Educação física na Empresa

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Sabe-se que crianças especiais não devem serem tratadas de forma diferente dos demais alunos no ambiente escolar, e quando isso se relaciona a Educação Física se torna ainda mais necessário que não exista diferenças de tratamento nas aulas, pois os alunos com síndrome de Down precisam praticarem exercícios de maneira regular, visando que isso possibilita a diminuição dos índices de obesidade entre os mesmos e haja o aumento da saúde dos indivíduos como um todo. Nestes aspectos, será discutido, sobre as atividades esportivas no ambiente escolar. DESENVOLVIMENTO O movimento que engloba o mundo todo em busca da inclusão se trata de um ato político, social, cultural e pedagógico, desenvolvido pela finalidade em comum que se trata da defesa e luta pelos direitos de todos os alunos de estarem juntos, de forma unificada que se permita a participação de todos nos processos de aprendizagem, de forma que não haja descriminação.

Pode-se afirmar que a educação inclusiva tem por responsabilidade constituir um paradigma educacional que se baseiam no que os direitos humanos repassam como necessário, que tem como princípio de que a desigualdade dentro das escolas não deve existir, pregando como preceito básico a igualdade. Neste contexto, o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial disponibiliza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem por objetivo criar e disponibilizar políticas públicas que visem viabilizar a educação de forma adequada e qualitativa para todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, motoras ou mentais. É frequentemente perpetrado como resultado de normas e estereótipos de padrões físicos ou mentais impostos pela sociedade.

Políticas públicas que visem qualificar e atualizar os professores da educação especial se faz essencial, pois, estes precisam estarem qualificados para saberem como se deve lidar com uma criança que tem Síndrome de Down. Se faz relevante ainda, que exista mais investimento em escolas e qualificação para od docentes, para que assim, os educandos consigam desenvolverem suas habilidades ao máximo, para que este possa agregar para a sociedade como um todo no futuro. Os benefícios e repercussões fisiológicas positivas que a realização de atividades físicas proporcionam para as crianças especiais são muitos, o que contribui para fatores que eliminam os altos níveis de estresse, os tornam mais saudáveis, mais felizes, a pratica de exercícios é essencial para todos.

Neste contexto, em determinados casos, as atividades físicas deixam de serem meras práticas e passam a contribuir acerca da maneira que estas crianças passam a enxergarem o mundo. Como fatos a exemplificar estas possibilidades, torna se possível destacar que a Biomecânica pode ser considerada como uma disciplina ou ferramenta para os indivíduos especiais, de modo que torna possível para os mesmos a realização de atividades físicas de modo mais eficiente, confortável, ergonômico e seguro. CONCLUSÕEs Com base no exposto, fica claro que a chave para haja inclusão para as crianças especiais presente nas escolas, deve existir uma união entre escola (professores, coordenadores, técnicos e outros) com a família dos alunos, só assim será possível instruir as crianças na pratica esportiva, e quando a mesma estiver em seu ambiente familiar, terá as mesmas instruções, reforçando o papel da escola como instituição social.

Assim sendo, se faz relevante ainda, a criação dos programas de capacitações para os professores, que devem partir então de políticas públicas eficazes. Para que o professor consiga abordar sobre a inclusão destas crianças no ambiente escolar de modo comprometido e eficaz, existe a necessidade de que todo e qualquer material didático a ser utilizado seja inclusivo e livre de preconceitos. Havendo a necessidade de que na rede pública, os governos estaduais e municipais, se preocupem em colocar profissionais capacitados dentro do ambiente escolar. C. A biomecânica em educação física e esporte. Revista Brasileira de Educação e Esporte. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www. Acesso em 20 mar. Política nacional de educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Disponível em: < http://portal. mec. gov. Bioenergética do metabolismo celular: ATP e exercício físico. Disponível em: <http://portalatlanticaeditora. com. br/index. php/revistafisiologia/article/view/3595/5578>.

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