Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial - da adolescência á velhice

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Medicina

Documento 1

A puberdade para Martorell (2014, p. é “o processo que condiz a maturidade sexual, ou fertilidade”. Para Papalia e Feldman (2013, p. a puberdade seria “parte de um longo e complexo processo de maturação que começa antes do nascimento”. Com o início desse processo, algumas transformações dentro do corpo humano vão acontecendo. Entretanto, não são só os aspectos estéticos e fisiológicos que estão presentes no desenvolvimento do corpo humano de um adolescente. Estudos apontam que a constituição de nosso cérebro, assim como principalmente o processamento de informações sempre estão em constante desenvolvimento. O pensamento torna-se a ser mais realista e racional, mesmo que ainda não tenham a maturidade de um adulto formado. Gogtay e colaboradores (2004) afirmam que “Estudos de imagem prévios mostram mudanças regionais não lineares na densidade da substância cinzenta (GM) durante a infância e adolescência com aumento pré-puberal seguido de perda pós-puberal”.

Steinberg e Scott em 2003 (apud PAPALIA; FELDMAN, 2013, p. Pois a partir do momento em que seus processamentos cognitivos ficam mais eficazes e racionais, as questões morais e éticas da sociedade começa a vir à tona. Diferentemente das crianças, os adolescentes são mais capazes de se colocar no lugar de outras pessoas, assim como solucionar problemas sociais e lidar com os relacionamentos que a vida promove, contribuindo assim para o desenvolvimento seu moral. PAPALIA; FELDMAN, 2013 p. Ao longo de sua maturação vão desenvolvendo a capacidade de criarem sua própria identidade, decidirem sua carreira profissional, assim como também decidir sobre sua sexualidade. Eis que chega á maioridade para alguns países aos 16, para outros 18 ou até 21 anos. al, 2008), afirmou que: “Todo homem nasce programado para ter câncer de próstata, pois todos carregam em seu código genético os chamados 'proto-oncogens', que dão a ordem para uma célula normal se transformar em outra maligna.

Isto só não ocorre indiscriminadamente porque a função dos proto-oncogens é antagonizada por outro grupo de gens protetores, chamados de 'supressores' [. Com o decorrer dos anos acumulam-se perdas dos gens supressores, que libera a atividade dos proto-oncogens e permite a degeneração das células prostáticas” Já o câncer de mama como em muitos outros cancros, seu surgimento parece ser multifatorial. Segundo Bilimoria e Morrow (1995) os cânceres mamários teriam origem genética. Os autores abordam que cerca de 90 % dos casos venham de fatores genéticos, e apenas 10% de origem familiar, hereditário. Informações e habilidades principalmente para participação na sociedade. Estágio realizador (início dos 20 anos até o início dos 30). Não adquirem mais o conhecimento por seu próprio valor e sim para atingir metas como carreira profissional e família.

Estágio responsável (final dos 30 anos até início dos 60) utilização da mente para resolver problemas práticos associados a responsabilidades. Estágio executivo (dos 30 ou 40 anos até a meia-idade). No primeiro as expectativas de autoconfiança e auto direcionamento começam a aumentar. No segundo o indivíduo não está mais inserido na família de origem, podendo ter uma variedade de cursos universitários, empregos e relacionamentos. Já no terceiro, em torno dos 30 anos, o indivíduo gera independência da família de origem compromisso com uma carreira, relacionamento amoroso e filhos. Com o passar da vida adulta, chegamos aos 60 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essa é a idade de passagem. Esses dois elementos da senescência podem causar muitos riscos ao idoso principalmente por conta da diminuição do tônus muscular, facilitando o risco de quedas.

Hormonalmente, passaremos pela menopausa (mulheres) e Andropausa (homens), ambos acontecem por conta de um declínio na produção de testosterona e estrogênio, nos homens e mulheres respectivamente, fazendo com que nossa capacidade reprodução se interrompa (BULCÃO et. al, 2004). Há uma forte evidência em estudos epidemiológicos, de que os estrógenos e os andrógenos teriam uma grande relação com a parte neuromotora, fazendo com que muitos idosos sejam adeptos a reposições hormonais para que fatores como a memória não tenham um declínio tão significativo (BULCÃO et. al, 2004). Afetando sua situação financeira e também estado emocional, podendo não se sentir mais úteis na sociedade. Por isso a necessidade de fornecer apoio financeiro e afetivo a inúmeros idosos aposentados.

O período do envelhecimento se torna uma fase onde o idoso reavalia sua vida, e aproveitar os anos que lhe restam. Alguns deixam seus legados aos familiares, transmitem suas experiências. E outros até se dedicam em passar seu tempo fazendo as coisas que deixaram de fazer durante a vida. Ciências & Cognição, v. p. CARSKADON, Mary A. et al. An approach to studying circadian rhythms of adolescent humans. Dynamic mapping of human cortical development during childhood through early adulthood. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. n. p. GOMES, Romeu et al. AMGH Editora, 2014 PAPALIA, Diane E. FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento humano. Artmed Editora, 2013. SROUGI M. W. Willis, S. L. A stage theory model of adult cognitive development revisited. In B. MARCHI NETTO, Francisco Luiz de. Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento humano e suas implicações na saúde do idoso.

Eccles, J. S. Wigfield, A. Mistry (Vol. Eds. Handbook of psychology: Vol. Developmental psychology. New York: Wiley.

41 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download