Correção do fator de potência na indústria
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Engenharias
PROBLEMA 5 4. OBJETIVOS 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9 1. INTRODUÇÃO A ideia central deste trabalho é estudar as formas de correção de fator de potência (FP) nas organizações industriais. O estudo se mostra relevante devido à necessidade de se ter uma melhor eficiência energética nas indústrias. Outro aspecto importante é atender à norma específica que trata do excesso de componentes reativas lançadas no sistema elétrico. Por outro lado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pelo decreto de número 479 do ano de 1992, firmou que o menor valor de fator de potência deve ser 0,92 (WEG, s. d. A retificação do valor do fator de potência, sobretudo, pelo uso de capacitores, desperta cada vez mais os holofotes dos projetistas, engenheiros e departamento financeiro das empresas, que objetivam otimizar o consumo de energia de seus dispositivos eletroeletrônicos.
Por outro lado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pelo decreto de número 479 do ano de 1992, firmou que o menor valor de fator de potência deve ser 0,92 (WEG, s. d. Grande parte dos clientes industriais de concessionárias tem que lidar, habitualmente, com o pagamento de uma multa pelo uso incorreto de energia elétrica, que em outras palavras, significa pagar pela energia reativa produzida por certos dispositivos. Como se sabe, a energia reativa usada deve ser a mínima tanto quanto possível. O resultado de maior percentual de energia reativa pode ser observado a partir dos requisitos a seguir: - Perdas por aquecimento; - Queda de diferença de potencial; - Precisam de um cabo com maior bitola; - Maiores transformadores. A energia elétrica pode ser decomposta em duas partes: uma que é ativa, mensurada em kWh, que realiza trabalho na prática, isto é, para os motores, é a energia que o faz girar; outra que é reativa, mensurada em kVArh, não executa trabalho, no entanto, os dispositivos a utilizam, com o objetivo de estabelecer os campos eletromagnéticos que possibilitam o seu funcionamento.
Existe uma lei que obriga a mensuração da potência capacitiva, no intervalo entre meia-noite e seis da manhã e a mensuração da indutiva também, no intervalo entre seis da manhã e meia-noite. Considerando toda esta situação de consumo tarifado e perdas econômicas para o setor industrial e até consumidores residenciais, surge a seguinte pergunta: quais são as maneiras de se corrigir o fator de potência nas indústrias? 4. OBJETIVOS O objetivo geral do trabalho é estudar as principais formas de correção de fator de potência nas indústrias. Como objetivos secundários ou específicos, tem-se: - Revisar os principais conceitos sobre potência e fator de potência. Identificar os métodos básicos de correção de fator de potência usados.
Explicar uma das formas de se corrigir o fator de potência muito utilizado – banco de capacitores. f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2019. PEREIRA, Ricardo Fazionato et al. Correção do fator de potência: estudo de viabilidade da implantação de um banco de capacitores em uma empresa de mineração localizada em Cataguases – MG. f. WEG. Manual para correção do fator de potência. f. Disponível em: < https://static. weg.
78 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes