. Abrir empresas, ou empreendedorismo empresarial, é uma das infindáveis formas de empreender (DOLABELA, 2006, p. Negócios empreendedores têm como premissa uma abordagem à inovação, à iniciativa e à proatividade, de forma que surjam novos produtos ou serviços, ou a melhoria de negócios já existentes. O cenário atual de grande complexidade em que operam as organizações exigem que os negócios atendam ao consumidor com produtos e serviços atraentes, que a gestão seja comprometida com os objetivos e os resultados, e que haja uma visão estratégia que utilize ferramentas modernas no relacionamento com o cliente, além de atitudes empreendedoras para driblar a concorrência.

É preciso agregar valor à cadeia do cliente, que já não procura somente preço e qualidade nos produtos, mas uma gama de opções para usufruir conjuntamente a estes. O empreendedorismo tem sido para muitos empreendedores a oportunidade de por sonhos em prática, aproveitando as oportunidades de mercado de forma inovadora, lançando novos produtos e serviços, ou concretizando negócios, enquanto que para outros, torna-se uma oportunidade de continuar no mercado de trabalho, construindo por conta própria um negócio e assim conseguir condições de sobrevivência para o indivíduo empreendedor e para os seus. Mas, conforme o artigo demonstrou, os percalços para que um negócio empreendedor emplaque no mercado são muitos, fazendo com que diante destes, o empreendedor precise apresentar algumas habilidades e atitudes que, voltadas à uma visão inovadora, busque por conhecimentos a fim de firmar o seu negócio no mercado.

L. T. MACEDO. F. M. Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão? RAP, v. n. Rio de Janeiro: maio/jun. p. DOLABELA, Fernando. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DUARTE, Maiara N. M. CARMO, Shaiani de O. do; VALADÃO, Renata de S. Jul. Set. p. FREITAS, Ernani Cesar de; KRAI, Lucas Saldanha. Gestão organizacional em empresas familiares no Vale do Rio dos Sinos. São Paulo: McGraw Hill. KURGUN, H. et al. Entrepreneurial Marketing – The Interface between Marketing and Entrepreneurship: A Qualitative Research on Boutique Hotels. European Journal of Social Sciences, v. ª ed. OCDE/OECD/ FINEP: 1997. MELLO, Maria Consuelo. Como agir de maneira empreendedora? Brasília: Sebrae, 2018, 37 p. RODRIGUES, M. SILVA, Arlene Lilian Ribeiro; SARAIVA, Piedley Macedo; OLIVEIRA, Michel Araujo O posicionamento do MEI perante a crise econômica: um estudo realizado nos MEIs em Bairro da Cidade de Juazeiro do Norte.

Rev. Multidisciplinar e de Psicologia, v. n. p.

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