Criptomoedas

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Wesley Ricardo de Souza Freitas Paranaíba 2020 Resumo As criptomoedas, criadas em blockchain, representam uma grande evolução e um novo modelo de moedas digitais. Trata-se de uma tecnologia que poderá impactar consumidores e empresas em todo o planeta. Neste sentido, este projeto de pesquisa possui como objetivo analisar o potencial das criptomoedas em substituir os modelos tradicionais de transações financeiras envolvendo o envio, recebimento, pagamento e armazenamento de valores financeiros, além de tentar compreender quais serão os benefícios para os setores empresariais caso esta tecnologia seja amplamente adotada. Para isso, será adotado o método de estudo de caso, onde será possível analisar exemplos e trabalhos científicos já publicados sobre a temática para fornecer o embasamento teórico/prático ao projeto. Espera-se chegar a conclusões que apontem os principais benefícios das criptomoedas, bem como a sua capacidade de contribuir com um sistema econômico que beneficie as empresas e toda a sociedade.

Esta mudança de paradigma em relação ao uso de moedas digitais demanda que sejam discutidas as possíveis transformações que estão ocorrendo e que ainda irão ocorre no âmbito do comercio, da indústria, dos métodos de pagamento e da forma como as empresas irão lidar com esta tecnologia. Problematização: As criptomoedas poderão ser amplamente adotadas pelas empresas e pela sociedade nos próximos anos? 3. Objetivos: 3. Geral Analisar o potencial das criptomoedas em substituir as formas tradicionais de enviar, receber, pagar e armazenar valores financeiros e seus impactos para as empresas, organizações e toda a sociedade. Especificos * Elaborar um histórico do surgimento das principais criptomoedas da atualidade. é uma base de dados distribuída utilizada para a manutenção de uma lista de registros.

Esta foi a tecnologia que permitiu a criação do Bitcoin, principal criptomoeda em valores monetários atualmente. Silva e Bernardes (2020) ainda afirmam que o Bitcoin é uma moeda virtual, a mais antiga e conhecida, que vem despertando interesse da coletividade, haja vista que durante um período passou a ser considerada um bom investimento especulativo, devido à sua volatilidade, além de ser anônima e não necessariamente deixar rastro sobre os volumes das operações, locais e respectivos titulares, pois os titulares podem se identificar por pseudônimos (SILVA; BERNARDES, 2020 p. As criptomoedas, incluindo o bitcoin, em sua grande maioria não são emitidas pelo Estado, mas sim por programas de computador que impulsionam os algoritmos para outros computadores realizarem os cálculos matemáticos e minerarem ou não estas moedas, liberando assim os blocos de Biticoin na Blockchain, caso estas moedas estejam baseadas no bitcoin.

É a blockchain que torna seguro a mineração e uso das criptomoedas, pois funciona como um livro público de registros de moedas digitais. Antes de tratar da compreensão sobre o conceito e significado de criptomoedas, é importante saber sobre a definição de moeda e suas funções. De acordo com Souza (2017) a definição de moeda confunde-se com sua principal função, que é de instrumento de troca. Trata-se de um objeto que deve conservar o valor que lhes foi atribuído originalmente. Quando esse valor é perdido, o que pode ocorrer a partir de diferentes fatores, esta moeda sobre o que se chama de inflação. Outra fator que deve ser considerado ao analisar as características das moedas é o fato destas assumirem uma forma física, ou seja, podem ser impressas em papel ou cunhadas em aço ou qualquer outro mineral.

Por ser uma tendência mundial, tem aumentado a quantidade de corretoras de criptomoedas. Cabe ressaltar que estas corretoras têm encontrado uma certa resistência por parte dos grandes bancos, pois de certa forma estão contribuindo para a diminuição do lucro e da quantidade de clientes destes bancos. Destaca-se que maior do que a revolução tecnológica iniciada pelas criptomoedas é a tecnologia que permite com que estas possam existir, a blockchain. Este protocolo de segurança possui a capacidade de gerar grandes transformações nos sistemas financeiros nacionais e globais. Tudo isso porque esta tecnologia permite facilitar a transferência de dados, diminuindo os custos de transação e melhorando a eficiência e segurança das transações financeiras. Procedimentos Metodológicos É possível afirmar que a descrição dos procedimentos metodológicos de um trabalho científico consiste em uma tarefa extremamente necessária para que o trabalho possa ser testado e/ou reproduzido por outros cientistas e pesquisadores.

Esta pesquisa irá se basear no método de Estudo de Caso, que segundo Yin (2010) contribui para que os pesquisadores consigam reter as características holísticas e significativas dos principais eventos que ocorrem na vida real. Este autor ainda considera que este método é caracterizado por um processo linear, porém interativo. O primeiro passo do projeto de pesquisa será o levamento de bibliografias e documentos oficiais que tratam sobre o tema criptomoedas e blockchain. Estes dados serão levantados por meio de pesquisa em sites oficiais, revistas científicos e órgãos públicos que de alguma forma possuem projetos relacionados às criptomoedas. Distributed ledger technical research in Central Bank of Brazil. n. August, p. CARVALHO, Carlos Eduardo; PIRES, Desiree Almeida; ARTIOLI, Marcel; OLIVEIRA, Giuliano Contento de. Bitcoin, criptomoedas, blockchain: desafios analíticos, reação dos bancos, implicações regulatórias.

Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018. f. RICIERI, Mariana Pereira; GÊNOVA, Leonardo de. Vantagens e desvantagens da regulamentação das criptomoedas. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, v. p. Disponível em: https://indexlaw. org/index. php/direitotributario/article/view/6451/pdf Acesso em: 08 nov. SOUZA, Ranidson Gleyck Amâncio. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2010, 248 p.

87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download