Desafio e possibilidades de gênero no espaço escolar

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O presente trabalho parte de uma Situação Geradora de Aprendizagem SGA que apresenta uma situação enfrentada pela professora de Educação Física Alessandra, que ao propor a formação de um time feminino na escola onde atua percebeu a não aceitação não somente dos alunos, mas também da equipe docente. Diante da situação, a professora constatou a necessidade de trabalhar a questão de gênero dentro da escola, iniciando seu trabalho com os professores da instituição em que propôs um dia de formação com a equipe pedagógica partindo do tema “Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar”. Sendo assim, a professora Alessandra diante da situação apresentou um posicionamento crítico e buscou trabalhar com essa temática com toda a equipe para combater esse estereótipo de gênero cultural presente na escola.

Uma vez que, nos últimos anos houve um avanço significativo na luta pela a igualdade de gênero, mesmo assim ainda está presente em nossa sociedade um preconceito defasado que se apresenta em situações como a diferença salarial entre homens e mulheres e também dentro da escola como a divisão do esporte e a perspectiva de melhor desempenho em algumas disciplinas. Segundo os estudiosos do ser adolescente, este é um sentimento decorrente da necessidade que ele tem de identificação e aceitação com um determinado grupo, no qual deseja inserir-se. A razão de escolha do grupo pode variar desde o estilo de vestir até outros modos de identificação, como a fala e os gestos que variam de acordo com o seu momento atual. O adolescente faz isso para se sentir pertencente ao mundo e melhorar a auto-estima.

CAVASIN e ARRUDA, p.   A fase da Adolescência devido às transformações que o indivíduo passa pode levá-lo a vulnerabilidade e assim possibilitar a influência diretamente, dos grupos a qual deseja inserirem-se, no modo como os adolescentes descobrem a sua personalidade.   A LDB- Lei de Diretrizes e Base da Educação (1996) no seu Art 3º declara:    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância. BRASIL, 1996) Neste recorte acima mostra que a LDB aponta os princípios que devem basear o ensino, assim a igualdade, a liberdade de aprender e o respeito à liberdade devem estar presentes no contexto escolar e ser trabalhados em conjunto com os conteúdos teóricos de cada etapa.

       O Plano Nacional de Educação- PNE (2014) apresenta entre suas diretrizes a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação". As metas propostas pelo PNE também enfatiza a importância da superação da desigualdade, para tanto deve-se ser fornecer o acompanhamento e o monitoramento e o desenvolvimento de políticas de combate a quaisquer forma de discriminação.   Sendo assim, não somente cabe a escola, mas também a família precisa se conscientizar sobre a relevância da sua participação neste processo. Dentro desse cenário o professor juntamente com a escola devem ter um olhar atento para dinâmica do seu entorno e assim entender quais as suas necessidades e trabalhá-las em conjunto com a família.

A professora Alessandra percebeu  em sua prática a importância de levar a discussão sobre a igualdade do gênero para sua equipe pedagógica, objetivando combater os estereótipos que estava afetando o desenvolvimento do grupo. Portanto, trabalhar a questão da igualdade de gênero dentro da escola e com a participação da família permitir a promoção do respeito à diversidade de gênero, e somente assim será impulsionado mudanças institucionais e sociais objetivando a superação de preconceitos e discriminações historicamente consolidados e alcançar os objetivos previstos para a educação, formar cidadãos críticos e transformadores da sua realidade REFERÊNCIAS ALMEIDA, F. J. MEDEIROS, D. Constituição (1988).  Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Cavasin S,  Arruda S. Adolesci.     PINTO, Rosângela de Oliveira. Gestão Escolar, Políticas e Legislação Educacional. Valinhos, 2016.   SOUZA, Lúcia Aulete Búrigo; GRAUPE, Mareli Eliane. Gênero e Políticas Públicas na Educação.

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