Dificuldades na Leitura e Escrita De Textos Acadêmicos de Alunos no Período Inicial do Curso de Letras

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Física

Documento 1

Para realização deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica de alguns autores de grande relevância nesta temática. Conclui-se que os alunos que entram na graduação diretamente do ensino médio, apresentam menos dificuldades que os alunos que estão a mais de 3 anos afastados das salas de aulas. Palavras-chave: Dificuldades. Leitura. Escrita. INTRODUÇÃO Dos alunos matriculados em cursos de ensino superior a citar por exemplo o curso de Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), muitos não estão preparados para as rotinas de estudos que a graduação exige. Diante do exposto, em muitos casos alguns universitários ainda demostram fragilidades oriundas da formação básica (nível médio), essas fragilidades foram observadas pelos professores de cursos do ensino superior.

Para Marquesin Benevudes e Baptista (2011, p. “o letramento pode ser considerado um processo complexo, que quase sempre é visto como associado à alfabetização”. Diante disso, muitos alunos ainda apresentam dificuldades associadas a alfabetização, acarretando dessa forma lacunas no processo de escrita e leitura e consequentemente na elaboração de trabalhos acadêmicos. Com isso, a falta de preparação a outros tipos de textos traz impasses aos estudantes quando entram em contato com gêneros acadêmicos. Araújo e Bezerra (2013, p. complementa que distante familiarização com os gêneros acadêmicos é bastante natural. No entanto gera diversas dificuldades no processo de adaptação do estudante de letras. Ainda para Araújo e Bezerra (2013, p. CONCLUSÃO O trabalho em questão almejou abordar sobre as dificuldades encontrados por estudantes do período inicial do curso de Letras do CEFET MG, em especial, aos alunos que ingressaram na graduação diretamente do Ensino Médio.

As questões levantadas por meio de referenciais bibliográficos, demonstram que a uma necessidade de rever sobre o ensino de mais gêneros textuais no ensino médio, principalmente no ano final em que muitos estudantes se destinam ao estudo do texto dissertativo-argumentativo para preparação ao Enem e assim ingressarem em cursos superiores. A partir deste trabalho, foi possível observar que a principal causa dos desafios encontrados na produção de textos acadêmicos e na própria compreensão de leituras desses textos, é a falta de conhecimento com esses gêneros empregados na academia, visto que os universitários do primeiro período ainda não estão familiarizados e adaptados com a elaboração de textos mais complexos. Portanto, os desafios apontados no desenvolvimento desse artigo, são frequentes a muitos alunos do primeiro período.

Entretanto, o foco desse subitem foi demonstrar os entraves dos alunos recém-saídos do ensino médio que não estão a mais de 3 anos afastados da sala de aula e do ambiente escolar.

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