CONTABILIDADE NO SETOR PUBLICO

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Amostra: 13 Amostra estratificada: 9 Conclusão: 10 BIBLIOGRAFIA: 11 Introdução: Governança é a maneira que a administração exerce o poder dos recursos sociais e econômicos visando desenvolvimento e capacidade de planejar, formular, programar e cumprir funções, facilitando a tomada de decisão dentro das empresas. A instituição BNDES utiliza o conceito de governança por regras e padrões de gestões criteriosas envolvendo o relacionamento entre instancias internas como conselho de administração, diretoria, conselho fiscal, etc. O BNDES também garante e valoriza a integração social e ambiental em suas estratégias, em toda as suas atividades com seus públicos alvos. Para cumprir com seu papel indutor no desenvolvimento sustentável, o BNDES dispõe de uma série de mecanismos, desde a análise dos impactos sociais e ambientais à diminuição das desigualdades sócias e regionais.

É necessário entender o conceito de população estatística e amostra para que a governança possa ser completamente compreendida. Com quatro princípios básicos colocados em prática: Transparência – disponibiliza informações relevantes as partes, não apenas leis e regulamentos. A transparência aumenta a confiança da organização de maneira interna e por terceiros. O IBGC aponta que não se deve restringir-se ao desempenho econômico-financeira, é fundamental divulgar os demais fatores que norteiam as ações gerenciais, tornando o cidadão um agente atuante. Equidade – Fundamental para que o tratamento de todas as partes envolvidas seja juta, sem atitudes ou politicas discriminatórias. Prestação de Contas (accountability) – A saúde financeira é precisa ser mantida uma vez que os responsáveis assumem as consequências dos atos e omissões.

Cultura de Controle interno Elaboração e execução de ações de comunicação para dissemina a cultura de controle Interação com Agentes de Conformidade. Outras Atividades Coordenação da atividade de Prestação de Contas ao TCU. Papéis e Responsabilidades BNDES: Controle de administração, onde aprova a política corporativa de controle interno e o relatório de controle interno Diretoria, aprovar a PCI e o RCI e implementar estrutura de controle interno CGR e Subcomitê de Gestão de Risco Operacional e Controles Internos, avalia questões relevantes referentes ao processo de controle interno. Área de Gestão de Riscos, avalia os principais processos e controles da organização, identificando melhorias relacionadas aos objetivos de controle interno. Auditoria Interna, examina e avalia a integridade dos controles internos e das informações fiscais, financeiras e operacionais Unidades fundamentais, implementam os controles necessários para adequação da gestão dos processos e riscos que possam afetar atividades.

Diálogo e Prestação de contas, visa a melhoria e inovação em processos e atividades de diálogo e prestação de contas (transparência). Atuação Finalística, visa o aprimoramento da gestão de riscos e indução do desempenho socioambiental. Liderança, Cultura e Aprendizado, visa o fortalecimento da cultura de sustentabilidade no BNDES. Administrativo-Organizacional, visa a incorporação de conceitos relacionas à sustentabilidade nas atividades operacionais e instalações. Por meio do fundo social, a BNDES, apoia investimentos de caráter social, nas áreas de inclusão produtiva, serviços urbanos, saúde, educação, desportos, justiça, meio ambiente e outras relacionadas ao desenvolvimento regional e social. Em ambos a internet permite a utilização da tecnologia acessível, rápida e barata, comparada com os caros e complexos sistemas fechados.

Estima-se que em 2004 apenas nos Estados unidos, transações on-line B2B alcançarão US$1,5 trilhão dos quais US$ 600 bilhões apenas em bolsas de compras eletrônicas. Já as B2C cerca de US$ 108 bilhões em 2003. Uma ou um grupo de empresas podem desenvolver seu próprio site de compras ou utilizar um administrado por terceiros (mercados virtuais), onde compradores e vendedores de diversas empresas possam se encontrar para negócios. Existem cinco modelos de sites de compras eletrônicas: Agregadores – podem ser encontrados catálogos de diversos fornecedores em formato padrão, facilitando o acesso a diversos fornecedores sem a necessidade de ligações, correio ou afins. As páginas de FAQ são excelentes maneiras de representa os termos de produtos ou serviços, sendo o primeiro contato com a marca, o consumidor já saberá as políticas envolvidas, como, devoluções, entregas, trocas e afins.

FAQs também possibilitam que consumidores com duvidas sejam capazes de tomar decisões com maior facilidade, pois o mesmo pode destacar utilidades e facilidades dos produtos e serviços, por exemplo, o tempo de entrega, garantias, assistências técnicas, etc. Com um FAQ também é possível atingir seu público algo com maior facilidade, definindo um tom de proximidade e resolução das respostas, é uma grade oportunidade para aproximar a marca ao comprador, tendo um contato direto com ele. FAQs também ajudam a economizar tempo e dinheiro, pois é possível solucionar problemas diversos sem a necessidade de equipes de suporte ou atendimento, quanto mais completo, melhor, menos dúvidas surgirão, agilizando o processo e economizando recursos. Desafio 4 – Amostra: Difere uma parte ou uma porção de um produto que permite conhecer a qualidade do mesmo.

No nosso exemplo, queremos estudar a % das empresas que entraram em contato com o BNDES em busca de financiamentos. Nesse caso, estipulamos que a quantidade das empresas e o tipo das mesmas (médias e pequenas) pode ser um bom critério para a estratificação (ou seja, existem diferenças significativas de médias e pequenas empresas de acordo com o banco). É de se esperar que, ao dividir a população empresarial, essas camadas não resultam em grupos de tamanhos iguais. Após realizarmos o cálculo, verificaremos que é esse o resultado que teremos, diferenças significativas entre as populações de médias e pequenas empresas. Após análise sobre o que engloba o BNDES, desde suas ações socioambientais, governança e o público que atinge, segue uma média de empresas que solicitam financiamentos com o banco, uma Amostra Estratificada, o tamanho será 3.

ibgc. org. br/index. php/governanca/origens-da-governanca http://www. fazenda. gov. br/wps/portal/site/home/quem-somos/responsabilidade-social-e-ambiental www. inmetro. gov. br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000. gov. br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/BNDES-fundo-social www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326. gov. br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Galerias/Convivencia/Publicacoes/Consulta_Expressa/Setor/Governo_Eletronico/200112_3. html https://www. bndes. gov. de/amostra https://www. netquest. com/blog/br/blog/br/amostragem-probabilistica-amostra-estratificada.

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