Criatividade, geração de ideias e prototipação e o risco dentro das organizações

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

A engenhosidade é definida como a capacidade de desenvolver algo que possui o objetivo de suprir alguma necessidade ou desejo. É através da engenhosidade que o ser humano resolve grande parte dos seus problemas, dá o já conhecido ‘jeitinho’. Já a inovação, se trata de fazer algo de uma forma nova, diferente ou até mais eficiente que anteriormente foi feito. Inovar se trata de pensar de forma diferente e encontrar soluções novas e criativas. Assim, pode-se dizer que é a criatividade que origina a engenhosidade e a inovação humanas, pois é somente através dela que é possível iniciar esse processo. E em qualquer decisão, a criatividade pode ser a ponte entre o sucesso e o fracasso. Levando em conta a criatividade, é possível definir previamente os possíveis benefícios ou problemas que podem ser causados por uma má decisão.

E quanto a criatividade ser um fator inerente a todos os indivíduos, há alguns esclarecimentos que precisam ser feitos. A criatividade depende de diversas variáveis para ser efetiva. Independentemente da situação, há alguns elementos que precisam estar em sinergia para que ela aconteça, e principalmente, com qualidade para que possa gerar ideias realmente úteis e que tenham potencial para serem aplicadas. Já o terceiro, são pessoas que preferem julgar, avaliar, e sentem prazer em opinar e avaliar as opiniões dos demais. • Conhecimento: É um elemento fundamental das tomadas de decisão, pois para contribuir verdadeiramente em algo, é essencial que se tenha o conhecimento sobre ele. Para garantir a criatividade durante esse processo, tanto o conhecimento formal, adquirido através de instrução, quanto o informal, adquirido através da experiência e dedicação, são extremamente importantes.

• Personalidade: Alguns traços na personalidade como propensão ao risco, autoconfiança, calma diante da incerteza, coragem para mostrar novas ideias, perseverança e autoestima, são inerentes à personalidade das pessoas criativas, e aos tomadores de decisões em uma organização é de extrema importância que desenvolvam ou aprimorem esses traços. • Motivação: É a responsável por impulsionar o desempenho criativo. Neste momento, trataremos das decisões de natureza criativa. Esta, envolve inovação, empreendedorismo, imaginação, visão e pensamentos criativos, que são características inerentes àquele indivíduo (FILHO, 2001, p. Podemos destacar que a tomada de decisões de natureza criativa é a que melhor permite visualizar as decisões ‘fora da caixa’ e dos padrões normalmente preestabelecidos, permite ver além da decisão em si e identificar todas as suas variáveis positivas e negativas, permitindo assim tomar decisões mais assertivas e bem-sucedidas.

Enfim, é preciso ter ousadia e disposição para assumir os riscos e ser capaz de sair em busca de soluções criativas e inovadoras para os problemas que se tem em mãos (FILHO, 2001, p. A geração de ideias também é de extrema importância no processo de tomada de decisões empresarial, pois é um processo que envolve toda a organização, gera uma quantidade vasta de ideias e soluções a partir de diferentes pontos de vista e ao mesmo tempo fortalece o vínculo entre organização e colaborador, mostrando uma empresa mais aberta e que incentiva a inovação. E assim deve ser a geração de ideias para a tomada de decisão empresarial, sempre visando suprir uma necessidade básica: tomar a decisão correta e que trará maior benefício à organização.

E, portanto, é necessário estimular a geração de ideias para que aconteça o processo de inovação, inovação esta que pode indicar a tomar a melhor decisão possível. E assim ganha destaque os métodos utilizados na estimulação do processo de geração de ideias, como brainstorming, pensamento lateral, mapeamento contextual, método Delphi, análise de cenários, árvore de relevância, curvas de substituição e outros (BARBIERI, 2009, p. Apesar dos estímulos, é importante ressaltar que nem sempre o processo pode ser tão simples quanto parece. Muitas vezes é necessário desenvolver um sistema que recompense os colaboradores pelas ideias geradas, ou melhor, pelas ideias geradas, efetivadas e bem-sucedidas. E da mesma forma que a geração de ideias deve ser fortemente estimulada para que sempre haja ideias geniais na organização, nas tomadas de decisão, não deve ser diferente.

Quanto mais ideias forem geradas em relação à determinada decisão, mais as chances de uma ou várias delas serem geniais. Organizações que tomam suas decisões envolvendo diversos atores organizacionais têm muito mais chances de tomar decisões melhores. A geração de ideias, como já dito, pode ter incentivos financeiros ou não, para estimular os colaboradores a desenvolverem mais ideias criativas. Entre esses incentivos, alguns que podemos citar: • Premiações em dinheiro das melhores ideias; • Disponibilização de cursos técnicos e profissionalizantes aos funcionários; • Maior aproximação e interação entre os participantes; • Melhora no ambiente de trabalho; • Ampliação dos benefícios sociais; • Maximização dos lucros da empresa (ULLER, 2013, p. Permite fácil edição e aprofundamento das ideias. Podemos concluir que o processo de geração de ideias é fundamental para a tomada de decisões, pois a participação colaborativa na sugestão de ideias aumenta a criatividade e permite entender melhor os prós e contras de cada decisão, selecionando assim, a que trará melhor resultado.

A prototipação em um processo de tomada de decisão pode ser um fator determinante da qualidade da decisão e de sua efetividade. Em caso de decisões relacionadas a produtos físicos, esse processo ganha ainda mais importância, pois a prototipação de um produto ainda em sua fase inicial garante economia, facilidade de mudanças no projeto e maior facilidade em tomar qualquer tipo de decisão relacionada a ele. A prototipação: evita erros, permite testes antes da ação final, diminui as chances de fracasso, auxilia na tomada de decisões mais eficiente. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa, v. n. p. BARBIERI, José C; ÁLVARES, Antônio C T; CAJAZEIRA, Jorge E R. O que é Criatividade? Disponível em: <http://www.

administradores. com. br/artigos/cotidiano/o-que-e-criatividade/59339/> Acesso em: 07 de fev. de 2018.

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