Conversa com professores do ensino fundamental

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

ª: Gessi Trova RA:1716201087 INTRODUÇÃO O estagio Supervisionado permite ao estudante uma ampla reflexão sobre estratégias e métodos vivenciados em sala de aula, o que proporciona ao futuro professor, repensar as estratégias quando estiver realizando na prática, todas as teorias disponibilizadas em sala durante o ensino superior, podendo, mudar e entender que o aluno, tem suas particularidades dentro do ensino, que cada um tem seu tempo para aprender sendo necessário atenção, paciência e disponibilidade do professor para que se torne efetiva. De acordo com PIMENTA e LIMA, Este mito está presente não apenas nos anseios dos alunos, mas também entre professores e, sobretudo em políticas governamentais de formação, que acabam investindo verbas em intermináveis programas de formação (des)contínua de professores, partindo do pressuposto de que a falta de conhecimento de técnicas e métodos destes é a responsável exclusiva pelos resultados do ensino.

Está assim em movimento o ciclo de uma pedagogia compensatória, realimentada pela ideologia do mito metodológico (PIMENTA e LIMA, 2004, p. Ou seja, acompanhar a outro professor em sala de aula também é uma forma de refletir o que é possível, também vivenciar teorias disponibilizadas em sala de aula e verificar quais as reais chances de coloca-las em pratica e quando se faz necessário, se for o caso modificar estratégias para que o aprendizado do aluno aconteça. O objetivo das entrevistas realizadas com os professores do ensino fundamental I, entender, como são desenvolvidas suas metodologias de ensino em salas de aulas. O Estágio pode contribuir para a formação inicial, como? R:Sim, como o estagiário ainda pertence a academia, pode trazer idéias novas para o ambiente escolar.

Qual é a sua compreensão sobre a entrada das crianças com 06 anos no Ensino Fundamental I? R: Sou totalmente a favor, quanto mais cedo a criança ingressar na escola, terá um maior desenvolvimento no pensamento abstrato. Existe algum trabalho com a Educação Infantil neste processo de saída da Educação Infantil e acesso ao Fundamental I? R:Nas primeiras semanas do inicio do fundamental II existe uma integração para que os novos alunos se acostumem. Você trabalhou com alguma turma do 1º ano? Como foi esta experiência? R: Ainda não trabalhei 10) Você lecionou na Educação de Jovens e Adultos? Se sim relate como foi esta experiência. R: Sim, foi uma ótima experiência pelo fato de trabalhar com alunos da classe trabalhadora e com objetivos de ingressar em uma faculdade.

Qual é a sua compreensão sobre a entrada das crianças com 06 anos no Ensino Fundamental I? R:As crianças têm direito de alfabetização garantido, já que o ensino fundamental foi ampliado. Isso foi algo muito positivo para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Existe algum trabalho com a Educação Infantil neste processo de saída da Educação Infantil e acesso ao Fundamental I? R:Na escola na qual trabalho há integração e projetos que auxiliam os alunos nessa passagem de Educação infantil para o fundamental I. Os alunos têm a oportunidade de conhecer a escola que estudará nos próximos anos, assim como as atividades que irão desenvolver nos próximos anos 9) Você trabalhou com alguma turma do 1º ano? Como foi esta experiência? R:Sim, nessa fase os alunos em sua maioria aprendem com muita facilidade, e muito rápido.

Elas conseguem associar muitas coisas aprendidas na EMEI e costumam gostar das aulas que são mais lúdicas, pois despertam mais o interesse pela aprendizagem. Considerações Finais:. Nessa entrevista realizadas com professores, tiveram experiências diferenciadas, um no ensino fundamental II e o outro na sala de apoio, no primeiro dia de aula se depararam com muitas emoções sendo elas , a frustação , falta de apoio da equipe gestora, pouco dialogo, insegurança, mas que foram superadas. No processo de estagio ambos os professores entrevistados, tiveram possibilidade de reger uma aula, que foi importante e estimulou , para a realização de aulas significativas, no entanto a escola não possui um trabalho especifico para o professor estagiário ele é o “faz tudo”, participação dele como futuro professor, pois se encontra bem atualizado quanto a aprendizagem.

Sendo assim o professor ao estar no momento de estagio, precisa ter foco nas realidades apresentadas tanto na unidade escolar, quanto as informações, principalmente quando toda a teoria passa para a ter oportunidade de vivenciar na pratica como funciona, quando e como agir. Referências: SILVA, A. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortes, 2004. –(Coleção Docência em Formação. Série saberes pedagógicos).

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