CUSTOS LOGÍSTICOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Logística

Documento 1

Será abordado os tipos de custos, aparentes ou não aparentes, visíveis ou não visíveis; pois dentro do presente estudo é necessário uma análise de custos que muitas empresas não contabilizam no processo logístico. Por fim, uma análise dos métodos de custeio será de grande valia para uma empresa saber como buscar e como efetuar seus cálculos sobre os custos envolvidos em uma operação logística. Palavras- chave: Logística, custos logísticos, operação logística. INTRODUÇÃO No mundo de hoje, a logística caracteriza-se por complexas operações, especialmente em um processo de globalização de mercados, que visam fluir, de forma eficiente e eficaz, bens e serviços ao longo da cadeia de distribuição de suprimentos.

A grande variedade de produtos e serviços e a variedade de uma rede de consumidores espalhados por todo o planeta acabam por aumentar significativamente a necessidade de um controle rígido das operações logísticas globais, visando assegurar o suprimento de produtos e serviços de forma ágil e eficiente e atendendo, por consequência as expectativas dos clientes e consumidores. SCHÜTER,2013, p. Os custos dos processos de uma estrutura empresarial qualquer compreendem um custo de um pressuposto puro de um processo (sem perdas), ou conjunto de processos acrescido de uma perda. Esse entendimento de custo pode ser expresso matematicamente da seguinte fórmula: Figura 1 Fonte: Campos e Brasil (2007) O custo efetivo é dado pelo dispêndio total de recursos em um processo logístico, incluído o custo nominal, adicionado das perdas inerentes ao processo.

O custo nominal representa um custo hipoteticamente puro, entendido como sendo a capacidade plena de atividade do conjunto operador-equipamento. Perda, por sua vez, é o não aproveitamento das oportunidades de se capitalizar uma empresa com qualquer tipo de bem economicamente mensurável nos processos logísticos. Treinamento e avaliação São usados para atualização tecnológica, via treinamento e verificação, em novos sistemas, tecnológicos ou não Fornecimentos de peças e componentes São usados para aquisição de peças e componentes utilizados em montagens, testes, conjuntos especiais etc. Descontinuidade e sucateamento São usados para considerar futuras perdas relativas à finalização e à descontinuidade do bem, assim como na sua destruição programável. Fonte: Campos e Neto (2016), elaborado a partir de Leone G. S.

G custos, planejamento, implementação e controle. Tais métodos têm sido elaborados para aplicações específicas, como o método de custeio ABC (SCHLÜTER, 2013, p. Segundo Silva e Garbrecht (2016) o custeio baseado em atividade (ABC: Activity Based Costing) é um método pelo qual os custos indiretos são apropriados aos objetos de custeio por meio das atividades consumidas durante o processo de produção. Esse tipo de custeio surgiu como uma resposta à subjetividade presente nos critérios utilizados para o rateio no custeio da absorção. Em síntese, essa técnica de controle e absorção de custos permite: • Identificar os processos e as atividade existentes nos setores produtivos auxiliares ou administrativos de uma organização, qualquer que seja sua finalidade: prestação de serviços, industrial, instituição financeira etc.

• Identificar, analisar e controlar os custos envolvidos nos processos e nas atividades; • Atribuir os custos ao produtos, tendo como parâmetro a utilização dos geradores de custos. Custo de oportunidade (KOP) É dado em função de demanda do produto e do processo não aproveitado totalmente. Este fato pode ser explicitado através das ociosidades nos postos produtivos de cada procedimento (estático e dinâmico) que compõe um processo logístico. Custo reversão (Krev) O custo do canal reverso de distribuição é representado pelo dispêndio que cada processo logístico possui para executar o tratamento das sobras e avarias das matérias-primas e insumos utilizados, para reinserção em novas cadeias de suprimento ou no meio ambiente. Os valores para esse custo poderão ser negativos, caso haja possibilidade de reaproveitamento das sobras por outros processos, por outro subsistema ou sistema logístico, por meio da comercialização.

MODELO DA FUNÇÃO LOGÍSTICA A estruturação do modelo ocorre em convergência com os conceitos e objetivos da logística. de Macedo.  Logística: Teia de relações. Curitiba: Ipbex, 2007. CRUZ, June Alisson Westarb.  Gestão de Custos: perspectiva e funcionalidades. SCHLÜTER, Mauro Roberto.  Sistemas Logísticos de Transportes.  Curitiba: Intersaberes, 2013.  SILVA, Ernani João; GARBRECHT, Guilherme Teodoro.  Custos Empresariais: Uma visão sistêmica do processo de gestão em uma empresa.

126 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download