EDUCAÇÃO INFANTIL E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Os desafios são inúmeros, especialmente para a escola e para os professores mas com informação, formação e interesse político, social e pedagógico é possível construir a desejada participação da família na educação infantil. Palavras-chave família, educação, participação, legislação Introdução Historicamente a família é a instituição responsável pela inserção do indivíduo na vida social, é a partir dela que se constroem os primeiros valores e as primeiras atitudes que conduziram a vida social da criança preparando-a para a vida adulta. Na sociedade contemporânea, marcada pela velocidade das relações e pela fluidez dos afetos (GIDDENS, 1991; BAUMANN, 2001) os laços familiares esgarçam-se originando aquilo que as pessoas, em suas rodas de conversa cotidiana, tem classificado como “terceirização da educação” dos filhos.

Diante de tal conjuntura social e familiar, a escola, como instrumento da Educação, enfrenta diversos desafios, especialmente o de promover uma maior participação das famílias no processo de educação sistematizada das crianças. A presença da família, dentro e fora do contexto escolar, é fundamental para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e moral dos indivíduos pois, de acordo com Wallon (1975) os meios em que vive a criança e aqueles com que ela sonha constituem a “forma” que amolda sua pessoa. O Plano Nacional de Educação (PNE - 13. que define, entre outras coisas, a colaboração entre os estados da federação para o combate às desigualdades sociais e educacionais, estabelece em sua Meta 1 que todas as crianças de 4 a 5 anos de idade devem estar matriculadas na pré-escola e que, de acordo com a Meta 5, todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino estejam alfabetizadas, chamando a atenção, na Meta 19, para a efetivação da gestão democrática com intuito de assegurar por meio da participação da comunidade - famílias e comunidade escolar - e de critérios técnicos o acompanhamento da aplicação de recursos à educação.

Parceira família-escola: uma construção Estudos na área da educação chamam a atenção para importância de se fortalecer a relação das famílias com a escola. Alguns chegam a insistir na necessidade de a escola oferecer condições para que as famílias participem ativamente na educação das crianças (PARO, 2000; LOPEZ, 2002) por meio de encontros, atividades lúdicas ou conversas semanais com os professores e gestores. A atual legislação educacional brasileira também evidencia a importância da presença da família na trajetória educacional das crianças, desde a educação infantil e, conforme a LDB (9394/96) destaca em seu artigo primeiro, os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar são tão importante quanto os processos que ocorrem nas demais esferas socioculturais.

Até mesmo no espaço onde acontece a educação, muitas vezes as crianças são recebidas pela professora como se fossem pilhas de papeis ou documentos que são entregues mas não vistos no momento em que chegam. As crianças da educação infantil, especialmente aquelas que se encontram no estágio da primeira infância, com idades entre zero e 3 anos, são seres frágeis que exigem um olhar diferenciado por parte dos responsáveis, sejam eles os familiares ou os professores. Considerações finais Diante de tantos desafios a superar o primeiro passo é investir na divulgação da informação sobre a importância do fortalecimento dos laços familiares e dos laços entre escola e família. Para isso, é necessário que a legislação saia do papel e maiores investimentos sejam destinados à formação inicial e continuada dos professores.

Outro aspecto diz respeito à esfera social, com a criação de políticas públicas que deem conta da desigualdade social que cresce a cada dia no país, submetendo as famílias à preocupação com a subsistência diária, restando pouco tempo para o cuidado, no sentido amplo do termo, com a educação das crianças. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar E, 2001 BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente/Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. – Brasilia: MEC, ACS, 2004. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Educação na escolas e na família: o que é, como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 2002 PARO, P. H. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais.

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