Design de Experiência do Usuário para a Web

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Heurísticas de Nielsen Jakob Nielsen é um cientista da computação Ph. D em IHC que criou 10 heurísticas para avaliar aspectos de usabilidade em interfaces. Sua visão é de que o design das interfaces gráficas, independente de quão maravilhosas sejam, só são úteis quando permitem aos usuários atingirem seus objetivos ao utilizarem algum sistema. Isso é dito em uma frase famosa sua: “Even the best designers produce successful products only if their designs solve the right problems. A wonderful interface to the wrong features will fail. ● Visibilidade do status do sistema Em outros ambientes o ser humano pode usar diversos sentidos para se guiar e escolher suas ações. Interagindo com a interfaces gráficas o usuário geralmente fica muito mais dependente da visão. Pensando nisso, Nielsen criou esta heurística.

A ideia é manter o usuário sempre informado de sua posição atual dentro do sistema, de onde veio e para onde pode ir, como no exemplo a seguir de um carrinho de comprar numa loja online: Imagem 2 - ​Exemplo de visibilidade do status do sistema - carrinho de compras Com indicações como essa, o usuário é capaz de entender quantos passos de um processo já completou e quantos faltam, lhe dando uma ideia de quanto tempo falta. Dessa forma o usuário não se sente preso ou perdido dentro do sistema. ● Prevenção de erros Esta heurística vai um pouco além de ajudar o usuário desfazer seus erros, pois o foco é evitar que esses erros ocorram. Bons exemplos para isso são os modais de confirmação que perguntam se o usuário realmente deseja executar a ação escolhida, principalmente quando a ação é irreversível, como mandar um email.

São muito úteis, pois podem trazer textos informando o usuário sobre as consequências da ação e reforçam que é realmente isso que o usuário quer fazer. No portal 1746. rio esse mecânismo não foi encontrado até onde observado. Isso torna totalmente impraticável essa função. Para utilizar essa função foi necessário instalar um leitor de tela que ajudasse na tarefa, no caso o ​ChromeVox​. Imagem 2 -​ Uso do ChromeVox no Portal 1746. rio Com essa extensão instalada no navegador foi possível executar a tarefa de submeter um formulário, pois o ChromeVox deixa um highlight amarelo no elemento em foco na página e usa um programa de síntese de fala que lê o texto para o usuário. Mesmo assim a experiência dessa interação foi penosa devido a falta de flexibilidade de movimentação entre os conteúdos da págino.

● Os problemas encontrados podem impedir que os usuários (ou um grupo de usuários) cumpram seus objetivos no site? Sim, foram encontrados problemas que podem impedir que o usuário interaja de forma satisfatória com o site. O maior problema foi a falta de feedback visual padrão no site para as ações com o teclado. Sem o ChromeVox seria inutilizável. Mesmo com o highlight do ChromeVox, a navegação é extremamente engessada e pode levar o usuário a desistir de interagir. ● Dentros dos princípios de design, Don Norman descreve o que é um affordance. Já para pessoas que usam leitores de tela e/ou apenas o teclado para interagir terão dificuldades bem maiores em utilizar o site, reduzindo a usabilidade em quesito de eficiência e satisfação no uso.

A acessibilidade é muito prejudicada pela mesma razão, pois por padrão o site não oferece feedback suficiente para que o usuário perceba as respostas do sistema aos seus comandos. Sem mouse não é possível utilizar o ​hover ​do cursor para destacar elementos, mas aplicando o mesmo comportamento a elementos em foco pela tecla TAB o problema já seria resolvido. Essa carência de feedback teve de ser contornada pelo uso do ChromeVox, mas é péssimo para o portal depender de uma ferramenta de terceiros, pois os usuários podem não conhecer ferramentas do gênero e apenas desistir de interagir com o portal.

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