DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Administração

Documento 1

INTRODUÇÃO 6 2. O VALOR DO PLANEJAMENTO 6 3. AS DIFICULDADES DO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 7 4. ANALISE DE AMBIENTE 8 5. VISÃO GERAL DO CASO BRF 9 6. VANTAGENS COMPETITIVAS 12 9. Liderança no mercado brasileiro de alimentos, com marcas fortes e presença global 12 9. Ampla rede de distribuição no Brasil e nos mercados internacionais 13 9. Produtos de baixo custo em um crescente mercado global 13 9. Localização geográfica estratégica e diversificada 13 9. A. e a situação atual da empresa, identificando os principais aspectos empresariais, com base em disciplinas estudadas. Portanto, esse artigo busca reunir dados e informações, com o propósito em responder um questionamento central: o grau de eficácia da análise organizacional e da matriz SWOT no planejamento estratégico de uma organização multinacional brasileira de grande porte. O VALOR DO PLANEJAMENTO É crucial a empresa adotar regularmente as metodologias de planejamento estratégico.

O termo é de origem militar e significa “A Arte do General”, e da palavra grega Stratégos (stratos = exército e ago = liderança e comando). Observaram que 42% das empresas fecham as suas portas entre um a cinco anos após a sua criação, enquanto que, nos anos 70, a quantidade chegava a 60%. Já a mortalidade após 14 anos de existência caiu de 85% para 75%, se comparado ao mesmo período. A vida média das empresas brasileiras é de 8,7 anos. Também, de acordo com a Revista Exame1, “[. Embora o Brasil seja um dos países mais empreendedores do mundo, os negócios naufragam geralmente por falta de planejamento [. No princípio, era o caos. No princípio Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas.

Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento). Com efeito, assim diz o Senhor, o criador dos céus – ele é Deus, o que modelou a terra e a fez, ele a estabeleceu; não criou como um deserto, antes modelou-a para ser habitada. Assim, os gestores devem ir além dos sistemas de informação para descobrir as oportunidades inovação, portanto, o uso das modernas técnicas de gestão administrativa, patrocinada pela alta direção da empresa, tais como a análise do ambiente organizacional e a aplicação da matriz SWOT para fins de planejamento estratégico. VISÃO GERAL DO CASO BRF A organização tem mais de 80 anos de vida, tornou-se uma das maiores companhias de alimentos do mundo, graças ao nascimento de suas principais marcas.

Foi na década de 1930, no interior de Santa Catarina, que a Perdigão surge como um pequeno negócio de duas famílias de imigrantes italianos. Na década seguinte, foi a vez de Concórdia, também em Santa Catarina, receber a Sadia. De lá para cá, a fusão desses dois negócios, em 2009, deu origem a um dos maiores complexos agroindustriais do mundo. Diretoria Executiva - Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de Administração. CULTURA ORGANIZACIONAL Desde a origem, perpetua-se uma cultura que transcende fronteiras. É uma energia pulsante, que todos os colaboradores transmitem e recebem uns dos outros. Essa cultura é o Viva BRF: um conjunto de ações, valores e atributos que se refletem na ligação da empresa com os mercados onde atua, nas comunidades, nas relações entre gestores e equipes, nas parcerias entre as áreas e no trabalho do dia a dia.

Com o apoio dessa cultura viva dentro da BRF que também se incentiva os colaboradores a adotarem uma postura cada vez mais ativa e espontânea, com foco em fazer acontecer. Focar os esforços nas categorias globais principais - o fortalecimento do portfólio e sua qualidade deve constituir um esforço constante, por isso, seleciona-se as categorias mais importantes, com base em estratégia e valor. O foco global é no portfólio de cortes de suínos e aves de valor agregado, frios, empanados e refeições cozidas, pratos prontos, pratos práticos e food service. Capturar oportunidades globais - internacionalmente, foram dados passos importantes para solidificar a BRF como companhia global. No Oriente Médio, continua-se a aprimorar a marca halal. Na Ásia, investe-se no portfólio de marcas e aquisições na Tailândia e Malásia.

Produtos de baixo custo em um crescente mercado global – A empresa tem uma vantagem competitiva sobre os produtores localizados em alguns dos mercados internacionais em função dos custos de produção mais baixos e dos ganhos de eficiência em produção animal no Brasil. Também se alcançou escala e qualidade de produção que se permite concorrer de maneira eficaz com os principais produtores no Brasil e em outros países. Além disso, foi implantada uma série de programas destinados à manutenção e melhoria da eficiência de custo, incluindo programas para otimizar a cadeia de fornecimento, integrando demanda, produção, gestão de estoque e serviço de atendimento ao cliente. Localização geográfica estratégica e diversificada - As unidades de abate estão estrategicamente localizadas em diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Além disso, a diversidade geográfica dos centros de distribuição também proporciona custos mais baixos de transporte. Fatores externos à organização (tendências) Oportunidades Tendências sociais, econômicas, comerciais e políticas com consequências potencialmente negativas. Ameaças Fatores que se deve trabalhar no mundo exterior para garantir a sobrevivência da organização. Mesmo com a aplicação da análise SWOT para o planejamento estratégico da BRF, ainda assim, as fraquezas e as ameaças foram subavaliadas, a ponto de atualmente a organização estar enfrentando sérias dificuldades de gestão para a recuperação de um prejuízo líquido significativo de R$812 milhões no terceiro trimestre de 2018. Contrapondo o estabelecido no planejamento estratégico, as ameaças e fraquezas que determinaram a crise de gestão em 2018, segundo a Revista Exame2, foram: ignorar a dinâmica do setor; desprezar a experiência; gestão de crise quando não há crise; sucessões tumultuadas; fechar os olhos para a concorrência; marketing equivocado e decepcionar o mercado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do atual mundo globalizado e competitivo, as grandes corporações precisam estar posicionadas de forma positiva e constante para atingir os seus objetivos. Entre lucros e perdas, a BRF S. A. ainda é um exemplo a ser seguido, em termos de desenvolvimento organizacional. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. Disponível em: <https://exame. abril. com. br/negocios/dino/por-que-o-brasileiro-nao-tem-cultura-de-planejamento-shtml>. Acesso: 10 dez. O plano da BRF para se recuperar é fazer melhor o que já faz. Disponível em: <https://exame. abril. com. br/negocios/o-plano-da-brf-para-se-recuperar-e-fazer-melhor-o-que-ja-faz>. Acesso em: 09 dez. SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. Edição revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2000.

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