DESENVOLVIMENTO DE UM Sistema para ingresso de teatro EM LINGUAGEM C Linguagem e Técnicas de Programação; Engenharia de Software I

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

O mesmo foi desenvolvido em cinco partes descritas ao longo do relatório, sendo elas: Requerimento, Projeto, Implementação, Testes, Manutenção. Palavras-chave: Teatro, Ingresso, Linguagem C. ABSTRACT This work has the objective of designing a program in C language to control theater performances, as well as managing ticket sales. This project is part of the evaluation of the discipline of Integrated Multidisciplinary Project (PIM) IV, which involves the disciplines of Programming Languages ​​and Techniques and Software Engineering I at UNIP. It was developed in five parts described throughout the report, which are: Requirement, Project, Implementation, Tests, Maintenance. opção 2 – CAdastro de apresentação. opção 3 – listar as apresentações. opção 4 – Cancelar as Apresentações. opção 5 – Fechar caixa e sair. implementação. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. Introdução Este relatório possui o objetivo de descrever um sistema automatizado para venda de ingressos de teatro escrito em Linguagem C, para isso, serão utilizados os conhecimentos adquiridos com as disciplinas de Linguagem e Técnicas de Programação e Engenharia de Software I.

Descrição do CENário Em um cenário fictício, os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIP montaram uma empresa especializada em software, e recebeu a seguinte proposta do Teatro: • Elaborar um sistema para gerenciar a venda de ingressos e os shows de teatro em Linguagem C. • O sistema também irá cadastrar, listar e cancelar os shows cadastrados. Desenvolvimento O primeiro passo para a elaboração do projeto foi definir uma metodologia para o mesmo, e por ser um modelo mais simples e direto, foi implementado o método cascata, no qual cada bloco ou função apenas é considerado finalizado após sucessivos testes, além disso, o código será constantemente analisado por um analisador de código estático (CppCheck) a fim de otimizar o código e evitar erros como memory leak.

A Figura 1 demonstra um modelo de desenvolvimento em cascata. Figura 1- Modelo em cascata Fonte: Casa da Consultoria (2020) O requerimento é a etapa para levantar quais são os requisitos do sistemas; a etapa de projeto é para definir como o sistema será projetado; a etapa de implementação é para implementar o sistema; a etapa de verificação é para realizar os testes e tentar anular os erros, mas caso encontre algum o mesmo irá ser corrigido na última etapa que é a de manutenção. Requerimentos Essa etapa consiste em levantar os requisitos do sistema, e eles são os mesmos que foram propostos pelo Teatro na Seção 1. projeto O sistema será desenvolvido em Linguagem C, no Ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) DevC++ versão 5. Por fim será impresso na tela os ingressos contendo o nome da apresentação, a hora e minuto inicial, a data, a poltrona selecionada e o tipo de ingresso.

Opção 2 – Cadastro de apresentações Está opção tem a finalidade de cadastrar as apresentações. Assim, primeiro solicitará ao usuário um nome de no máximo 64 caracteres para a apresentação. Depois o sistema irá solicitar informações sobre a data e hora da apresentação, por fim, solicitará o valor do ingresso inteiro. O sistema irá verificar se há outra apresentação para o mesmo dia, se sim, descarta e retorna ao menu principal, se não, salva na lista e retorna ao menu principal. Figura 4- Implementação menu principal. Fonte: Autor (2020) 2. Implementação das listas encadeadas Foram implementas as seguintes funções para manipulação de lista encadeada: iniciar a lista; inserir na lista; imprimir a lista, ver tamanho da lista, buscar um item na lista, verifica se há apresentação na mesma data, apagar da lista e limpar a lista.

Elas estão demonstradas na Figura 5. Figura 5- Implementação das listas encadeadas. Fonte: Autor (2020) 2. Implementação do bloco para vender ingressos Este bloco é o maior e mais complexo bloco do sistema, pois ele tem como objetivo gerenciar o controle e venda dos ingressos. Primeiramente ele irá iniciar as variáveis de controle e verificar se há peças cadastradas, se houver, prossegue listando as peças ao usuário, se não, retorna ao menu. O usuário irá digitar o indíce da apresentação pretendida, em seguida é verificado o número de poltronas livres, se não houver poltronas livres, o sistema retorna ao menu, se houver, continua. O sistema irá imprimir na tela um mapa de assentos livres e ocupados, e solicitará ao usuário a posição pretendida, a qual será formato A0, onde a letra representa a fileira e o número a coluna.

Após selecionar o primeiro assento, houve uma tentativa de acessar ele novamente, mas o sistema identificou que estava ocupado e acusou. Figura 13- Telas do bloco de vendas de ingresso. Fonte: Autor (2020) O dia 28/03/2020 caiu em um sábado, e como não é terça, não foi liberado a opção de ingresso gratuito, mas para verificar este passo foi adicionado uma apresentação para o dia 31/03/2020 que é uma terça-feira. Uma imagem da tela demonstrando esses passos pode ser vista na Figura 14. Figura 14- Telas do bloco de vendas de ingresso demonstrando vendas na terça-feira. Figura 18- Tela do bloco de encerramento. Fonte: Autor (2020) 2. Testes Foram realizados alguns testes de performance no sistema para verificar se todas as funções estavam desempenhando seu papel corretamente, e todas obtiveram resultado positivo.

Além disso, também foi testado com o CPPCheck V1. o mesmo acusou os seguintes erros e melhorias: • Linhas 299 e 309: “if” com condição sempre verdadeira, sugeriu alterar para a lógica “&&”. com. br/modelo-cascata/. Acesso em: 28 mar. TIWARI, Nikita. Tomohiko Sakamoto’s Algorithm: finding the day of the week.

89 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download