CONTROLADORIA NA GESTÃO DE COMPRAS: MODELO DE DECISÃO DO EVENTO ECONÔMICO DE COMPRAS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Trata-se de um estudo bibliográfico que aborda também um levantamento documental, realizado no setor contábil da empresa. A mudança estratégica no setor de compras resultou na homologação de quatro fornecedores principais de embalagens, redimensionando a a compra das embalagens, trazendo benefícios para a empresa e para os fornecedores homologados, que tiveram seu faturamento aumentado. Palavras-chave: Controladoria na Gestão de Compras. Mudança Estratégica. Modelo de Decisão. Para melhorar o desempenho organizacional, as empresas devem direcionar ações estratégicas no sentido de alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Estas ações podem corresponder ao envolvimento completo da organização, bem como podem ser realizadas em unidades específicas, não se contestando os resultados do desempenho, se total ou em departamentos e atividades específicos (BRANDÃO; BORGES-ANDRADE; GUIMARÃES, 2012).

A gestão estratégica de compras visa melhorar o posicionamento competitivo das empresas, garantir o fluxo ininterrupto de matérias-primas e suprimentos para os processos produtivos, melhorar constantemente a qualidade, o nível de serviço eo agregado de valor ao cliente, além de reduzir os custos e otimizar os investimentos do setor (SENAPESCHI NETO, 2008). Trata-se de um estudo de caso que visa apresentar a estratégia de compras instituída em uma empresa de moagem de grãos, dentro do setor de alimentos, situada em Canoas, RS, que decidiu há dois anos integrar seu sistema de gestão de compras às demais áreas estratégicas da empresa, melhorando a performance do setor e gerando valor agregado para o negócio. Diante da necessidade de criar condições para competir num mercado globalmente integrado, no qual a concorrência passou a não contar com as barreiras geográficas, obrigando as empresas a buscarem estratégias mais eficazes para ter maior competitividade no mercado, faz-se o seguinte questionamento: como a Controladoria na gestão estratégica de compras pode ser contribuir para elevar o desempenho operacional do setor e melhorar os resultados organizacionais? O objetivo geral do estudo é apresentar a estratégia de compras instituída por um Moinho diante da necessidade de melhorar os resultados operacionais.

Como um conceito multifacetado, impera que os gestores se preocupam com o desempenho organizacional, ou seja, os resultados acumulados de todas as atividades de trabalho desenvolvidas dentro da organização para entregar valor aos seus clientes (ROBBINS; COULTER, 2010 ). O desempenho organizacional constitui, portanto, uma consecução de resultados. Expressa o conjunto de ações direcionadas ao alcance dos objetivos, sendo por isso, submetido a julgamentos quanto à adequação, eficiência e eficácia dos métodos utilizados, denotando os resultados alcançados em determinado período (BRANDÃO; BORGES-ANDRADE; GUIMARÃES, 2012). Este desempenho pode ser observado no total, correspondendo a uma organização inteira, ou somente partes dela, ou unidades, departamentos, ações. A CONTROLADORIA NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS As demandas do mercado surgidas a partir do século XX se intensificaram com o advento dos avanços tecnológicos e com a internacionalização das economias, despertando, primeiramente nas empresas americanas a necessidade de estruturar as suas atividades, elaborando dentro de seus sistemas de gestão novos métodos que pudessem facilitar a tomada de decisão.

Isso abrange toda a questão social da organização, como motivação e coordenação de seus colaboradores. A controladoria não é responsável por tomar as decisões, mas sim gerar informações pertinentes e eficientes, orientando os gestores e fornecendo dados necessários para as soluções que a empresa espera. Os objetivos da controladoria, ao visar a organização são: a gestão econômica, a eficácia organizacional e a obtenção de resultados econômicos conforme condições e metas pré-estabelecidos. Para atingir o resultado, a controladoria atua de várias maneiras: realiza estudos, coordena processo orçamentário, gera informações e auxilia nas tomadas de decisões, reduzindo os impactos econômicos e otimizando os resultados (OLIVEIRA et al, 2014). A controladoria usa o conhecimento a fim de otimizar os resultados econômicos das organizações, e utiliza-se de premissas para sua atuação nos ambientes em que se relaciona, desta forma que a controladoria desempenha atividades especificas para cada organização, analisando as premissas e as definições de modelo de gestão adotado (PADOVEZE, 2007).

Telles e Leal (2019) citam a importância de estipular estratégias de compras, considerando a importância em desenvolver, de forma crescente e contínua, o relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Assim, o autor cita como fundamental criar um alinhamento estratégico entre o setor de compras e as demais estratégias corporativas, propondo um modelo de três dimensões interativas a partir do modelo proposto por Spekman et al. conforme demonstrado na Figura 1. Figura 1 - Dimensões envolvidas no alinhamento das estratégias de compras Fonte: Telles e Leal (2019, p. O Alinhamento estratégico sugerido na Figura 1 considera que o nível de relacionamento entre o comprador e o fornecedor tem alto peso na elaboração da estratégia de compras da empresa, pois o sucesso deste fator embasa os resultados da diminuição de custos, da melhoria dos serviços prestados e da agregação de valor na cadeia do cliente.

Além de que o bom relacionamento entre o gestor de compras e o fornecedor deve ser baseada em lealdade e confiabilidade. Segundo Oliveira et al. o preço é um critério determinante de preferência quando os demais fatores são similares entre os fornecedores selecionados. Os autores fornecem os aspectos chave que devem ser considerados durante a homologação de fornecedores, sendo demonstrados na Figura 2. Figura 2 - Aspectos consideráveis para a homologação de fornecedores Fonte: Oliveira et al. “implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, e que, por isso, não pode ser aleatório”. O trabalho também comporta um estudo de caso usando a técnica de pesquisa documental, tendo como base a gestão de compras instituída em um moinho, situado em Canoas, RS, através de levantamento junto ao departamento contábil.

A identificação da empresa não foi autorizada para divulgação, sendo mantida, portanto, no anonimato. Também, os dados contábeis fornecidos se limitaram a quantidade de compra e preço das embalagens praticados em cada um dos fornecedores homologados. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como exploratória, sendo que como característica este tipo de pesquisa procura conhecer certas características que determinado fenômeno apresenta, explicando assim, suas causas e consequências (RICHARDSON, 1989). Para a análise quantitativa foi usado o Microsoft Excel v. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS (No máximo 6 páginas) Esta seção do estudo diz respeito aos resultados levantados durante a pesquisa documental, apresentando a empresa e relatando o processo de homologação de fornecedores e a estratégia de compras das embalagens.

A EMPRESA DO ESTUDO A empresa deste estudo atua no setor de alimentação. Trata-se de um moinho localizado na cidade de Canoas, RS, que opera no mercado desde 2000, contando na atualidade com xxxxx funcionários diretamente envolvidos na produção e operacionalização da empresa. A empresa trabalha na moagem de trigo nacional e importado da Argentina. Diante desta realidade, fazia-se extremamente necessário firmar parcerias específicas com fornecedores capacitados, mantendo registros do relacionamento entre a empresa e seus fornecedores, visando estabelecer uma área de compras que gerasse valor para a organização, não considerando apenas como um departamento de apoio, mas sim como um setor indispensável para o sucesso financeiro da empresa. A ESTRATÉGIA ADOTADA NO SETOR DE COMPRAS Em 2018, a mudança no setor de compras iniciou com a criação do novo organograma, no qual foi inserido um gerente de compras e demais cargos para atender o setor, descentralizando esta função da gerência geral.

Além disso, foi adquirido um sistema integrado com os demais departamentos da empresa. Esta alteração visava mudar o conceito da gestão de compras dentro da organização, fazendo com que as compras fossem programadas conforme a demanda de cada setor, dando tempo para a atuação do comprador estratégico levantar as condições praticadas no mercado. O novo organograma é apresentado na Figura 3. A Tabela 1 apresenta os resultados da inserção da estratégia de homologação dos fornecedores. Na Tabela, os fornecedores são identificados como A, B, C e D. Tabela 1 - Fornecedores de embalagens homologados e vendas - 2018/2019 Fonte: elaborado pelo autor A Tabela 1 demonstra que dos quatro fornecedores, apenas o fornecedor B teve redução quanto ao fornecimento anual, considerando 2019 com relação a 2018.

Os outros três tiveram uma maior porcentagem na venda para a empresa. O aumento no consumo de embalagens fornecidas por estes fornecedores se deu diante do redirecionamento estratégico realizado no setor de compras, onde priorizou-se a compra destes fornecedores, homologados, que passaram a praticar um preço mais confortável para a empresa. Gerir o relacionamento com fornecedores é melhorar a comunicação entre ambas as partes, partilhando das trocas de informações necessárias para ambos os lados, empresa e vendedor, na busca pelo melhor desempenho na cadeia de suprimentos. Uma relação estável e a manutenção de boa comunicação é bom para os dois lados, comprador e vendedor, resultando em preços mais competitivos e prazos flexibilizados. Também, na eventualidade de ocorrer uma emergência para compra ou reposição, o fornecedor pode cooperar para aliviar o estresse na empresa.

As limitações da pesquisa se referem ao acesso restrito aos documentos da empresa, dificultando uma maior apuração quanto aos resultados obtidos diante da estratégia adotada no setor de compras, e quanto às novas pesquisas na área, podem perfeitamente serem realizadas, pois a dinamicidade do setor proporciona diversos temas para estudo. REFERÊNCIAS ANSOFF, H. M. Introdução à Administração. Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, Superintendência de Educação a Distância, 2017. BOWERSOX, D. J. GUIMARÃES, T. de A. Desempenho organizacional e suas relações com competências gerenciais, suporte organizacional e treinamento. Rev. Adm. T. L. MILLS, J. Construindo o diálogo entre competência, recursos e desempenho organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica.

Rev. Katálysis, v. ed. especial, Florianópolis, p. O Processo da Estratégia. Prentice Hall Inc. Artes Médicas Sul Ltda, 1998. NASCIMENTO, A. M. GOMES, M. B. M. Homologando Fornecedores: uma Estratégia Competitiva nas Organizações. SeGet – XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende: 2014. RICHARDSON, R. coord. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. Cadernos de Sociologia, ensaio sobre a investigação nas ciências sociais, Porto Alegre, v. n. p. jan. jul. J. de. et al. Controladoria na Gestão de Compras como Estratégia na Busca da Eficiência e Otimização do Resultado Econômico. Management Control Review, v. Monografia (Graduação em Administração) – Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, 2011. TELLES, L.

S. LEAL, R. BRITO, J. N. Implantação de um manual de homologação de fornecedores de peças usinadas. CONTECC – Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Foz do Iguaçu: 2016.

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