Curso Básico de Teologia

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:História

Documento 1

Se você fielmente colocar o ensino em primeiro lugar, fique absolutamente certo de que os males como egoísmo, amargura e inveja serão banidos de sua vida, dando lugar ao amor e a fidelidade de uma vida espiritual abundante. Amados permaneçam na verdade exercendo as virtudes cristãs como ensinam este curso. No Amor em Cristo, Pastor Dr. Eliseu Feitosa de Alencar, Dr. Em Divindade, advogado. Dr. João Rosa Pires, 482 – Centro – CEP 79 008-050 Campo Grande – MS (067) 3321-0819 Apresentamos este Curso Básico Teológico totalmente revisado e reformatado como uma das opções deste grande Instituto Bíblico. Este novo tempo do IBA é denominado Nova Geração, pois os novos diretores tem quase a idade de fundação do mesmo. Estamos vivendo uma nova fazer dos cursos e do Instituto, onde os valores espirituais como a moralidade, transparência e responsabilidade, têm sido o lema, tanto dos professores como dos diretores.

O curso Básico Teológico do IBA é obrigatório a todos os membros e obreiros e obreiras que serão separados para o corpo de obreiros e corpo ministerial; espero que este seja um desejo de todos, pois nos novos tempos não há lugar para leigos na palavra de Deus. Quais os caminhos que as Escrituras que temos por Sagradas percorreram até chegarem às nossas mãos? Quais foram os meios e formas utilizados por Deus para transmitir, preservar e guardar as Escrituras? Afinal, que é que constitui esse caráter inusitado da Bíblia? Como foi que ela se originou? Quando e como assumiu sua forma atual? Que significa “inspiração da Bíblia ”? É uma história emocionante e rica em detalhes, cujo fim nós conhecemos: vem abençoando, salvando, curando, transformando milhões de vidas pelos séculos a fio ! Conheçamos um pouco desta fascinante idéia.

CAPITULO 2 2 Caráter da Bíblia A palavra Bíblia(livro) entrou para as línguas modernas por intermédio do francês, passando primeiro pelo latim Bíblia, com origem do grego bliblos (2 Tm 4. que significa literalmente LIVROS. Fato curioso é que este vocábulo na língua grega, tanto pode ser plural neutro, como também feminino singular. Sendo assim, como plural neutro ele ressalta a Pluralidade quanto aos diversos livros das Escrituras, e como singular feminino, ele evidencia maravilhosamente a Unidade do volume, apesar da pluralidade de livros. C. A palavra testamento, que seria mais bem traduzida por “aliança”, é tradução de palavras hebraicas e gregas, que significam “pacto” ou acordo celebrado entre duas partes(aliança). Portanto, no caso da Bíblia, temos o contrato antigo, celebrado entre Deus e seu povo, os judeus e o pacto novo, celebrado entre Deus e os cristãos.

Estudiosos cristãos frisaram que, sob o aspecto da Pessoa de Jesus Cristo, os dois testamentos são unificados. Agostinho dizia que o NT acha-se velado no AT, e o Antigo, revelado no Novo. Jó 2. Salmos 3. Provérbios 4. Eclesiastes 5. Cantares de Salomão História – 12 livros 1. Neemias 12. Ester Profetas – 17 Livros A. Maiores 1. Isaías 2. Jeremias 3. Naum 8. Habacuque 9. Sofonias 10. Ageu 11. Zacarias 12. Efésios 6. Filipenses 7. Colossenses 8. Tessalonicenses 9. Tessalonicenses 10. João 21. Judas PROFECIA 1. Apocalipse A divisão do Antigo Testamento em quatro seções baseia-se na disposição dos livros por tópicos, com a origem na tradução das Escrituras sagradas para o grego. Essa tradução, conhecida como a Versão Septuaginta (LXX), iniciou-se no século III a. C. Ainda não existem razões de ordem divina para dividirmos a Bíblica em oito partes.

A insistência Cristã em que as Escrituras devem ser entendidas tendo Cristo por centro baseia-se nos ensinos do próprio Cristo (Mt 5. Lc 24. Jo 5. Hb 10. Devem ser ignorados em certos casos, tais como: Estudo Bíblico, histórico ou doutrinário. Parágrafos – Também existem em nossas mordernas Bíblias, um sistema de parágrafos dividindo os capítulos e o assuntos em tópicos, e isso para ajudar o leitor a não se perder no curso da narrativa. Apesar de tudo isso, lembremo-nos que a Bíblia é um todo uniforme e que pode ser entendida com ou sem esses apetrechos. Grifos – Encontramos alguns casos nas versões da Imprensa Bíblica, que servem para enfatizar ou salientar algumas expressões bem como palavras do texto. E que podem ser perigosos, pois, algumas vezes se transformam em acréscimos ao texto.

Não houve entre eles nenhum convênio para que seus escritos fossem unidos formando um só volume. Aliás, nunca passaram-lhes por suas mentes que suas obras terminariam unidas num só livro. Neste espantoso detalhe está uma das mais poderosas provas de que a Escritura não é um livro de origem humana. Best-Seller – Foi o primeiro livro a ser impresso em 1535 com o advento da imprensa. É atualmente mais traduzido e vendido no mundo inteiro e também a maior obra literária em circulação que se conhece. Maior Livro Obadias 3 João 3 João Menor Verso Salmos Atos Salmos Maior Verso Et 8. Ap 20. Et 8. A Bíblia é um livro incomum. Compõe-se de dois testamentos formados de 66 livros, os quais declaram ou comprovam a inspiração divina. Tm 3. Segundo Paulo, o texto sagrado do Antigo Testamento foi “Soprado por Deus” (gr.

theopneustos), por isso, dotado da autoridade divina para o pensamento e para a vida do crente. A passagem de 1Co 2. realça a mesma verdade. Revelação - Diz respeito à exposição da verdade e prende-se à sua origem e transmissão. Iluminação – A devida compreensão desta verdade descoberta, ocupa-se da posterior apreensão e compreensão da verdade revelada. Concluimos que a revelação é fato da comunicação divina e que a inspiração é o meio e iluminação. É o Dom de compreender essa comunicação. CAPITULO 5 5 A NATUREZA DA INSPIRAÇÃO O primeiro grande elo da cadeia comunicativa “de Deus para nós” chama-se inspiração. Os pais da igreja , em geral com raras manifestações menos importantes ao contrario, ensinaram firmemente que a Bíblia é a palavra de Deus escrita.

No entanto, tem havido tentativas de procurar explicação para o fato de o registro escrito ser a Palavra de Deus ao mesmo tempo em que o livro obviamente foi comporto por autores humanos; essas tentativas conduziram os estudiosos ortodoxo a duas opiniões: “O ditado verbal” e o “Conceito inspirado”. Ditado Verbal – Afirma que os atores humanos da Bíblia registraram apenas o que Deus lhes havia ditado, palavra por palavra. Essa teoria faz dos escritores uma máquina, não leva em conta o estilo de cada um, sendo um método muito pobre fazendo de Deus um incapaz. Conceito Inspirado – Segundo o qual Deus só concedeu aos autores pensamentos inspirados, e os autores tiveram liberdade de revesti-los com palavras próprias. Criando um novo tipo de ortodoxia afirmavam que Deus falava aos homens mediante a Bíblia, e as Escrituras tornam-se a Palavra de Deus num encontro pessoal entre Deus e o homem.

A respeito da inspiração da Biblia, a Neo-Ortodoxia desenvolveu duas teorias ou correntes: A visão demitizante e o encontro pessoal. Visão demitizante – Negam todo e qualquer conteúdo religioso importante, fatual ou histórico nas páginas da Bíblia, e creem apenas na preocupação religiosa existencial sobre a qual medram os mios. Não veem nenhum cerne histórico que dê consistência aos mitos da Bíblia, e que suas histórias são obsoletas. A tarefa dos cristão moderno é demitizar, ou seja, despi-la de seus trajes lendários e mitológico descobrindo assim, o conhecimento a ela subjacente, diz Bultmann. declara que os textos(grafa) é que são inspirados. “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. ”( Ex 24. O Senhor ordenou a Isaías que escrevesse num livro a mensagem eterna , (Is 30.

Davi confessou: “O Espirito do Senhor fala por mim. É claro que a inspiração plena entende-se apenas aos ensinos dos autógrafos (manuscritos originais ), todavia, tudo quanto a Bíblia ensina, quer no antigo, quer no Novo Testamento, é integralmente dotado de autoridade divina. A Palavra de Deus não pode ser anulada(Jo 10. Provém de Deus e está envolta na autoridade divina que o próprio Deus lhe concedeu. c) Inerrância das Escrituras – A Bíblia não é só inspirada, mas também inerrante por causa da sua inspiração e não contem erros. Tudo quanto Deus declara é verdade isenta de erro. Se a Bíblia nõ fosse inerrante e não tivesse certa nas questões factuais, empíricas e comprováveis , de que maneira seria possível confiar nela em questões espirituais não sujeitas a testes? (Jo 3.

CAPITULO 8 8 A INSPIRAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO Será que a Biblia realmente se diz inspirada ou seria essa ideia merda reivindicação feita pelos crentes a respeito deste livro? O Antigo Testamento vindica para si a inspiração divina, com base no fato de se apresentar perante o povo de Deus e ser por esse povo recebido como pronunciamento profético. Os livros escritos pelos profetas de Deus eram conservados em lugar sagrado. Moisés colocu sua lei na arca de Deus(Dt 10. O profeta era o porta-voz de Deus.

267 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download