DETECÇÃO PRECOCE DE COVID-19 EM PACIENTES ADMITIDOS EM UM PRONTO-SOCORRO DO DISTRITO FEDERAL

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

OBJETIVO GERAL 8 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8 4 METODOLOGIA 9 4. TIPO DE PESQUISA 9 4. LOCAL DE ESTUDO 9 4. AMOSTRA DO ESTUDO 9 4. OBJETIVOS 3. OBJETIVO GERAL Avaliar a capacidade dos enfermeiros, que trabalham na linha de frente, em identificar precocemente a sintomatologia da covid-19 em paciente admitidos no pronto socorro, bem como avaliar as dificuldade enfrentadas para a assistência de enfermagem prestada em hospitais da rede publica do DF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Realizar pesquisa bibliográfica a fim de levantamento de sinais e sintomas da covid-19 para determinas o conteúdo do instrumento; • Elaborar instrumento visando identificar precocemente a covid-19 em unidade de pronto atendimento; • Apresentar o instrumento para enfermeiros no setor de pronto atendimento em hospitais da rede pública do DF; • Validar o instrumento direcionado a pacientes assistidos (admitidos) de hospitais da rede pública do DF; • Avaliar o nível de conhecimento dos enfermeiros dos setores de pronto atendimento e terapia intensiva sobre os sinais da covid-19.

METODOLOGIA 4. TIPO DE PESQUISA Estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa. Os riscos podem incluir a possibilidade de reviver momentos traumáticos ou de tensão decorrentes da situação e emergência de saúde pública mundial. Os benefícios incluem a possibilidade de melhoria do atendimento de enfermagem a pacientes com sintomas sugestivos de COVID-19 por meio da utilização de um protocolo adaptado. REFERENCIAL TEÓRICO 5. CONCEITO COVID-19 é uma doença ocasionada pela infecção do vírus SARS-CoV-2. Sua nomenclatura remete ao seu aparecimento na China Continental, em 2019. Nos Estados Unidos a taxa de gravidade clínica no período foi equivalente a 10% (6/60); e na Itália foi equivalente a 2,6% (52/2. FREITAS; NAPIMOGA; DONALISIO, 2020). Até o dia 05 de maio de 2020, no Brasil já haviam 114. casos identificados, 7. óbitos, com taxa de letatidade de 6,9%.

FISIOLOGIA E PATOGENIA O SARS-CoV-2 é um vírus respiratório diferente do Influenza, cujo comportamento ainda não está bem esclarecido (FREITAS; NAPIMOGA; DONALISIO, 2020). É um novo betacoronavírus,com período de incubação de 14 dias e mediana de 4 a 6 dias, apesar de haver relatos de períodos de incubação de até 24 dias. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, já foram identificados sete coronavírus humanos (HCoVs): HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (causa Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG), MERS-COV (causa Síndrome Respiratória do Oriente Médio – SROM) e o novo coronavírus, que foi temporariamente nomeado 2019-nCoV, passando a SARS-CoV-2 em 11 de fevereiro de 2020. O SARS-CoV-2 causa a doença COVID-19 (OPAS, 2020). O SARS-CoV-2 é transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas provenientes da boca e nariz de pacientes infectados ou por contato com superfícies contaminadas.

O manejo clínico é voltado para o tratamento dos sintomas, uma vez que ainda não há uma medicação padronizada (BRASIL, 2020a). Estudos com resultados positivos têm sido feitos em vários lugares do mundo para validar o fosfato de cloroquina e hidroxicloroquina como uma droga que combate a pneumonia causada por COVID-19 (GAO; TIAN; YANG, 2020; PACHECO et al. Várias pesquisas estão em andamento para desenvolver uma vacina eficaz contra o vírus, bem como para corroborar uma medicação efetiva contra a doença. Nesse sentido, o tratamento tem sido voltado para tratar os sintomas, como acontece com os casos gripais. Os casos mais graves requerem atendimento em unidades de emergência ou em Unidades de Terapia Intensiva, conforme a evolução da doença e vulnerabilidade dos pacientes.

Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. b. Disponível em: < https://covid. saude. Disponível em: <https://www. scielosp. org/article/ress/2020. v29n2/e2020119/#> Acesso em: 05 mai. GAO, J; TIAN, Z; YANG, X. F; CORRÊA, J. W. N. EPIDEMIOLOGIA DO SURTO DE DOENÇA POR CORONAVÍRUS (COVID-19).  DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. paho. org/bra/index. php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875> Acesso em: 30 abr. PACHECO, R. L.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download