DISEÑO, INNOVACION CURRICULAR BASADA EN COMPETENCIAS Y ACREDITACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL MERCOSUR

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Favorece a composição gradual de conhecimento do aluno. É considerada como parte do processo de aprendizagem Reconhece que há três níveis de processamento de informações (afetivo cognitivo e metacognetivas). Enfatiza o papel do aluno ativo no processo de aprendizagem. É um processo colaborativo, negociado entre o professor e o aluno. Os novos conhecimentos são adquiridos progressivamente relacionando-os ao conhecimento prévio do aluno. No que se refere a elas, é preciso considerar às ligações que vão se estabelecer entre o Estado, o mercado e a sociedade, nas mais distintas esferas: regional, nacional e local. É fundamental identificar que mesmo as escolhas mais sutis tecnicamente, também, se relacionam a procedimentos políticos. Dessa forma, as decisões políticas a nível MERCOSUL devem partir do princípio de integração regional, reconhecendo ideologias e preceitos.

Em relação aos interesses e preferências, percebemos que são significativos e precisão ser relevados, com a finalidade de compreender determinado processo de integração no campo de uma diversidade de processos. Os órgãos conectados as nações que vão se integrar possuem interesses centrais Notamos com base na leitura do artigo LA EVALUACIÓN EN UN MODELO DE FORMACIÓN BASADO EN COMPETENCIAS, o qual servirá de base teórica e referenciação para as atividades aqui desenvolvidas, que a política regional do MERCOSUL, a nível educacional superior, se associa por distintas formas. • 1991- Comitê Coordenador Regional (CCR): é o órgão assessor da Reunião de Ministros que propõe políticas de integração e cooperação na área educacional e coordena o desenvolvimento das ações do SEM.

• 1995- (INEP): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, programa de avaliação para o ensino superior. • 1996- (ENC) Exame Nacional de Cursos o sistema de avaliação do Ministério da Educação (MEC) criado em 1996 com o objetivo de acompanhar a qualidade do ensino superior no país. • 2001 (CRCA): Comissões Regionais Coordenadoras de Áreas: relacionadas à educação básica, educação superior e educação tecnológica. • 2004- (SINAES). Lei da Educação Superior – LES), iniciando suas atividades em 1996. • 2001 (CRCA): Comissões Regionais Coordenadoras de Áreas: relacionadas à educação básica, educação superior e educação tecnológica. ATIVIDADE 3 O regionalismo do ensino superior no MERCOSUL como vetor de internacionalização: uma abordagem da política regional de credenciamento. Explique levando em consideração a legislação.

O MERCOSUL educacional e a programação de políticas regionais para o ensino superior educação está exposto no acordo de integração regional do MERCOSUL, desde sua criação em dezembro de 1991 (decisão CMC nº 15/91). Em relação à primeira ação direcionada às atividades de credenciamento, essa foi criada no ano de 2002. Como um “Mecanismo Experimental de Acreditação de Carreiras para Reconhecimento de títulos de diploma universitário nos países do MERCOSUL”. Essa teve como critério três disciplinas em seu teste: agronomia, engenharia e medicina. Todo o processo passou por uma avaliação-avaliação Institucional das universidades participantes, que reconheceram o credenciamento dos cursos. O trâmite de credenciamento não teve uma persona exigida para representação das instituições de ensino superior dos Estados Partes e Associados, todo o processo ocorreu de forma voluntária.

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