CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

A intensão é focar na criança oncológica, que requer um cuidado especial, levando em conta que se encontra em uma fase de grandes mudanças e adaptações, ao lidar com uma doença de tal porte, a criança sofre um grande impacto bio-psico-social. A família é fundamental no transcorrer do tratamento e a equipe de enfermagem deve estar disposta a oferecer um tratamento holístico, que envolva não somente à criança doente, mais também à família, como forma de prestar um melhor atendimento à criança, diminuindo assim o medo e ansiedade gerada com o diagnóstico. Desenvolver ações para reduzir os danos gerados pelo tratamento é função essencial da enfermagem, buscando assim realizar uma prática assistencial de excelência. A equipe de enfermagem deve buscar oferecer medidas terapêuticas que amenizem a situação vivenciada pela criança-família oncológica, tendo como preceito humanístico a humanização e qualidade de assistência.

INTRODUÇÃO O câncer infantil corresponde um grupo de doenças (tumores sólidos e doenças sistêmicas) que têm em comum a proliferação desordenada e descontrolada de células anormais, comprometendo tecidos e órgãos (HAAGEDOOM et al, 2000). A Neoplasia na infância suscita mudança repentina e drástica na rotina de vida, desde o diagnóstico e o tratamento até o desfecho imprevisível da cura ou impossibilidade desta. Isso causa sofrimento à criança, à sua família e aos profissionais. NASCIMENTO et al. MONTEIRO et al. O paciente com câncer não deve ser considerado apenas, como mais um caso. Em face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar os principais fatores de excelência para a assistência de enfermagem integralizada em oncopediatria.

O tratamento do câncer infantil condiz a um período longo, em que a convivência diária com as crianças e seus familiares faz com que os profissionais vivenciem as expectativas do tratamento e sofram verdadeiramente quando se esgotam as possibilidades de cura. No caso da pediatria, a forma de cuidados paliativos é constantemente aplicada para crianças com graves condições limitantes de vida, exclusivamente no fim da vida. Contudo, muitas crianças em condições crônicas ameaçadoras da vida poderiam beneficiar-se desse modelo de cuidados em toda a trajetória da doença (PARO et al. O cuidado paliativo pediátrico é definido como "assistência ativa e total do corpo, mente e espírito da criança, e a prestação de apoio à família, inclusive no período do luto" (OMS, 2013).

A criança precisa, então, adaptar-se a essa nova situação, sendo necessária a utilização de estratégias de enfrentamento adequadas. MOTTAL et al. Dentro os principais estressores da hospitalização destacam-se a doença; a dor; o ambiente hospitalar pouco familiar; a exposição a procedimentos médicos invasivos; a separação dos pais; o stress dos acompanhantes; a ruptura da rotina de vida e adaptação a uma nova rotina imposta e desconhecida; a perda da autonomia, controle e competência pessoal; a incerteza sobre a conduta mais apropriada; e a morte. MÉNDEZ et al, 1996). Vivenciar o câncer é mais doloroso para os clientes e suas famílias do que qualquer outra doença. Extinguir esta visão hospitalocêntrica, é fundamental que os profissionais de saúde desenvolvam uma visão mais integral do paciente para evitar a fragmentação do “Ser Doente”, especialmente quando se refere à criança enferma e hospitalizada (ANGAREMI-CAMON, 2003).

A assistência em oncologia desenvolve-se pelo cuidado: preventivo, curativo e paliativo. O cuidado preventivo no campo da pediatria oncológica pode ser desenvolvido por ações antes do nascimento da criança e durante a infância. Antes do nascimento, o aconselhamento genético aos pais vem se mostrando como possibilidade na prevenção. Durante a infância, com orientações acerca de hábitos de vida saudável, como: alimentação, atividade física e cuidados com meio ambiente (MUTTI, 2010). A, Chiattone HBC. E a psicologia entrou no hospital. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2003. BARBOSA M. C. CAMPOS, A. C. S. Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Cad Saúde Pública. Rev Bras Cancerol. MARANHÃO T. A. Melo B. M.

J. Health Sci Inst. A humanização no cuidar da criança portadora de câncer: fatores limitantes e facilitadores. FAITH, C. F. A. Prevalência de desnutrição em crianças com tumores sólidos. Revista de nutrição da PUCCAMP 2005. GIL F. B. A. Parise I. Z. S. Efeito da clorexidina com carbonato de cálcio no tratamento da mucosite em crianças com neoplasias malignas. Clarke W. D. Sleijfer D. T. Oncologia básica para profissionais de saúde. In: Motta MGC, Ribeiro NRR, Coelho DF, organizadoras. Interfaces do cuidado em enfermagem à criança e ao adolescente. Porto Alegre: Expansão; 2012. ISHIBASHI, A. The needes of children and adolescentes with câncer for information and social support. X. Ortigosa, JM & Pedroche, S. Preparación a la hospitalización infantil (I): Afrontamiento del estrés.

Psicologia Conductual. MENDONÇA, N. MONTEIRO, C. F. S. Veloso L. U. A. EnumoII S. R. F. Câncer infantil: uma proposta de avaliação as estratégias de enfrentamento da hospitalização Estud. Espacialidade do ser-profissional-deenfermagem no mundo do cuidado à criança que tem câncer. Esc Anna Nery vol 16nº 3 RJ Sept. MUTTI, C. F. Paula CC, Souto MD Assistência à Saúde da Criança com Câncer na Produção Científica Brasileira Revista Brasileira de Cancerologia 2010. Ver. Esc Ensferm USP. Organização Mundial de Saúde (CH). Cuidados paliativos em pediatria. Disponível em: http://www. PESSINE, L. B. C. Problemas atuais de bioética. ª ed São Paulo: Edições Loyola; Centro Universitário São Camilo, 1996. No cuidado com os cuidadores: em busca de um referencial para ação de enfermagem oncológica pediátrica fundamentada em Paulo Freire Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1995.

STAYER, D. Pediatric palliative care: a cenceptual analysis for pediatric nursing practice. Journal of Pediatric Nursing.

59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download