EJA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Contudo por, muitas vezes, ser o único material utilizado pelos professores é importante que seja escolhido baseando-se em todos os critérios necessários para que ocorra uma evolução do corpo discente. A modalidade de Ensino de Jovens e Adultos – EJA – é, normalmente, ocupada por pessoas cuja classe social são inferiores e que não possuíram acesso a educação na fase correta, posto isso acabam por ingressarem tardiamente no ensino e precocemente no mercado de trabalho. Nessa senda, a fim de aumentar a possibilidade desses estudantes terem sucesso é necessário revisar a falta ou inadequação dos livros didáticos, uma vez que esses são apontados como um grave problema a ser enfrentados por esses alunos. O ideal é promover uma discussão aprofundada para que a seleção seja feita de forma democrática e apoiada nas concepções definidas no projeto político-pedagógico (PPP) e no Plano de Educação da rede", afirma Miriam Orensztejn, formadora da Comunidade Educativa Cedac, de São Paulo.

DESENVOLVIMENTO Em primeiro instante, vale salientar a importância que o livro didático possui no processo da criação da cultura escolar, visto que este é conhecido por sua necessidade voltada para a educação. Ao consumirem e utilizarem esses recursos, alunos e educadores são beneficiados, visto que ambos são orientados, cada qual com seu grau de escolaridade. O material utilizado em conjunto com a metodologia aplicada são fatores responsáveis pela adequação da EJA, visto que esses são uma base para como o professor passará os ensinamentos para frente. Posto isso, o livro didático funciona como um recurso pedagógico que auxilia na praticidade e em como a aula será conduzida, juntamente com a didática docente e a qualidade dos conteúdos intrínsecos a ele.

“O Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos – PNLD-EJA tem como objetivo prover as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e as redes públicas tenham turmas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com obras didáticas de alfabetização e coleções didáticas para o ensino fundamental (primeiro e segundo segmento) e o ensino médio na modalidade EJA. ”  (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2017). LDB) é preciso que haja regra referente a prioridade para o atendimento escolar, baseando-se em idade mínima para cursar a EJA; já referente ao Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), a resolução n°51 de 16 de setembro de 2009prevê o pleno desenvolvimento do estudante, preparando-o para exercer a cidadania e qualificando-o para o mercado de trabalho, levando em consideração as diversidades presente nessa modalidade de ensino.

O PNLD EJA § 1° prevê que os livros didáticos a serem utilizados nessa modalidade de ensino necessitam abranger os componentes curriculares de Letramento e Alfabetização Linguística, Matemática, Ciências, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia, Arte, Biologia, Geografia, História, Química, Física. O processo de avaliação para a escolha do livro que será usado deverá ocorrer de forma periódica, garantindo os ciclos regulares trienais, de acordo com o calendário definido anteriormente. Nessa senda, sabe-se que a escolha do livro didático é de suma importância para a formação adequada do indivíduo, visto que aquele será sua base para a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso é possível notabilizar que a escola, assim como quem escolhe os livros didáticos a serem usados durante o ano, podem trazer melhorias de vida para os alunos.

“Se nada ficar dessas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar. ” (FEIRE, 1979, p. CONCLUSÃO Conclui-se, portanto, que a EJA tem passado por uma evolução, visto que, atualmente, tem reconhecido a interferência positiva que Paulo Freire tem nas circunstâncias supracitadas tanto no decorrer do trabalho, quanto nos documentários citados. Diante disso, vale salientar que é preciso continuar almejando novas perspectivas a fim de que haja o aperfeiçoamento desta para que consiga alcançar o ápice da adequação e da qualidade. fnde. gov. br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD_2014_EJA/pnld_eja2014. pdf> Acesso em 18 de nov. Programa dos livros, Legislação.

educadores. diaadia. pr. gov. br/modules/conteudo/conteudo. br/reportagens/nunca-me-sonharam-mostra-realidades-jovens-ensino-medio-brasil/> Acesso no dia 18 de nov. Disponível no link: <http://www. quadroporquadro. com. br/index.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download