Embraport

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Aprovado em ___/___/___ BANCA EXAMINADORA _______________________________/___/___ Prof. Marchione Universidade Paulista – UNIP _________________________________/___/___ Universidade Paulista - UNIP _______________________________/___/___ Universidade Paulista – UNIP Dedicamos esse trabalho aos nossos familiares, ao professor responsável, Marchione, e amigos pelo apoio e compreensão. AGRADECIMENTOS Agradecemos a todos que estiveram presentes em nossa trajetória acadêmica e ao nosso orientador, Prof. Marchione e todos os outros professores responsáveis e dedicados do curso de Comércio Exterior pela ajuda e comprometimento. Aos nossos amigos e familiares, em geral a todos que nos apoiaram e nos ajudaram. História. Porte da empresa. Comunicação Empresarial. Comunicação interna/externa. Conceito da função. Fundamentos da Administração. T. I. Matemática Aplicada. Tabela de preços. O objetivo da empresa na época era Em 2007, começaram as obras com a construção de um aterro piloto para estudo do solo da região.

Um passo importante foi dado em 2009, com a entrada de dois grandes acionistas: construir um terminal privado e potencializar o desenvolvimento econômico do porto de Santos. A partir de 1998 iniciaram-se os estudos sobre impacto ambiental, que resultaram no desenvolvimento de uma série de programas ambientais e aprovação das licenças e autorizações para que o terminal pudesse iniciar as obras. Odebrecht Transport e Dubai Ports World. Já em 2010, as obras se intensificaram e seguiram em plena expansão até o final do primeiro semestre de 2013, quando foi concluída a primeira fase do projeto. O complexo conta com ainda com Gates que garantem a agilidade e automatização de todo o processo, além da identificação dos motoristas por sistema de biometria e BDCC (sistema de identificação para recintos alfandegados).

O controle dos veículos e cargas que entram e saem por via terrestre será feito por Optical Character Recognition (OCR), que confere a placa do caminhão, o número do contêiner e as informações do motorista, o que permite acesso automático, desde que aquele veículo esteja devidamente agendado para o horário. A Embraport possui alguns diferenciais como: Figura 1 - Diferenciais Fonte: http://www. embraport. com/ Figura 2 - Diferenciais Fonte: http://www. são transcritas por um integrante da área de Comunicação, encaminhadas às respectivas áreas e retornadas, quando nnecessária,da mesma forma, mensagens do e-mail faleconoco@terminalembraport. com. br são respondidos e encaminhados às áreas solicitadas. Conceito da função Por envolver fatos, sentimento e objetivos nenhum grupo pode prescindir da comunicação.

A comunicação implica uma transferência de significados entre as pessoas e, para que seja capaz de produzir um efeito real, precisar ser compreendida pelos envolvidos no processo comunicativo. Figura 3 - Logo Odebrecht Transport Fonte: http://www. embraport. com/ A Odebrecht Transport é uma empresa de infraestrutura e de prestação de serviços ao cidadão. Desenvolve, implanta e opera empreendimentos nas áreas de mobilidade urbana, rodovias, portos, aeroportos e sistemas integrados de logística, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do País, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde atua. Criada em 2010, a Odebrecht possui 20 ativos e é uma das principais empresas nas áreas em que atua. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países).

Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador. Assim sendo, balança comercial é definida como a diferença que há entre o total de exportações menos o total das importações que são realizadas em cada país. É muito importante para qualquer país ter uma balança comercial positiva, quer dizer, um superávit comercial, visto que, dessa maneira, entram mais recursos no país através dos ganhos das exportações do que os recursos que saem pelo pagamento de importações, visto que os produtores nacionais e a economia em geral têm maiores recursos para realizar e desenvolver novas atividades, fato que tem como consequência o desenvolvimento e o incentivo da economia nacional.

Já a BTP recebeu, do armador MSC, o serviço do Golfo dos EUA; um do Extremo Oriente; e a escala de importação de um serviço para o Mediterrâneo (em parceria com a Maersk Line). Maior terminal do porto, o Tecon Santos, da Santos Brasil, foi um dos que mais sentiram. Perdeu quatro serviços, mas apenas dois migraram para um dos novos concorrentes. Os outros dois foram temporariamente para a Libra, devido às obras de dragagem que a Santos Brasil está fazendo para aprofundar o cais. Resultado: sua fatia de mercado na movimentação de contêineres em Santos caiu de quase 60%, no segundo trimestre, para 50% no terceiro trimestre. Analistas entendem, contudo, que a excelência nas operações de cais e pátio e o serviço logístico porto-a-porta são diferenciais da Santos Brasil que podem, no médio prazo, repatriar ao terminal armadores insatisfeitos.

É também no braço logístico que aposta o Ecoporto Santos para agregar valor além-cais. Entre os diferenciais da empresa estão os serviços de estufagem e transporte, além de ganhos de sinergia no caminho do contêiner até o porto com as unidades de logística da empresa co-irmã, a Elog. Segundo o presidente do Ecoporto Santos, José Eduardo Bechara, a estratégia será customizada cliente a cliente. Pode contemplar reduções de preço no cais, mas não se restringirá a isso. • Análise SWOT No mundo da estratégia corporativa, a análise SWOT vem a ser o conhecimento das suas próprias forças e fraquezas assim como as do adversário. S = strenghts (forças da organização); W = weakesses (fraquezas da organização); O = opportunities (oportunidades do ambiente externo); T = threats (ameaças do ambiente externo); 4.

Pontos Fortes e Fracos da Embraport • Pontos Fortes: • Aumentar a capacidade operacional de exportação de cargas por via marítima; • Aproveitar a localização estratégica (próximo ao porto de santos e ilha barnabé); • Acompanhar o aumento das exportações; • Acesso por rodovia e canal de santos, localizada em zona classificada como portuária e retroportuaria; • Área de 101,9ha mais 30,9ha de aterro; • Formado por canais acostáveis e 2 píers para até 8 embarcações, área de apoio e estocagem retroarias com tanque para graneis líquido; • O abastecimento de água será fornecido pela Sabesp através de dutos da Codesp o esgoto será tratado em ETE própria; • As obras serão realizadas em 5 etapas, são elas container oeste, graneis sólidos, container leste, graneis líquido e retiraria; • Excelente organização com claro entendimento; • Programas ambientais para todos os meios • Legislação ambiental vigente adequada; • Implantação de UC para manguezais; • Pesquisa socioeconômica com a população da ilha Diana bem realizada; • Proposta para mitigar os defeitos danosos do empreendimento sobre a economia e organização social da ilha Diana; • Pontos fracos: • Poucas alternativas de mitigação; • Pouca alternativa locacional; • Exigência do PEI errado, pois é somente na fase de operação e não na fase implementação do empreendimento (correto: substituição por PAE); • Dois programas de resíduos da construção civil; • As propostas mitigadoras para a supressão da vegetação de Apicum que é extremamente rara; • Devido às dificuldades da economia, empresa não expandirá terminal; • O empreendimento consumiu R$ 1,8 bilhão e por conta da variação do dólar a dívida real hoje é de R$ 2,2 bilhões; • As autorizações para a operação de TUPs dadas antes da criação da agência reguladora do setor, a Antaq, não previam um cronograma de fases para a obra, algo que deve ser revisto; • Os volumes de comércio exterior estão mais fracos e o porto de Santos vive uma sobreoferta para contêineres, o que vem derrubando os preços; • A expansão da Embraport não tinha uma data definida para começar, mas sempre esteve contemplada no projeto.

Agora a empresa deve esperar a volta do crescimento mais robusto de cargas para decidir se faz a ampliação; • A ampliação não esta no radar no curto prazo. Oportunidades e Ameaças A embraport destaca serviços logísticos e ferroviários: atividades agregadas são estratégicas na ação comercial do terminal. Em 2015, uma média de dois mil TEU chegou em vagões, por mês, à instalação. Foi possível atender aproximadamente 140 trens, com uma média de tempo de operação de duas horas, umas das melhores do Porto de Santos para este tipo de atividade. Apesar de sua estratégia comercial, devido às dificuldades econômicas do País, a empresa não projeta crescimento para os próximos anos, mas acredita que os índices permanecerão constantes.

A situação somente vai se reverter após a estabilização da economia no final do semestre, quando deverá ocorrer a melhora no comércio internacional, aliada à valorização do real no mercado. Sustentabilidade e Valores Considerando a manutenção da atual tendência, serviços ambientais que hoje são gratuitos não estarão mais disponíveis ou terão alto custo no futuro. Em comprometimento com o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, a organização investe na prevenção de impactos socioambientais resultantes de suas atividades, como o gerenciamento de resíduos e reaproveitamento de recursos hídricos. Este compromisso é refletido em ações de preservação do meio ambiente, combate ao desperdício e racionalização do uso de recursos naturais e prevenção da poluição, em busca de tronar-se referência no setor em que atua.

Também investe na melhoria de seu sistema de gestão, de forma a garantir o adequado gerenciamento dos aspectos e impactos socioambientais inerentes as suas atividades e a capacitação de seus integrantes e comunidade. Seu lema é: “Na Embraport a sustentabilidade é um dever”. • Você sabe o que é sustentabilidade para a Embraport? É a maneira como a empresa atua, com responsabilidade nas decisões e empregando os recursos naturais sem colocar em risco o futuro das pessoas e do planeta. • 30 mil m² de área para vazios. • 20 mil m² de pátio ferroviário. • 300 mil m² de área para atividades. A tabela a seguir mostra os equipamentos portuários do terminal. Figura 6 5. O Almoxarifado é um setor essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Na Embraport, estes profissionais são responsáveis pelo estoque e conservação de todos materiais comprados pelo terminal.

A equipe de sete pessoas trabalha dia e noite para que não falte suprimentos em nenhuma área do terminal. A função principal dos Almoxarifes é receber todo o material comprado pela empresa, conferir se a informação presente na nota fiscal é a mesma do pedido de compra e depois enviar a nota para o setor Fiscal. Além disso, os Almoxarifes também guardam e controlam o material, fazendo a entrega as áreas internas quando é necessário e realizam o abastecimento de combustível de equipamentos como RTG, empilhadeiras, caminhões, ônibus internos e veículos de apoio. embraport. com/ 6. Fundamentos da Administração Administração é o processo de tomar decisões e colocá-las em prática conforme os objetivos traçados e os recursos disponíveis. Palavras como, objetivos, decisões e recursos são tidas como palavras-chave na definição do termo.

Segundo Antonio Cesar Amaru Maximiano em “Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital”, o processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas - recursos - objetivos. • Modelo de gestão ou de administração: conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo.   • Modelo de organização: conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas.   • Doutrina ou preceito: princípio de conduta que contem valores implícitos ou explícitos. • Técnicas: soluções para os problemas.   A formação do conhecimento administrativo é produzida pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores. • Planejamento empresarial O crescimento da participação brasileira no comércio internacional dinamiza o processo de retomada do desenvolvimento do país.

A necessidade de novos investimentos, principalmente no segmento de infraestrutura, tem gerado nova demanda por terminais portuários modernos, capazes de atender a um novo tipo de prestação de serviços. O Terminal Embraport está alinhado com os interesses logísticos nacionais, sobretudo em um momento em que o comércio internacional volta a demonstrar vitalidade em todas as partes do mundo. Com tecnologia de ponta e grande capacidade de operação, impulsionará a consolidação de Santos como principal complexo portuário do Brasil. A meta da empresa é se consolidar como um “hub” (ponto de conexão) no Porto de Santos para cabotagem e navegação de longo curso, e ser referência em produtividade e eficiência, com índices de excelência em sua operação. embraport. com/ • Controle • Atividade de edge Hedge é uma operação que reduz ou elimina o risco com a variação de preços indesejados.

Pensando de maneira diversa, o hedge serve para fixar o preço de um ativo, passivo, taxa de câmbio, taxa de juros, insumo/commodity ou uma dívida em um determinado período. • Derivativos Derivativo é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de outro ativo, a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo. QR Code é utilizada para operação de cargas soltas mais, específica no manuseio de trilhos de importação.

O gerente da área de T. I da Embraport, que desenvolveu essa tecnologia que faz a leitura dos códigos existentes em cada trilho através do sistema QR Code. Que por meio de um coletor de dados, o fiscal registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando esse processo rápido e eficiente. Nessa operação os trilhos são descarregados do navio e armazenados no pátio do terminal, para carrega-los no caminhão, eles são agrupados em ‘fiadas’(nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelo RTG) que depois são posicionados sobre a carreta. Outro ponto importante a segurança, pois qualquer informação sobre avarias ou violações do lacre será conferida na entrada do Gate da Embraport, e se caso alguma alteração for encontrada o próprio sistema dará um alerta aos vistoriadores.

Para contar com mais segurança, os motorista tem que passar pelo sistema de biometria e pelo sistema BDCC (sistema de identificação para recintos alfandegados). E o controle de veículos via terrestre é feito por Optical Character Recognition (OCR)j, que confere a placa do caminhão, carga, dados do motorista e o número contêineres, que permite acesso desde que o veículo esteja com o horário agendado no terminal da Embraport. Matemática Aplicada Na análise de fenômenos econômicos, muitas vezes usamos funções matemáticas para descrevê-los. Nesse sentido, as funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados à administração de empresas. Dar-se-á o início da cobrança da armazenágem de importação LCL ou Mudança de Regime no ato do desembarque da carga do navio e o término na retirada desta Carga da área do Terminal pelo Cliente.

Notas: Adicional para cargas especiais Cargas perigosas, de acordo com a classificação da IMO Cargas com excessos de altura ou largura ou em contêineres especiais Open Top ou Flat Rack por unidade/por período CARGAS DE EXPORTAÇÃO (FCL/LCL) E CABOTAGEM A. As Cargas Sobredimensionadas (OOG - Out of Gauge) e perigosas estão sujeitas a cobrança de valor adicional. A cobrança da armazenagem de exportação será sempre feita em face do responsável pela carga, excetuando-se os casos que o transportador marítimo declare-se formalmente como responsável pelo pagamento da mesma. Na desistência de embarque pelo exportador e(ou) seu procurador, a carga perde todos os direitos do pre-stacking onde a cobrança do periodo de armazenagem se dar-se-á no ato de entrada do "Gate In" e o ato de sáida do "Gate Out" do Terminal Embraport.

Será considerado Desunitização Parcial e/ou Unitização Parcial aquela realizada em até 40% do volume total. Preços de desunitização e unitização, não incluem material de peação e custos com expurgos. I. Os serviços de desunitização e unitização de mercadorias nocivas, insalubres (inclusive refrigeradas) e ou perigosas (classificação IMO) estão sujeitas a cobrança dos valores adicionais. A desova antes do desembaraço somente será aceita pela Embraport, mediante consulta prévia e expresso aceite. Notas: A. Os serviços de remoção de Cargas consideradas nocivas, insalubres e/ou perigosas (classificação IMO) estão sujeitas a cobrança de valor adicional. Remoção de container acima de 25t (vinte e cinco toneladas) está sujeita ao adicional de Assentamento de Carga (Load Settlement-LS) sobre o transporte.

Remoção de Flat Rack, Open Top (com excesso de altura) ou Breakbulk estão sujeitas a cobrança de valor adicional. D.  Employee Reviews.  Disponível em: <https://www. indeed. com. br/cmp/Embraport/reviews?fcountry=BR>. com. Santos, 2017. S. VASCONCELOS, Marco Antonio; GARCIA, Manuel B.  Sistema econômico.  3 p. LIMA BUARQUE DE SOUZA, Celia Regina.  A Importância da Administração: Resenha do Capítulo 1.  Disponível em: <https://www. portaleducacao. CHIAVENATO, Idalberto.  Fundamentos da Administração.  [S. l.  Elsevier, 2016. p. SETTEN, Paulo Gabriel.  Embraport utiliza tecnologia QR Code para movimentação de cargas soltas.  Disponível em: <http://www. embraport.  Disponível em: <http://www. embraport. com/nova-tecnologia-de-coleta-de-dados-auxilia-a-remocao-de-cargas-entre-terminais/>.  Acesso em: 03 jun. MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download