DIRECIONAMENTO INFANTIL À FILOSOFIA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Crianças são espontâneas e curiosas. O questionamento faz parte de um dos passatempos preferidos da infância, devido à dúvida e à ânsia pela descoberta. Estes são alguns dos critérios básicos para o estudo da Filosofia. Tais fatos levam a refletir sobre a forma como a potencialidade filosófica infantil é desperdiçada e suprimida. A primeira pessoa a constituir o campo “Filosofia com/para Crianças” foi Matthew Lipman (1995), que criou com Sharp (1987), a Pedagogia da Comunidade de Investigação. Para isso é necessário criar uma pequena Comunidade de Investigação e promover o diálogo investigativo. Através da leitura e interpretação de materiais específicos, as crianças discutem de forma saudável, aprendendo a respeitar pensamentos alheios e a fundamentar as próprias opiniões.

Logo o aprendizado perderá a hostilidade e se apresentará de forma mais interessante e agradável. O direcionamento infantil à Filosofia ajuda a internalizar os sentimentos e valores da criança, que se tornará um adulto mais consciente e instruído. Dessa forma, pode ser possível mudar o curso do futuro, gerando maior racionalidade na população mundial. A IMPORTÂNCIA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS “Presentemente, impõe-se um grande desafio aos educadores: a formação de pessoas com as habilidades necessárias para transformar informação em conhecimento e conhecimento em acções consequentes. ” (Daniela Gonçalves, Cláudia Azevedo, ESE de Paula Frassinetti p. O educador desempenha um papel extremamente importante na formação do cidadão. Diante desta responsabilidade, deve contribuir para o despertar do pensamento crítico da criança, de forma natural e cativante.

Quando a criança questiona e se vê em um ambiente em que sua dúvida é considerada séria, sente-se estimulada a procurar conhecimento. A criança deve deixar de esperar respostas prontas e buscar as próprias teorias. Estimula-se o pensamento crítico a fim de encontrar fundamentos e tirar conclusões. Trata-se principalmente da busca pelas próprias descobertas. Fator importante para o estímulo da auto confiança. A criança cresce buscando o verdadeiro conhecimento e não se contenta com informações infundadas, vinda de terceiros. “Contudo, aplicar filosofia e fazer filosofia não são a mesma coisa. O paradigma do fazer filosofia é a figura altiva e solitária de Sócrates. ” (LIPMAN, 1998 p. Não importa o quão importante sejam os grandes filósofos.

Na sala de aula o foco é a criança e como ela pensa espontaneamente. Após a leitura, as crianças serão instigadas a refletir sobre o texto apresentado. Assim expõem a própria opinião e discutem entre si sobre o tema abordado. Dessa forma criam-se Comunidades de Investigação, capazes de solucionar os problemas enfrentados pelas personagens e de tirar conclusões para a própria vida. “Para o alcance da Comunidade de Investigação, o diálogo é o principal aparelho que o professor usará para realizar as provocações dadas às situações criadas em sala de aula, instigando os alunos a uma investigação filosófica. ” (Caroliny Santos Lima, p. A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E A ATUALIDADE “A Filosofia no contexto escolar possui um papel específico na formação dos estudantes e dos educadores envolvidos com a prática do filosofar.

Essas pessoas estabelecem um compromisso com a verdade, com o questionamento do que aparentemente é imutável, com a recusa aos discursos manipulativos e com o respeito aos outros em todos os aspectos. A Filosofia no contexto escolar contribui para a formação do cidadão, sendo o conceito de cidadania definido como o compromisso com a sociedade e as possíveis intervenções em prol da coletividade. Este compromisso com a sociedade e a coletividade só se efetiva quando a pessoa consegue compreender sua realidade de maneira crítica, para não ser iludido nem manipulado, e também para que adote uma postura ética que o impeça de iludir e manipular outros. O objetivo de ser cidadão é viver junto com outros de forma que um auxilie o bem-estar do outro.

A falta de Comunidades de Investigação possibilita a ascensão de governantes manipuladores. Fato que representa perdas severas para a sociedade de forma geral. Com o direcionamento infantil à filosofia, as crianças crescem sabendo questionar, investigar e a respeitar a ética. Dessa forma iniciam-se desde cedo à participação da solução de problemas. Partindo de pequenas para grandes Comunidades de Investigação, levam outras pessoas se tornarem ativas na sociedade. É uma metodologia extremamente lógica, já que visa desenvolver as funções cognitivas antes de apresentar novos conteúdos. Dessa forma a criança é incentivada a pensar por si mesma e a formar opiniões, para que não seja doutrinada por nenhum tipo de material de estudo. Não obstante continua aberta para o aprendizado proveniente dos mesmos. A criança que explora o pensar, amadurece as funções cognitivas com êxito e muda a sua percepção do mundo.

Ao chegar a fase adulta, mostra-se muito mais esclarecido e auto confiante.

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