Curso Diaconato

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:História

Documento 1

D. CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COOPERADOR E DIÁCONO 2020 1 Diaconia 1. Breve Conceituação Introdutórias O moderno dicionário da língua portuguesa “Michaelis” define a palavra “Diácono” como “aquele que, tendo recebido o grau ou oficio do diaconato, desempenha as respectivas atribuições”. Já o dicionário da bíblia de almeida sobre o “Diácono”, assim disserta:” Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At. Em referência a pessoa do diácono em si, “DIAKONOS” é definido como “garçom”; servo ou serva; administrador; ministro; diácono ou diaconisa. “A segunda: DOULOS que significa: como escravo, sujeito ao serviço.

O (a) cooperador (a) e o (a) Diácono(isa). COOPERADOR: no grego “SUNERGOS” que significa: “Cooperador” (Rm 16. No grego “Koiné” = “Ferramenta”. ” Filem 24. É bom ressaltar que, a Biblia, não somente indica que a função diaconal na Igreja Cristã Primitiva era exercida pelo homem, bem como, também, pelas mulheres, “Recomendo-vos por Febe, nossa irmão, a qual SERVE na Igreja que está em Cencréia. ” Rm 16. E Cooperadora (Rm 16. A palavra do Apostolo Paulo aos filipenses foi:”. O Comentário da Bíblia Pentecostal sobre a referência de Romanos 16. diz: “FEBE” Provavelmente foi Febe a portadora desta epistola. Ela era uma servidora (ou, que fazia o trabalho de diaconisa) na igreja em Cencréia, próximo a Corinto. A construção linguística do versículo em apreço, no original.

Indica que ela desempenhava a função de diácono, talvez porque no momento havia falta, ali, de elementos masculinos para o diaconato. “saudai a Maria, que TRABALHOU MUITO por nós”. “Saudai a Trifena e Trifosa, as quais TRABALHARAM no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual MUITO TRABALHOU no Senhor. ” Rm 16. A decisão convencional: “A instituição do cargo de COOPERADORA – fica instituído o referido cargo, com as mesmas prerrogativas e equivalência do cargo de cooperador já existente na igreja (36º AGO-CONEMAD – Publicado – Jornal “O Semeador” – pág. ” evitando consequências maiores, tal qual, a ameaça de divisão da igreja entre os judeus educados, na Palestina(hebreus) e os de educação grega, ou que viviam em países onde se falava grego(gregos). “Verifica-se que, o surgimento da DIACONIA fora para atender e fazer frente a uma grande necessidade material emergente no seio da igreja cristã primitiva, uma vez que, as viúvas dos gregos…em desprezadas no ministério cotidiano.

” No comentário de rodapé da Biblia de Estudo de Genebra temos o seguinte registro: “Viúvas. estavam sendo esquecidas”. O Antigo Testamento requeria cuidado pelos pobres e necessitados (Sl 9. Também, são “Primeiras qualificações”, posto que, mais adiante, em I Tm 3. o Apostolo Paulo designa outras qualificações para o diaconato, não de somenos importância, numa espécie de adição aquelas “primeiras qualificações”. “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espirito Santo e de sabedoria”. “BOA REPUTAÇÃO” “Isso tanto no aspecto positivo como no negativo. Não deveriam ter-se envolvido em qualquer escândalo que lançasse qualquer reflexo adverso sobre sua moralidade ou honestidade. M. Bentes == Enciclopedia de Biblia Teologia e Filosofia pág.

volume 2). Reputação se define como: Ato ou efeito de reputar, Fama, nome, Conceito em que uma pessoa é tida; bom ou mau nome (Dicionário de “Michaelis”). “CHEIOS DO ESPIRITO SANTO” = Aqueles diáconos, pois deveriam ter sido, participantes da experiência pentecostal não menos que os apóstolos. D. J. M Bentes = Enciclopedia de Biblia Teologia e Filosofia, pág. volume 2)”. “CHEIOS DE SABEDORIA” = “Obviamente, essa qualidade era resultado direto do poder habilitador do Espirito Santo. D. J. M. Bentes== Enciclopedia de Biblia Teologia e Filosofia, pág. volume 2)”. quanto aos diáconos e necessário que sejam RESPEITÁVEIS. ” (Biblia Vida Nova). A palavra para honesto no original grego é: (semnós) que significa: Sério, digno de respeito, dignidade, honradez. Essa palavra foi usada para indicar os homens idosos, “Velhos” (Tt 2.

“Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes sãos na fé, na caridade e na paciência. C. Taylor. O Sentido é: aquele que tem LÍNGUA DOBRE OU DUPLA. Literalmente, o de DUAS LÍNGUAS, o insincero. O diácono deve ser uma pessoa que age com transparência, com sinceridade e verdade no trato das coisas de Deus e com as pessoas. Daí porque se exigia grandes qualificações para a consagração do diácono. É claro que, o enfoque maior do oficio diaconal é o aspecto material. A função “Material” Diaconal = Era em suma a de ajudar os pastores, no cuidado dos assuntos temporais e materiais da igreja, de tal maneira que os pastores pudessem dedicar-se a oração e a ministério da palavra (At 6. Biblia Pentecostal – pág.

A função “Espiritual” Diaconal = Sabe-se que o ministério diaconal não ficou adstrito ao desempenho desse oficio só na parte “Material”, mas também, avançou na parte espiritual, como veremos a seguir: Aliás , o próprio texto de Atos 6. ” c) O Diácono agia como um verdadeiro evangelista fazendo a obra de um pregador do evangelho por toda a parte. Atos 8. “Mas os que andavam dispersos, iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. ” d) O Diácono era um homem espiritual, (cheio do Espirito Santo, de Sabedoria, de fé, e poder) qualidade inerente a todo o homem de Deus que almeja ter sucesso no seu ministério e influenciar o crescimento material e espiritual da igreja do Senhor (Atos 6.

Usando ainda a figura do “parapeito” de conhecimento que deve constituir-se o diaconato cristão para a igreja de Deus, o Diácono, frente essa grande missão, precisa preparar-se orar e estudar a palavra de deus, tomando as seguinte atitudes: Ser aluno assíduo da Escola Bíblica Dominical. Matricular-se num Instituto Bíblico Serio para estudar Teologia. Nunca deixar de frequentar com regularidade, o “Culto de ensino” da sua igreja. Jamais deixar de ler a Biblia regularmente. Fazer parte Ativa da equipe de Evangelização. Nossa Declaração de Fé – “Cremos” Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: O Pai, O Filho e o Espirito Santo (Dt. Mt 28:19; Mc 12. Na inspiração verbal da Biblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para vida e o caráter cristão (II Tm.

No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitorioso aos céus (Is, 714; At. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na Obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurar a Deus (Rm. I Pe. e 16). No Batismo bíblico com o Espirito Santo, e que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com evidencia inicial de falar em outras línguas conforme a sua vontade (At 1:15; 2:4; 10:44-46;19. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espirito santo à igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (I cor. Na segunda vinda pré-Milenia de Cristo, em duas fases distintas: PRIMEIRA – Invisível do mundo, para arrebatar a sua igreja fiel da terra, antes da grande tribulação, SEGUNDA – Visível e corporal, com a sua igreja glorificada para reinar sobre o mundo durante mil anos (T I Ts.

Não mude de um lugar para o outro, depois de assentado no interior do templo. Não se assente na extremidade de um banco desocupado, de maneira a impedir a entrada dos outros. Ao entrar no templo, tome lugar e espere o início do culto silenciosamente, em atitude de oração. Chegue cedo e espere o culto terminar. Fale durante o culto somente com Deus. No grego é “Oikonomia: Que significa: OFICIO DE DISPENSEIRO, DESIPENSAÇÃO. ” A palavra “Mordomo”, significa: Aquele que administra uma casa por conta de outrem. Na ótica bíblica, “mordomia cristã” significa a tarefa que todos nós temos e administrar as coisas de Deus, e ao mesmo tempo dispensar, distribuindo-as aos outros o que ELE por graça e misericórdia nos conferiu. A mordomia subentende tanto que nos foi confiada certa missão como também a de uma necessidade autentica (R.

N Champlin). ” “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus, se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá. Para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem as pertence a gloria e o poder para todo o sempre. Amém” FALAR segundo “as palavras de Deus”, e ADMINISTRAR segundo “o poder que Deus dá”, Diante desse fato, indagamos: Quais as coisas que Deus nos outorgou para ADMINISTRARMOS, além da VIDA, SAUDE e o SUSTENTO material? A benção da frutificação e dominação sobre toda a terra. Gb. Ef. A benção do fruto do Espirito. Gal. Ef. O Diaconato e Ministerio Cotidiano.

” (John Gill). É proveitoso ressaltar que, a expressão MINISTERIO COTIDIANO que também pode ser traduzida como DISTRIBUIÇÃO DIARIA, está ligada ao exercício diário da tarefa diaconal primitiva, que era de ARRECADAR E DISTRIBUIR os recursos arrecadados para o atendimento dos necessitados. Devemos lembrar que, as necessidade básicas da vida, como comer, beber e vestir, são premetentes (Mt 6. e que não espera para o dia de amanhã. Dessa forma, se almejamos nos nossos dias de ministério DIACONAL, forte, convicto, dinâmico e cumpridor de seus deveres, faz-se necessário uma autuação e envolvimento diário com a obra de Deus. Cristo veio como diácono, viveu como diácono e morreu como diácono. ” (Lightfoot Ordination Sermons). É interessante notar que, esse ministério cotidiano, referia-se ao desempenho de um trabalho humilde, isto é, o labor de cuidar de viúvas, pobres e necessitados, o que para tanto, não excluía as qualificações exigidas pelos apóstolos para o candidato ao diaconato, ou seja, eles (os diáconos) deveriam ser de BOA REPUTAÇÃO, CHEIOS DO ESPIRITO SANTOS, DE SABEDORIA, DE GRAÇA, DE FÉ E DE PODER.

O Diaconato dentro da Economia Divina. O acontecido em Atos 6. o apóstolo Paulo registra: “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempo, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra”. A palavra destacada anteriormente, dispensação que no grego é “oikonomia” tem seu significado de, MORDOMIA, oficio de despenseiro, dispensação. A raiz dessa palavra é “oikos” que alude a ideia de casa, família, raça descendente. Concluindo podemos dizer que, o DIACONATO fora criado segundo o propósito de Deus para exercer o seu oficio na sua grande casa aqui na terra, ou seja, na sua IGREJA amada. I Timóteo 3. Clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.

” (Atos 8. e o restante do capitulo). Esses textos evidenciam a ação poderosa e evangelizadora do DIÁCONO primitivo, certo que, o diácono de hoje, não poderá jamais se furtar do cumprimento do seu dever de evangelizar a todos. Vejamos: “A seara é realmente mas poucos são os ceifeiros. Rogais pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. ” Mt. Mostra os versículos três grandes realidades: a primeira – a extensibilidade da seara; a segunda – o número pequeno de ceifeiros para a seara; a terceira o dever de orarmos para que Deus “mande” ceifeiros para a sua seara. Consigne-se que, essas realidades foram ditas testificadas pelo próprio Senhor Jesus. Isso ocorrerá certamente, quando, o DIACONATO absorver integralmente a visão da grande necessidade que existe na obra missionaria, tendo também uma elevada dimensão no conhecimento do que seja estar envolvido com missões e entender que existem duas maneiras de fazer missões: a) Na Vanguarda = disse daquele que atendeu o IDE e dispôs-se a maneiras de fazer missões: a) Na Retaguarda = disse daquele que, muito embora não se dispôs a ir a campo, mas atendeu o IDE , ajudando aqueles que foram, promovendo na base, diligencias necessárias para que nunca faltasse o imprescindível “Sustento Financeiro dos Missionários” Para nos impactarmos ainda sobre a grande responsabilidade que temos de cumprir o IDE de Cristo, e portanto, evidenciarmos o nosso fervor missionário enviando missionários para os diversos cantos do mundo, transcrevemos a chamada “ALIANÇA LAUSANNE” grande declaração missionaria mundial, base de pensamento atual para motivar a todas as igrejas e o Corpo de Cristo aqui na terra no atendimento efeito ao seu dever de fazer missões.

“O Espirito Santo é um espirito missionário; desta forma o evangelismo deveria surgir espontaneamente de uma igreja cheia do Espirito Santo. Uma igreja que não é uma igreja missionaria está contradizendo a si mesma e reprimindo o Espirito Santo. A evangelização em todo o mundo ser tornará uma realidade somente quando o Espirito renovar a igreja na verdade e sabedoria, fé, santidade, amor e poder. Nós portanto convocamos todos os cristãos a orar por uma tal visitação do soberano Espirito Santo para que todo seu fruto posso a aparecer em todo o seu povo e que tornará um instrumento adequada em suas mãos, para que toda a terra possa ouvir sua voz. “Aqueles que se saírem bem como diáconos, serão recompensados, tanto pelo respeito dos outros como pelo crescimento da sua própria convicção e duma confiança destemida no Senhor.

” I Tm 3. Biblia Viva). Quem efetivamente cumprir bem o seu ministério (Col. será bem recompensado e galgará, certamente ao degrau da honra e do reconhecimento dos seus pares. CURSO DE CAPACITAÇÃO DE COOPERADOR E DIÁCONO. QUESTIONÁRIO 1-COMO O DICIONARIO MICHAELLIS DEFINE A PALAVRA DIÁCONO? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- QUAIS AS FUNÇÕES BÁSICAS NO DIACONATO? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3-QUAIS AS DUAS PALAVRAS GREGA USADA NO N. T. PARA FUNÇÃO DIÁCONO? DEFINA AS DUAS. CRISÓSTOMO ERA PASTOR DE QUE CIDADE, E QUANTOS DIÁCONOS E DIACONIZA TRABALHAVA JUNTO COM ELE? ___________________________________________________________________________ 5- SEGUNDO A NOSSA LIÇÃO, QUAL O OBJETIVO DESSE OFICIO DIACONAL? ___________________________________________________________________________ 6- SEGUNDO ATOS DOS APOSTOLOS QUAL ERA A QUALIFICAÇÃO PARA A ESCOLHA DE UM DIÁCONO? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7- QUAIS AS DUAS FUNÇÕES DIACONAIS REGISTRADAS BIBLIA? EXPLIQUE CADA.

460 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download