Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O curso de Bacharelado em Fisioterapia foi iniciado em 1964 quando a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás passou a ser a ESEFEGO, e em 1968 foi criada a Faculdade de Filosofia da Cidade de Goiás. Em 1999 a ESEFFEGO passou a fazer parte da Universidade Estadual de Goiás como Unidade Universitária de Goiânia – ESEFFEGO e a Faculdade de Filosofia da Cidade de Goiás como Unidade Universitária de Goiás. Conforme Projeto Pedagógico Morrinhos (2015), já em 1986 tanto alunos quanto professores demonstravam o desejo de manter o ensino superior na região. E em 1990 a FACEA foi transformada em UNIANA e passou a contar com 11 cursos, sendo que desses, 7 eram de formação de profissionais para atuação na educação básica, sendo que a educação superior do estado entrou em sintonia com as políticas educacionais do país em 1996, quando da aprovação da lei nº 9.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Já de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores (2015), em seu artigo 7, cita que o perfil do egresso deve ser composto por um repertório de informações e habilidades de variados conhecimentos teóricos e práticos, de forma que o percurso de sua formação seja através da vivência interdisciplinar, contextualizada, democrática e com pertinência e relevância social e ética. Dessa forma, temos que o perfil de egresso apresentado pelo PP (2015) é de uma pessoa mais introspectiva, ou seja, o perfil de um profissional pesquisador, ciente do seu papel de docente na sociedade mas também ciente de que sua atividade irá requerer pesquisa e inovação constante. Já o perfil de egresso que consta no DCN (2015) já é o de um profissional com amplos conhecimentos, não somente na área da matemática e docência, e que esses conhecimentos serão moldados em sua jornada acadêmica, lhe auxiliando na pesquisa, atuação profissional e participação nas atividades.

Os dois perfis apresentados não são excludentes, mas se completam, porém seria um perfil desejado para grande parte das formações, não somente para a área de licenciatura matemática, pois a junção dos dois cria um perfil de egresso curioso quando ao aprendizado do curso, investigativo e também ciente da sua posição na sociedade e do que sua futura profissional irá agregar como um todo, capacitado para trabalhar em equipe e se relacionar com outras áreas do conhecimento. Currículos Propostos O currículo proposto no PP (2015) para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura busca formar um profissional com amplo conhecimento da matemática, com uma sólida formação pedagógica e na área de pesquisa. Melhorias na Formação Inicial de Professores A formação inicial de professores é um tema muito complexo, pois não é necessário que o profissional apenas tenha domínio do conhecimento ou saiba trabalhar em equipe, pois durante todo o tempo ele estará lidando com pessoas, pessoas que tem histórias de vida diferentes, problemas pessoais e sociais.

Sem falar que o docente estará o tempo todo competindo pela atenção do aluno com celulares, que muitas vezes podem conter um video mais explicativo para o conteúdo do que a forma como o professor está passando, pois já é sabido que os jovens aprendem de formas diferentes, alguns com mais facilidade com jogos, outros com leitura, outros com áudio, entre outros. Dessa forma, uma das principais medidas que devem ser feitas para garantir as melhorias da formação inicial dos professores é desde cedo colocar o docente em sala de aula, e que ele busque, tanto em sala de aula quanto em universidade utilizar conceitos da formação híbrida em suas aulas, propondo diversas formas de aprender para um mesmo conteúdo, além de motivar os alunos de para que aquele conteúdo serve, mesmo que não desejem seguir naquela área profissional.

Bibliografia DCN. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores, 2015.

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