Educação de Jovens e Adultos

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para Paulo Freire (1996) ensinar não é apenas transferir conhecimento, ensinar exige vivência de conhecimento, experiência, assimilação e ação com a realidade social em que o indivíduo está inserido. O trabalho a seguir apresenta a partir de pesquisas bibliográficas a importância de considerar práticas pedagógicas que valorizem o indivíduo no processo de ensino e aprendizagem, considerações sobre o analfabetismo no Brasil, o papel do professor no processo de escolarização de jovens e adultos. ANALFABETISMO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Para Souza (1999) muitos estudos apontam que no Brasil ainda há um baixo nível educacional, muitos analistas das políticas educacionais têm buscado enfatizar a importância do aumento da cobertura escolar para a população em idade escolar, com melhorias na qualidade de ensino, para diminuir os índices de evasão nas instituições de ensino, que levam milhares de jovens e adultos a abandonarem a escola e não serem alfabetizados.

Vários motivos podem levar os alunos a desistirem, ou até mesmo, nunca adentrarem no ambiente escolar, seja por dificuldades financeiras, de acesso à escola devido à distância, por motivo de trabalho, por morarem em regiões mais isoladas ou no campo, sem escola próxima, enfim, são motivos que fazem com que crianças e jovens vão deixando de se interessar pela aprendizagem da leitura e escrita, adiando essa aprendizagem ainda na vida adulta e na velhice. É muito importante que, o poder público incentive não só a ampliação da oferta de ensino na idade escolar, mas também, para atender os jovens, adultos e idosos que, mesmo, fora da idade escolar, tem vontade de frequentar a escola e serem alfabetizados. PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE JOVENS E ADULTOS Os jovens e adultos que tiveram, por motivos diversos, interrompida ou não tiveram acesso ao processo educacional.

Muitas dificuldades podem surgir durante o aprendizado quando esses jovens e adultos passam a ter acesso à educação, problemas de tempo, dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, trabalho, etc. Para que esses alunos entrem e continuem a frequentar o ambiente escolar para alfabetização, é fundamental que os professores se tornem peça importante desse processo, sendo os principais influenciadores e facilitadores da aprendizagem desses alunos. Diante disso, enfatiza a importância de se trabalhar na formação de jovens e adultos a questão cultural em que estão inseridos. Os professores precisam relacionar os conteúdos escolares com a realidade dos alunos. LOPES e SOUZA, 2004, p. A EJA deveria estar inserida na modalidade de educação básica, não isoladamente, pois, o tratamento e as condições de ensino deveriam se igualar, ou até obter um investimento ainda maior, pois, está lidando com pessoas excluídas de um direito básico de cidadania.

A formação profissional pedagógica do professor deve ser, não apenas exigida, mas acompanhada por pedagogos para auxiliar o trabalho desses educadores (LOPES, SOUZA, 2004). A formação do professor e sua atuação como um profissional transformador do processo de ensino e aprendizagem depende de cada um, pois, o comprometimento e responsabilidade com a educação deve ser iniciado pelo educador e amparado pelo governo e políticas educacionais (SOARES, 2006). Segundo Colavitto e Arruda (2013) Paulo Freire (1921-1997) buscou reinventar a alfabetização, usando como base uma ética libertadora. A valorização do indivíduo é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. A formação e atuação do professor da EJA deve considerar que estão lidando com uma pluralidade cultural que precisa ser respeitada, conhecida e aproveitada em sala de aula para que conquiste um ensino-aprendizagem de qualidade.

Integrar a realidade dos alunos e suas culturas associadas aos conteúdos é um instrumento essencial na formação do jovem e do adulto que está começando a aprender a ler e escrever ou voltando a esse processo, mesmo estando inseguros dentro da sala de aula, voltaram por algum motivo e essa motivação é que deve ser aproveitada pelo professor para construção de conhecimentos que irão transformar a vida pessoal e profissional dos alunos da EJA. REFERÊNCIAS COLAVITTO; ARRUDA. Educação de Jovens e Adultos (eja): A importância da alfabetização. org. br/pdf/revista_v/revista_selvaplopes. pdf>, acesso em: 09 de fev. de 2019. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vitória da Conquista, 2009. Disponível em: <http://periodicos. uesb. br/index. php/praxis/article/viewFile/241/253>, acesso em: 09 de fev.

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