DOUTRINA MILITAR TERRESTRE LOGÍSTICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

OBJETIVO GERAL 6 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 5 METODOLOGIA 12 6. CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Se for analisado o significado mais abrangente que tange a palavra doutrina, percebe-se que está por sua vez se caracteriza como sendo o conjunto de princípios, conceitos, normas e procedimentos, que estão dispostos por meio de uma integração harmônica tendo como objetivo central estabelecer linhas de pensamentos e fornecer as orientações necessárias para as ações que devem ser desempenhadas. Assim, a Doutrina Militar Terrestre (DMT), possui como objetivo os mesmos citados acima: valores, fundamentos, conceitos, normas e procedimentos atrelados às concepções táticas. Buscando assim, orientar a Força no preparo de suas operações seja ela singular ou conjunta. É neste molde que ingressamos na Quarta Revolução Industrial, conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, que nos apresenta um mundo mais inteligente e conectado, combinando diversas tecnologias para maximizar a produtividade em todos os setores da sociedade.

Diante desse contexto tem-se que a arte da guerra possui novos desafios e complexidades advindas das modificações que aconteceram durante a história da humanidade. Os conflitos que ocorrem atualmente tendem a ser limitados, não declarados e com duração imprevisível. Diante disso, as forças militares acabam por atuar em situações em que existam indícios de guerras e outrora em situações de não guerra, sempre tendo como objetivo central a defesa da Pátria. A doutrina militar terrestre possui em seu aspecto logístico a realização das atividades que visam às atividades relacionadas a necessidades, fornecendo apoio dentro das operações que são realizadas. Logo, as atividades desenvolvidas envolvem a determinação da necessidade de suprimentos, previsão de recursos, estabelecimento de prioridades, escalonamento dos estoques e normatização da cadeia de suprimentos.

A logística que visa a manutenção se refere a manter todos os materiais utilizados nas operações em uma condição adequada e caso seja necessário realizar a sua substituição. A manutenção é realizada por meio dos processos de reparação, gestão, estocagem e distribuição de peças que necessitam de reparos. Nas condições de transporte, a logística possui as características fundamentais de realização de deslocamento dos colaboradores, de materiais, animais nos mais diversos meios e de acordo com o momento oportuno perante aos locais de destino, afim de que sejam atendidas as suas necessidades. Sendo o transporte uma das peças fundamentais no que diz respeito à logística militar terrestre, uma vez que o mesmo se faz presente em todas as etapas envolvendo as organizações, a infraestrutura física, os equipamentos necessários além do capital humano para que a missão seja realizada e se consiga a obtenção do seu sucesso.

As tarefas que são desempenhadas pela doutrina militar brasileira no que diz respeito a área de logística está divindade por meio das seguintes atribuições: suprimento, manutenção, transporte, energia, recursos humanos, saúde e salvamento. Figura 3: O ciclo logístico na força terrestre Fonte: BRASIL, 2018, O sistema logístico funciona como uma cadeia interconectada, formada pelo conjunto de pessoas, equipamentos, pela organização e pelos princípios que são estabelecidos. Além de relacionar a capacidade de meios e via de transportes, a capacidade das organizações logísticas de obter, estocar e processar os itens, assegurar que os dados sejam confiáveis e que todo o sistema esteja seguro. O apoio logístico é obtido por meio de unidade e subunidades que são responsáveis pelo desdobramento, sustentabilidade e reversão de uma forma operativa.

Sendo os participantes ativos de todas as fases do processo de planejamento até a execução das operações terrestres, contando com as unidades de brigadas. Sendo o apoio logístico um fator decisivo no que diz respeito aos conflitos armados que ocorrem atualmente. Após, temos a dimensão humana, que se configura como sendo essencial para se garantir a vitória, uma vez que se busca pela preservação das vidas inocentes nas guerras e a conquista da percepção pública favorável. Sendo necessário o apoio na logística em situações como: ajuda de refugiados em zonas de conflitos, fornecimento de abrigo e alimento para a população que foi desalojada. A atual realidade logística está baseada fundamentalmente no transporte rodoviário e na padronização das estruturas e organizações de apoio logístico e que inexiste, ainda, um Sistema de Informações e de Gestão Logística que permita o conhecimento da situação real e oportuna das necessidades logísticas.

Na linha da nova orientação doutrinária visualiza-se a organização de um novo sistema logístico baseado em TI e com foco na adoção de uma estrutura de paz que se assemelhe à de conflito/guerra.  Manual de Fundamentos Doutrina Militar Terrestre. Disponível em: https://bdex. eb. mil. br/jspui/bitstream/123456789/4760/1/EB20-MF-10. eb. mil. br/jspui/bitstream/123456789/2 650/5/EB70-MC-10. Log%C3%ADstica%20Militar%20Terrestre. pdf. mil. br/index. php/D MT/article/view/3827. Acesso em: 18 jun. TROMBETTA, Daniel Zechim. As novas capacidades da logística militar terrestre: um olhar sobre o sistema integrado de gestão logística.  Doutrina Militar Terrestre, S. i, v. n. p.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download