ELEMENTOS DA TEORIA E ECONOMIA INTERNACIONAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Economia

Documento 1

Por meio dos avanços da tecnologia de informação e comunicação, utilizando-se a internet, as trocas de informações entre os países sofrerem uma revolucionária transformação. O comércio internacional dos ativos financeiros, as moedas, as ações bem como os títulos acabaram por crescer significativamente. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A economia internacional é de suma importância para todos os países, uma vez que a mesma possui capacidade de unir as nações por meio da comercialização de mercadorias, o fluxo de dinheiro bem como os investimentos que são realizados em caráter estrangeiro. “O tema da globalização trouxe à tona as contribuições singulares dos neogramscianos para a economia política internacional. Nesse caso, trata-se da crítica quanto à despersonalização dos fenômenos”.

Logo, observa-se que os efeitos obtidos por meio do comércio internacional acabam por impactar significativamente o crescimento econômico do país. Na visão do autor Dallas Costa (2012, p. tem-se que: As políticas de crescimento orientado pelas exportações parte do pressuposto de que as exportações são um componente importante da demanda nacional. Assim, quando estimuladas, geram externalidades dentro do país, elevando a demanda agregada, movimentando a economia e incentivando o investimento gerador de crescimento econômico. Ao mesmo tempo, essa visão ressalta a importância de estratégias que evitem o constramgimento da balança de pagamentos e a vulnerabilidade externa, que podem precipitar o fim da estratégia de crescimento econômico do país. Na balança de serviços são dispostos os custos referentes a movimentação dos capitais, como por exemplo, fretes, seguros, viagens internacionais, remessa de lucros, juros entre outros.

A Taxa de Câmbio define-se pelo preço de uma moeda em relação à outra, ou seja, a quantidade de reais necessária para comprar US$ 1,00, por exemplo. As taxas cambiais são determinadas pelo regime cambial, que pode ser dividido em três tipos: câmbio fixo, câmbio flutuante e câmbio atrelado. O câmbio fixo é determinado pelo Banco Central, que fixará o valor da moeda estrangeira em relação ao Real, para este regime funcionar é necessário que o país possua uma grande reserva internacional para cobrir a entrada e saída da moeda estrangeira. Seu principal objetivo é estabilizar o valor de uma moeda em relação à outra mais estável, prevenindo a inflação e eliminando o risco cambial. Segundo Silva e Pinese (2010, p.

A ideia básica dos agentes econômicos, ao operar com derivativos, é obter um ganho financeiro em uma operação de forma a compensar uma eventual perda em outra. Nesse sentido, eles oferecem uma maior flexibilidade e movimentação para os negócios, permitindo, por exemplo, que um produtor possa vender antecipadamente uma mercadoria que está produzindo. Existem várias opções de contratos negociados no mercado de derivativos, um dos modelos é o contrato a termo, que é basicamente uma compra feita a prazo, onde as duas partes assumem o compromisso de comprar e vender uma determinada quantidade de mercadoria ou ativo financeiro, o preço é fixado na data da realização do negócio e a liquidação integral do bem acontecerá apenas quando ocorrer o vencimento do contrato. O contrato de mercado futuro é outra modalidade, nele as partes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para sua liquidação em data futura, neste modelo os compromissos são ajustados diariamente.

Os compradores adquirem o direito de comprar ou vender um ativo fixado em uma data futura. Posições Ausência de intercambialidade (posição mantida até o vencimento). Intercambialidade (podem negociados antes do vencimento). Ausência de intercambialidade (posição mantida até o vencimento). Intercambialidade (podem negociados antes do vencimento). Nele, os participantes se comprometem a comprar ou vender um ativo por um preço estipulado para liquidação em data futura, na maioria dos casos, o hedge é feito para travar o valor do dólar, impedindo que a variação do mesmo resulte em prejuízo para a empresa. Conforme Lorenzen (2011, p. Pode-se perceber que os derivativos surgiram da necessidade de produtores e compradores de se proteger contra variações inesperadas nos preços de determinados ativos, como, por exemplo, de commodities agrícolas.

O uso de contratos a termo ou futuros associados a estas commodities pode mitigar este tipo de variação futura dos preços, ao estabelecer o preço hoje, de um produto que só será vendido no futuro. Existem diversas operações de hedge, que correspondem ao tipo de ativo a ser protegido, são eles: • Hedge natural: ocorre quando a proteção contra variações do mercado acontece naturalmente, sendo mais recorrente em empresas exportadoras. Para não correr o risco de alta no preço do boi gordo, o frigorífico vê que essa cotação para o mês de abril lhe garante um custo compatível com sua receita de exportação. Decide, então, comprar 200 contratos (o equivalente a 4. cabeças de gado) para vencimento em abril de 2013, para proteger uma parte de suas compras.

Esta operação é conhecida como hedge de compra. Ele fixou, portanto, um objetivo de compra das 4. Essa intervenção é conhecida como política econômica. O papel do governo pode ser considerado em três vertentes. Primeira é denominada como alocativa, tendo como objetivo corrigir as falhas do mercado, visando um bem comum. Segunda, é a distributiva que acaba por distribuir os impostos que são recolhidos nas regiões mais ricas para as regiões mais carentes do país. E por fim, a terceira é a estabilizadora onde se criam ações buscando atingir a estabilidade econômica. O mercado financeiro divide-se em quatro grandes segmentos: o mercado monetário onde são realizadas operações de curto prazo que envolve títulos públicos e possui como principal parâmetro o controle da liquidez e das taxas de juros.

O mercado de câmbio que representa as operações de troca de moedas realizadas por meio das transações comerciais e de remessas de divisa. O mercado de capitais sendo que este envolve as operações de crédito de médio e longo prazo. E por fim, o mercado de crédito, ao qual é temática de análise do trabalho. Este por sua vez, envolve as instituições financeiras bem como as operações que por elas são desempenhadas, como por exemplo, operações de financiamento e empréstimos visando o fortalecimento do capital de giro ou até mesmo os investimentos na área empresarial. Assim, o spread bancário é tido como a diferença entre as taxas de juros provenientes da aplicação e da captação, compreendendo o lucro bem como o risco que estão envoltos no processo das operações de crédito.

Tal medida é influenciada por diferentes variáveis como, por exemplo, a qualidade de crédito do emissor, as condições em que o mercado financeiro encontra-se no momento, o volume e a liquidez da emissão/empréstimo bem como o prazo estipulado. Ainda, pode ser considerado como um indicador de eficiência do processo de intermediação financeira, uma vez que quando se obtém um alto spread, pode-se considerar uma ineficiência do setor o que acaba por refletir em um maior custo para o consumidor final do empréstimo. Relacionando tal indicador com o mercado financeiro, observa-se a região delimitada pela América Latina é a que apresenta as maiores taxa de juros, os bancos menos eficientes e são os maiores requerimentos de reserva provocando assim um impacto significativo nos níveis do spread.

DANTAS; MEDEIROS; CAPELLETO, 2012). Analisando o panorama econômico brasileiro a partir do Plano Real e as crises econômicas enfrentadas desde então, fatores que acabaram por contribuir com a volatilidade da taxa cambial, é possível observar a exposição ao risco em transações com moeda estrangeira de empresas produtivas no Brasil, sendo elas importadoras, exportadoras ou financiadas por capital estrangeiro. Fatores externos como epidemias mundiais, catástrofes naturais, acordos internacionais, políticas macroeconômicas de grandes players internacionais também são agentes que sensibilizam as variações das taxas de câmbio praticadas no mercado financeiro. Em uma economia instável como a brasileira, em que se adotam diretrizes de regime de taxa de câmbio flutuante, onde ocorrem influências de fatores externos e há a manipulação da taxa básica de juros, a variação da moeda nacional em comparação com o dólar é muito perceptível, bem como sua oscilação no mercado, tornando-se essencial que investidores e empresas busquem soluções para minimizar os riscos de suas operações financeiras.

As estratégias abordadas para proteção das operações financeiras em empresas nessas condições ditaram o sucesso ou desestabilidade em seus fluxos de caixa, portanto é muito importante elaborar de forma assertiva a adoção destes instrumentos financeiros por meios de profissionais qualificados, como também a observação de cases de players do mercado devido à complexidade do processo. RESULTADOS E DISCUSSÕES O desenvolvimento da pesquisa em questão oportunizou a compreensão dos conceitos que estão envoltos nas relações internacionais desempenhadas por meio da expansão da economia internacional bem como o desenvolvimento de suas políticas e teorias. E diante desse contexto os órgãos institucionais ou até mesmo públicos podem fortalecer está relação por meio da difusão dos valores éticos que buscam pela promoção da responsabilidade, confiança, respeito, entre os pares.

E quando se trata dos dizeres condizentes com o desenvolvimento sustentável, essas práticas e ações colaborativas são de suma importância para salvar a flora e fauna no nosso planeta e conseguir criar ações e estratégias onde as pessoas lutem por um bem maior a vida de todos os seres vivos e o respeito à biodiversidade que nos cerca. Logo, podem-se destacar os preceitos trazidos pela governança global, que busca por meio de seus ordenamentos a participação dos agentes sociais de maneira significativa dentro dos acordos e processos nacionais e internacionais onde todos possam de maneira responsável, elaborar diretrizes para a promoção da sustentabilidade em nossa sociedade e no mundo como um todo. Na segunda pergunta, o ponto central refere-se à frase "O Brasil é o país do futuro, mas para tanto é preciso decidir que o 'futuro' é amanhã.

E, como bem sabem, isto significa que as decisões difíceis têm que ser tomadas hoje" de Margaret Thatcher. Acesso em: 30 nov. CASSANO, Franscisco Américo. A Teoria Econômica e o Comércio Internacional. PESQUISA & DEBATE, SP, volume 13, n. p.  Administração Mackenzi, São Paulo, v. n. p. ago. Disponível em: https://www. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018. KRUGMAN, Paul R. Economia Internacional: teoria e política. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005. A crise internacional (2008) e os efeitos dos derivativos cambiais: a operação de target forward da aracruz celulose. a operação de target forward da Aracruz Celulose.  Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, Ribeirão Preto, v. n. p. L. v. n. p. dez.  Revista Brasileira de Inovação, [S. L.

v. n. p.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download