EDUCAÇÃO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente artigo tem como tema a Pedagogia Empresarial, o trabalho demonstra a extensão da docência na qual ela não se limita apenas ao espaço escolar, mas espaços não escolares é tão importante sua atuação quanto a formalidade da escola. Assim o pedagogo empresarial atua junto as organizações em Recursos Humanos (RH), assim o trabalho tem como objetivo identificar as características e importância do pedagogo no âmbito empresarial. Com base nisso o trabalho tem como metodologia a bibliografia qualitativa com pesquisas em livros e artigos com temas relacionados. Assim diante do tema o trabalho tem como desenvolvimento a atuação do pedagogo nas empresas e os desafios relacionados a atuação do pedagogo empresarial.

O trabalho tem como relevância demonstrar o crescimento da educação em espaços não escolares, como sendo desenvolvimento social em detrimento de uma sociedade que anseia pela qualificação da mão de obra. O trabalho tem como metodologia a revisão bibliográfica qualitativa, assim o trabalho está estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, além das referências ao final da produção. DEFINIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL A Pedagogia é uma ciência na qual o pedagogo estuda, elabora e aplica metodologias que objetivam o processo de aprendizagem, em geral, a pedagogia é aplicada na educação dos primeiros anos, porém uma definição dela se aplica dentro do âmbito organizacional, a pedagogia empresarial, na qual é aplicada visando a mudança de comportamento dos seus colaboradores, por meio de práticas de aprendizagem.

Sobre o pedagogo empresarial cabe destacar que este profissional vem: Ganhando novos espaços e a partir do momento em que este passa a atuar no desenvolvimento dos RH ́s de uma empresa, em especial, no T&D (treinamento e desenvolvimento de pessoal), este, também, é corresponsável pelo desenvolver e potencializar mão de obra no atingimento das especificidades das corporações, ele (o gestor-pedagogo empresarial) assume um desses propósitos que é o de qualificar todo o pessoal da empresa indo além das rotinas administrativas até o mais alto grau de gestão de pessoas/RH, no sentido de elevar a qualidade e a produtividade organizacional como um todo. DANTAS, 2020, apud OLIVEIRA, 2012, p. • Produtividade e qualidade: colaboradores treinados e qualificados rendem aquém do esperado e proporcionam qualidade aos produtos e serviços, “encantar” é o termo que grandes empresas empregam nos seus processos e a partir de análises e levantamentos as organizações aprimoram suas equipes para essa finalidade ligada a qualidade.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA  Numa sociedade mundial, no qual as competências e os conhecimentos exigidos mudam rapidamente. A aprendizagem e a capacidade de aprender revelam uma importância social e econômica fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo colaborador. Uma dessas estratégias é adotar o T&D - uma das ações mais satisfatórias do RH que visa o crescimento do colaborador quando seus potenciais inatos e adquiridos deixar de ser apostas e passam a serem realizações concretas. Portanto o treinamento serve para capacitar os colaboradores num período curto com a finalidade de executar suas atividades com excelência na empresa. Pode ser aplicado a todos os níveis ou setores da organização”. O Desenvolvimento é uma ferramenta de longo prazo, na qual por meio de programas organizacionais é criado uma cultura organizacional voltado para o desenvolvimento, valorização dos profissionais e qualidade de vida no trabalho.

Chiavenato (2003, p. define desenvolvimento organizacional da seguinte maneira: “Desenvolvimento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar a pessoas para seu crescimento profissional em determinada carreira na organização ou para se tornar mais eficiente e produtivo em seu cargo. Seus objetivos perseguem prazos mais longos, visando dar ao homem aqueles conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-o para assumir funções mais complexas ou numerosas. O pedagogo ao atuar dentro das organizações precisa conhecer a organização, suas necessidades, a cultura organizacional e o perfil dos colaboradores, ou seja, o pedagogo empresarial deve estar conectado com os funcionários para tecer diagnósticos preciso que podem auxiliar na tomada de decisão seja em relação aos processos, necessidades de implementação de educação corporativa.

Dessa forma o desenvolvimento do artigo demonstrou que o pedagogo é dotado de plenas capacidades para atuar dentro das organizações e que a educação corporativa representa a política de qualidade de vida e desenvolvimento humano das organizações modernas, essas políticas impactam na qualidade, produtividade e lucro da organização. Diante da pesquisa observou-se um estreitamento de ações efetivas do pedagogo empresarial de acordo com as literaturas, sugere-se que a formação pedagógica como licenciatura por si só ainda não compreende toda qualificação necessária para atuar nas empresas, mas as faculdades devem ofertar mais disciplinas e debates acerca das outras possibilidades de atuação do pedagogo seja em empresas, como presídios, igrejas, hospitais, pois também configuram espaços de aprendizagem e não escolares, os quais o pedagogo pode atuar.

Assim conclui-se que o objetivo do artigo foi atingido e que a pesquisa pretende contribuir para o debate e desenvolvimento de novos trabalhos acadêmicos que retratem esse campo de atuação do pedagogo, que apesar de ser novo é importante e deve ser retratado em toda sociedade, pois a aprendizagem é uma técnica aplicada não apenas em escolas, mas em todos os setores da sociedade para o constante aprendizado e melhoria dos níveis de mão de obra, qualidade dos produtos e serviços e melhoria das relações sociais e econômicas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOOG, G. Artigo de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Empresarial. INTERVALE– (Faculdade Mantenense dos Vales Gerais). Mantena, Minas Gerais –MG. FRANCO, M. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias.

Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresa. São Paulo, 1985. RIBEIRO, A. E.

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