DESAFIOS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PRÉ HOSPITALAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. CRITÉRIOS PARA ENVIO: 1º - Tempo mínimo para conclusão do curso; 2º - Todas as avaliações realizadas e com média de aprovação; 3º - Toda documentação exigida entregue e confirmada no portal pelo setor de DOCUMENTAÇÃO; 4º - Pagamento até a penúltima mensalidade. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar os desafios do enfermeiro no atendimento de urgência e emergência pré hospitalar segundo a literatura cientifica. Método: Trata-se de uma revisão da literatura bibliográfica mediante artigos indexados nas bases de dados virtual da saúde no período de 2010 a 2020, realizada nos meses de junho a agosto de 2020. Deste modo, a atuação da enfermagem está estreitamente relacionada à assistência direta ao paciente crítico sob risco iminente de morte (RODRIGUES et al. Nesta perspectiva, o enfermeiro é responsável pelo primeiro atendimento de forma rápida e eficaz, assumindo atribuições e competências privativas no atendimento ao paciente grave, ofertando assistência e manutenção de sinais vitais.

A vista disso, o enfermeiro deve prestar a assistência de saúde pautado em estudo científico e prática clínica, tendo como diferencial o raciocínio rápido, habilidade para intervenções e cautela garantindo a vida (NOGUEIRA, et al. Entretanto, muitas vezes, a assistência de enfermagem na urgência e emergência acarreta em desafios na assistência relacionados ao atendimento ao paciente politraumatizado e as funções gerenciais como liderança, provisão de recursos materiais e resolução burocráticas corroboram negativamente em estresse e sobrecarga de trabalho causando possível interferência em uma assistência de qualidade (CAVALCANTI, BERTONCELLO, 2013). Tendo em vista que o cenário do atendimento em urgência emergência é envolto de riscos e exposição a agravos, surgem a preocupação sobre os desafios enfrentados por enfermeiros que realizam atendimento neste setor.

A pesquisa foi feita nas bases de dados através de descritores que referenciasse o estudo de forma adequada, escolheu-se os descritores: urgência, enfermagem em emergência e atendimento pré hospitalar e utilizou-se o conector “e” para maior precisão na seleção dos artigos. Os critérios de inclusão foram trabalhos originais e inéditos, publicados na íntegra, nos idiomas português e inglês e que se enquadrasse no período proposto pela pesquisa, os critérios de exclusão foram artigos de revisão, artigos editoriais, resumos de congressos, artigos repetidos e artigos que não satisfaziam a temática da pesquisa. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo. Esta análise constitui-se de um método especifico para elaboração de forma esquemática do conteúdo e descrição dos resultados através de categorias (BARDIN, 2011).

A análise constituiu-se por 03 etapas: pré-analise através do levantamento dos achados, seleção dos artigos a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos e análise dos artigos selecionados por meio da leitura detalhada e criteriosa. et al. Qualitativo/ Exploratório/ Descritivo 13 Identificou os desafios da assistência prestada aos pacientes graves no serviço de emergência de um hospital de ensino público sob o ponto de vista dos enfermeiros. DURO, C. L. M. A. N. Qualitativo/ Descritivo 120 Análise da opinião de enfermeiros brasileiros e portugueses sobre os desafios na urgência. SCHORR V. et al. Em relação ao estresse como desafio na assistência, este pode ser desencadeado por múltiplos fatores como a sobrecarga de trabalho, o constante risco iminente de morte dos pacientes atendidos devido a gravidade clínica e até mesmo a dificuldade de aplicabilidade da autonomia profissional (CARNEIRO, 2010).

Duro (2014) afirmou em sua pesquisa que a sobrecarga de trabalho juntamente com o déficit de recursos materiais e a excessiva demanda geram estresse e cansaço mental dificultando por parte dos profissionais a oferta de um atendimento humanizado na urgência e emergência. Schorr (2020) afirma ainda que a ausência de reconhecimento causa desmotivação do profissional acarretando em maior estresse e dificuldades no relacionamento com a equipe de trabalho. Entretanto, o autor afirma que apesar dos achados, foi evidenciado que o enfermeiro, mesmo com as dificuldades e desafios inerentes da profissão e local de trabalho, ainda assim, este realiza sua função com destreza, competência e comprometimento. Este estudo apresenta como limitação reduzida publicações de periódicos originais nas bases de dados virtual e utilização de poucos artigos pertinentes a temática.

Vol. pp. CARNEIRO, M. C. Avaliação do estresse do enfermeiro em unidade de emergência hospitalar. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde, Santa Catarina, v. n. p. DIAS, L. P. p. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. R. et al. Caracterização dos agravos traumáticos no setor de urgência e emergência de um hospital público de Sergipe. Ciências Biológicas e de Saúde Unit. Aracaju. JUNIOR, J. M. P. MIRANDA, F. A. C. Cuidados intensivos em um serviço hospitalar de emergência: desafios para os enfermeiros. Rev Min Enferm. ed. p.

99 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download