Educação Musical nas escolas brasileiras

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Música

Documento 1

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente artigo apresenta um estudo acerca da história da educação musical no Brasil e suas implicações na realidade atual da educação básica nacional Para tanto, discorremos acerca da história da música nas escolas brasileiras, atinentes à formulação e regulamentação da educação musical no ensino básico, afim de, pautar os princípios que regulam a educação musical, não obstante apresentar os desafios que enfrentam a classe docente para desenvolver tal linguagem artística como elemento no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, e de que maneira a musica se relaciona com o publico alvo, sendo um dos desafios em destaque o processo de formação e formação continuada da classe docente com foco na educação musical.

De maneira que a fundamentação deste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que contribui para analisarmos e compreender a dinâmica e pluralidade que envolve a discussão acerca da relevância da musica como elemento fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Educação musical. Partindo deste principio, entende-se que a educação musical é fundamental para o processo de construção humana, posto que se constitui como fator tanto subjetivo quanto de comunicação e interacional. Assim, este estudo visa compreender os aspectos da educação musical e sua importância para o contexto da educação nas escolas brasileiras, partindo da perspectiva legislativa acerca da obrigatoriedade desse critério didático na educação nacional. Uma vez que, compreendemos ser de suma importância, a discussão a respeito dos elementos atinentes ao processo de educação, serem salutares para o entendimento dos porquês de uma sociedade se desenvolver sob a égide de determinados valores e condutas em detrimento de outras.

Para tanto, afim de, alcançar essa compreensão, o curso deste estudo se delineou mediante pesquisa no viés descritivo exploratório de caráter qualitativo, utilizando como método a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) em artigos publicados entre os anos de 2009 a 2019. Assim, estabeleceram-se critérios de inclusão e exclusão para as buscas dos dados desta revisão bibliográfica. Regulamentação da Educação Musical no ensino básico A música ganhou espaço como elemento indispensável no processo de aprendizagem, dentro do cenário da educação, por meio da lei nª 11. de 18 de agosto de 2008, que por sua vez “Altera a Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica” (BRASIL, 2008).

Tal regulamentação torna obrigatória a aplicação do conteúdo de música, todavia não exige sua exclusividade, ou seja, outras linguagens artísticas tais como: dança teatro e artes plásticas também devem ser abordadas. A indicação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é de que seja incluso na pauta pedagógica, o ensino de noções básicas de musica, cantos cívicos, ritmos e sons, sobretudo, regional e folclórico, a fim de, promover conhecimento acerca da pluralidade cultural do país (MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, 2008). Galizia (2009) chama atenção, para um aspecto interessante na relação das crianças e adolescentes, com a música na atualidade. Segundo a autora, a tecnologia é uma ferramenta de grande alcance, que possibilita uma relação expansiva de informação e conhecimento.

De modo que, cabe aos educadores à tarefa de perceber nesta ferramenta, uma maneira de aproximar os alunos com a educação musical, se abstendo de conceitos pré-concebidos, acerca do que é ouvido e colocado como musica pela juventude atualmente, de modo a não marginalizar a pluralidade de estilos dos quais hoje temos contato. Após a determinação da obrigatoriedade do ensino musical nas escolas, surgiram outros aspectos a serem discutidos. Os profs. Para tanto, de acordo com os autores “Não existe uma abordagem pedagógica universal que resulte em todos os contextos culturais e educacionais”. REIS e DUARTE, 2018, p. Portanto, é preciso abandonar a ideia de estratégias globais e acirradas, para uma abordagem mais popular e informal, que estejam de acordo com a pratica cultural na qual estiver inserida o publico que está sendo trabalhado.

A formação do docente para o ensino de Educação Musical O ensino da musica é orientado pela lei federal nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). No que compete a formação docente, descrita na lei, que diz: Art. Sendo o primeiro a fomentação de formação continuada dos profissionais docentes na área da educação musical e o segundo a reflexão acerca do aspecto de abordagem metodológica da musica. Portanto, devemos levar em consideração que o Brasil é um país dinâmico e plural, com particularidades culturais em cada região e que esses aspectos se estendem para uma eclética identificação musical dos jovens na atualidade, sendo por sua vez necessário um olhar criativo do docente para aproveitar e direcionar essa pluralidade de interesse para o ensino de educação musical.

REFERÊNCIAS AGUIAR, Lilian Maria Martins de. A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola. Dispon´vel em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/Leis/L9394. htm. htm. Acesso em: 22 Nov. ECLETICA MUSICA. A música e sua origem. Em Eclética Música [online]. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. n. KLEBER, M. O e FILHO, J. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ensino de música será obrigatório. Em Ministério da Educação [online]. Disponível em: http://portal. mec. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 22 Nov. MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Propostas pedagógicas de Oscar Lorenzo Fernandez para o ensino da música nas escolas públicas brasileiras (1930-1931). M. O e BEINEKE, V.

Criatividade e práticas criativas em educação musical: um estudo de produções recentes nos anais e congressos da ABEM. Revista da ABEM. v. A Educação Musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Médio: Teias da política educacional pós golpe 2016 no Brasil. Revista da ABEM. v. n. SOUZA, J.

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