DETECÇÃO DE DROGAS DE ABUSO POR MEIO DA QUÍMICA FORENSE

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

Para a pesquisa, foram utilizadas palavras-chaves como: química analítica; química forense; métodos de análises. Palavras-chave: Química. Analítica. Forense. Drogas. De acordo com Schroder (2018, p. a química analítica tem um papel central no desenvolvimento de várias áreas de conhecimento e os resultados oriundos de análises químicas são responsáveis por decisões importantes tomadas diariamente ao redor do mundo. Figura 1 - Relações entre a química analítica, outras áreas da química e outras ciências. Fonte: DONALD M. WEST, 2008 Portanto, a química analítica é o ramo da química responsável pela separação, identificação e determinação seja elas qualitativas ou quantitativas dos componentes da amostra, por meio da aplicação e do desenvolvimento de técnicas, métodos e dos procedimentos com ênfase na determinação correta a ser analisada (EEEP, 2018, p.

Métodos Clássicos Os métodos clássicos possuem baixo custo, equipamentos de fácil aquisição, permitindo microanálises, o que gera uma larga escala de utilização devido à relativa simplicidade, resultados confiáveis e agilidade na execução. Os principais métodos clássicos em utilização são os métodos volumétricos e os gravimétricos (EEEP, 2018, p. Métodos Instrumentais Com os avanços da tecnologia nos dispositivos eletrônicos e nos computadores, permitindo medidas de propriedades físicas dos analitos como condutividade elétrica, absorção ou emissão de luz, o que deu origem a novas técnicas como a cromatografia líquida de alta eficiência, espectroscopia e técnicas eletro analíticas (eletroquímica) (EEEP, 2018, p. Conceitos específicos da química analítica Para Schroder (2018, p.

a manipulação de dados na química analítica se utiliza de uma diversidade de conceitos bem definidos, sendo eles: • Análise - representação do mecanismo no qual são obtidas informações químicas ou físicas que se refere aos constituintes de uma amostra ou da própria amostra. Os métodos mais utilizados para esta determinação são a cromatografia líquida de alta deficiência (CLEA ou HPLC) e a cromatografia gasosa com espectrômetro de massa (GC/MS), são métodos que geram a identificação, separação com sensibilidade, rapidez de análise, detalhamento e segurança a cada composto analisado (GALINDO, 2010 apud FERREIRA, 2016, p. A CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS DROGAS DE ABUSO A classificação das drogas quanto à sua origem é composta de três categorias sendo elas: • Drogas naturais: as drogas naturais são obtidas através de plantas, de animais e de alguns minerais; • Drogas semi sintéticas: são produzidas a partir de drogas naturais com alterações químicas feitas artificialmente em laboratório; • Drogas sintéticas: são produzidas através de meios químicos cujos principais componentes ativos não são encontrados na natureza (PEDÃO, 2009, p.

Semelhantemente sua ação no SNC - Sistema Nervoso Central é classificada em três categorias: Tabela 1 - Ação da Droga no SNC Psicolépticos (Depressores) Psicoanalépticos (Estimulantes) Psicodislépticos (Perturbadores) Álcool Nicotina Maconha Benzodiazepínicos Cafeína Haxixe Barbitúricos Cocaína Cogumelos Opiácios Anfetamínicos LSD Morfina e Heroína Alucinógenos Sedativos Ecstasy Inalantes (Cola) Fonte: PEDÃO, 2009 De acordo com a pesquisa realizado pela FIOCRUZ - III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, com mais de 17 mil pessoas entrevistadas, foi constatado que no Brasil o consumo de drogas licitas e ilícitas destaca o consumo de Álcool por 2,3 milhões de pessoas que apresentaram critérios para dependência, enquanto que o uso da maconha atingiu o percentual de 7,7% da população brasileira e 3,1% para o uso da cocaína, sendo desencadeadoras de violência, acidentes e mortes.

Álcool Etílico (Etanol) O nível de etanol na corrente sanguínea está estritamente ligado à quantidade de dose ingerida, juntamente com a velocidade de absorção no trato digestivo, da capacidade do organismo eliminá-lo através da biotransformação. Cabe destacar que cerca de 90 a 98% do etanol é oxidado, e somente 2% é excretado (MOREAU e SIQUEIRA, 2016, p. A documentação tem com responsabilidade e importância na área de análises por conta dos resultados que irão constituir parte do prontuário médico do paciente, fornecendo a confirmação definitiva do caso de intoxicação, ou excluindo essa possibilidade (MOREAU e SIQUEIRA, 2016, p. Matrizes Biológicas Dentre as matrizes biológicas amplamente utilizadas estão a urina, o sangue, o cabelo, o fluido oral, o suor, ao qual traz definição quanto ao tempo de exposição, quantidade e velocidade da absorção da substância.

Para os fluídos corporais existe uma margem de detecção pequena, aproximadamente de 2 a 3 dias, de acordo com a droga a ser analisada, exceto a maconha ao que poderá durar até 20 dias. Já as amostras de queratina possuem uma janela de detecção mais longa, podendo chegar a 6 meses (OBID, 2011 apud SOUSA, 2011, p. Figura 2 - Principais Matrizes Biológicas Fonte: SOUSA,2011 4. Neste contexto, os métodos analíticos que são mais utilizados na determinação e quantificação de drogas em organismos são caracterizados como métodos cromatográficos entre eles HPLC, GC, MS, sendo que o método HPLC possui maior vantagem por ser portador de duas fases cromatográficas de interação seletiva com as moléculas das amostras, quando o método GC é portador de uma fase somente.

Assim, esta pesquisa demonstrou que a química forense possui sua importância no controle do uso ilegal ou abusivo de drogas por meio de métodos analíticos que são a base originaria da química analítica, com métodos precisos, ágil e prático para cada substância, com objetivo de trazer a luz soluções que os olhos humanos não podem compreender. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CUNHA, Cristiane M. O. Química Forense: importância na ciência da investigação e na elucidação de crimes. EEEP, EscolaEstadual -. Química Analítica qualitativa e quantitativa. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP, Ceará, 2018. FARIAS, Robson F. D. KRAPP, Juliana. Pesquisa revela dados sobre o consumo de drogas no Brasil. FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 08 Agosto 2019.

MOREAU, Regina L. D. Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz, São Paulo, 2012. PEDÃO, Evandro R. Curso de Introdução à Química Forense. Mato Grosso do Sul: [S. n. A. SILVA, Thiago E. M. D. Química analítica qualitativa.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download