DEPRESSÃO PÓS-PARTO NA ADOLESCÊNCIA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Nome do orientador) Afiliações ________________________________________ Prof. Nome do professor avaliador) Afiliações ________________________________________ Prof. Nome do professor avaliador) Afiliações SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. OBJETIVOS. Objetivo geral. Em contrapartida a esse fato, a participação efetiva do profissional de enfermagem durante o pré-natal com base em uma atuação psicológica e orientadora, formar relações familiares saldáveis e aceitar a condição em que se encontra minimizam as problemáticas relacionadas à DPP. Palavras-chave: Depressão pós-parto, pré-natal, fatores de risco, atuação profissional. ABSTRACT This study aims to analyze the role of nursing in the midst of risk factors for postpartum depression in adolescent mothers. A bibliographic review was made in the databases of the national library of medicine and scientific journals that include articles in Portuguese and English, whose subjects are not only directly related to risk factors and protection for postpartum depression, but also the nursing professional's role in prenatal care to minimize the damage of this disorder.

The relevant participation of socioeconomic and psychosocial conditions, as well as physiological conditions, were unanimously observed among the articles as the main factors that intensify PPD. Essa conjuntura, também afeta o pai adolescente com semelhante intensidade, na medida em que, frequentemente, tem pretensões de estudar e aproveitar a vida, a responsabilidade de assumir o papel de pai influencia sua saúde mental. No entanto é nas populações de baixo nível socioeconômico que há fatores de risco preocupantes, como a não aceitação familiar, as condições econômicas para o sustento do bebê e as dificuldades conjugais. Nesse interim entra o papel fundamental do profissional da saúde, com destaque para o profissional de enfermagem, que atua com o objetivo de minimizar os riscos de depressão pós-parto e auxiliar as adolescentes no processo de maternidade, de modo a criar debates, ensinamentos e orientações sobre como proceder para a sua saúde e para a saúde do seu filho.

Dessa forma o tema apresenta grande importância clínica, com elevada influência na saúde pública, principalmente no tocante à saúde mental e social da mãe e ao desenvolvimento da criança. OBJETIVOS 2. É fato que durante a gravidez o corpo humano produz muito mais progesterona do que em estados normais, e essa progesterona em excesso vai se acumular, em parte, na placenta, que será removida durante o parto, portanto há uma queda abissal nos níveis hormonais assimilados durante todo o período de gravidez, em questão de horas e isso é suficiente, do ponto de vista clínico, para provocar uma alteração no estado neurológico, causando depressão. Desse modo, a depressão é resultado de um aglomerado de fatores: alterações nos níveis dos hormônios sexuais (progesterona e estrogênio), que já são instáveis na adolescência, metabolismo das catecolaminas (Santos, 2001) e fatores hereditários (Aliane, Mamede, & Furtado, 2011).

A DPP terá como consequência uma alteração social e familiar que impactará diretamente na relação familiar recém-formada não só entre a mãe e o filho, mas também para o pai. Caso esse quadro não seja tratado com antecedência, o desenvolvimento do bebê pode ser prejudicado (Arrais, Mourão, & Fragalle, 2014; Theme Filha et al. Para a perfeita abordagem da situação é conveniente destacar os principais fatores de risco que intensificam o processo depressivo no puerpério. As consultas do enfermeiro são intercaladas por consultas com o médico, mas o papel fundamental na prestação da assistência adequada à gestante no pré-natal é profissional de enfermagem que é de profunda importância para a prevenção da DPP, principalmente, em adolescentes. Além dessa assistência, o profissional deve proporcionar programas educativos, palestras esclarecedoras e orientando quanto às dificuldades no período puerperal (Silva et al.

REFERÊNCIAS ARAUJO, Suelayne Martins. A Importância do Pré-natal e a Assistência de Enfermagem.  Revista Eletrônica de Ciências – v.   Arrais, A. R. Lordello, S. R. Cavados, G. Eds), Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e Estratégias de intervenção (pp.  Novo Hamburgo, RS: Sinopsys. Arrais, A. R. Mourão, M. Psicodinâmica do ciclo gravídico puerperal. In F. F. Bortoletti. Eds. O. Alves, S. V. Ludermir, A. B. v49/33/pt/ Cantilino, A. Zambaldi, C. F. Albuquerque, T. L. S. Jérôme, F. Hatem, M. Antenatal psychosomatic programming to reduce postpartum depression risk and improve childbirth outcomes: A randomized controlled trial in Spain and France.  BioMed Central Pregnancy & Childbirth,14,1-12.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download