Educação a distância

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Para tanto, seguimos como método qualitativo de cunho bibliográfico, com esse estudos pretende-se iniciar uma reflexão sobre os benefícios que essa modalidade vem proporcionando a educação como medida democratização da educação. Palavras-chave: Tecnologia. Educação a Distância. Ensino e Aprendizagem. DISTANCE EDUCATION Abstract The accelerated advance of digital information and communication technologies has been modifying and impacting social relations, including education. A modalidade EaD foi ampliando-se e desenvolvendo-se de acordo com a tecnologia presente em cada época. Atualmente a Educação a Distância conta com uma ampla tecnologia que possibilita a utilização a favor do ensino das mais diversas ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim, não há um modelo único de metodologia na educação EaD. As plataformas, que são os ambientes virtuais de aprendizagens, podem apresentar os mais diversos desenhos composto por diversos tipos de linguagem e recursos educacionais e tecnológicos.

A EaD é caracterizada pela separação física e temporal entre aluno e professor, no entanto mesmo não estando no mesmo espaço físico, educando e educador são conectados por meio de chats, plataformas virtuais, videoconferências interativas, entre outras, e seu público é diverso geograficamente, atingindo indivíduos que se encontram longe dos grandes centros urbanos, proporcionando uma flexibilidade de horário, dando ao aluno autonomia em seu processo de aprendizagem. Os indivíduos que nasceram antes da exploração da internet, atualmente recebem esse meio de comunicação de forma diferente. Desta forma, cabe ao professor ou a figura do tutor notar e promover uma apropriação das tecnologias e consequentemente as habilidades necessárias para o uso destas, que deve ocorrer de maneira crítica e reflexiva.

De acordo com Moran (2007). O papel do professor passa a ser o de estimular a curiosidade e ajudar o aluno a aprender a pesquisar e a interpretar as informações encontradas na internet. Interpretação, relação e contextualização são as três competências acerca dos dados que o professor precisa ensinar ao aluno dos dias atuais (MORAN, 2007) A apropriação e habilidades das tecnologias devem ser promovidas através de um posicionamento crítico e reflexivo. Mendes (2008) define as TICs como um conjunto de recursos tecnológicos que, quando integrados entre si, provocam a automação e/ou comunicação nos processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica e etc. São tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações. As metodologias ativas podem ser entendidas como estratégias de ensino que visam a aprendizagem ativa do aluno, que apontam caminhos para o desenvolvimento de habilidades, estimulando a auto aprendizagem e ressignificando o conhecimento.

Segundo Silva (2013). É uma parceria entre professor e aluno na busca pelo conhecimento. ALVES e MARCIEL, 2014, p. Sendo assim, os elementos de design dos games como motivação, feedback, interação, entre outros podem ser usadas na aplicação dos conteúdos e são muito utilizadas como metodologia nos ambientes virtuais de aprendizagem. Transformando a EaD em uma modalidade dinâmica e interativa. No entanto, vale ressaltar que, para que o processo de aprendizagem aconteça não depende somente do professor e as suas ferramentas de ensino, mas também, como ressalta Marchiori et al. o desempenho dos alunos universitários depende da atenção dedicada, por parte dos alunos, aos estudos.      Como ressalta Tardif (2006) “Os alunos passam pelos cursos de formação de professores sem modificar suas crenças anteriores sobre o ensino.

E, quando começam a trabalhar como professores, são principalmente essas crenças que eles reativam para solucionar os seus problemas profissionais”. Não se trata de simplesmente substituir o quadro negro por alguns transparentes, por vezes, tecnicamente mal elaboradas ou até maravilhosamente construídas no Power Point, ou começar a usar um Data Show. As técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Além do mais, as técnica precisarão precisam estar coerentes com os novos papéis, tanto do aluno, como do professor: estratégias que fortaleçam o papel do sujeito de aprendizagem do aluno e o papel de mediador, incentivador e orientador nos diversos ambientes de aprendizagem. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2014 MARCHIORI, L.

L. MELO, W. J. MELO, J. J. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. n. Orgs. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2012. MENDES, A. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em: http://portal. mec. gov.   RICCIO, Nicia Cristina R. A atenção à diversidade em programas de educação a distância. Disponível em: http://www. abed. org.   TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download