Consciência Empresarial

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

consciência significa “ter conhecimento dos pensamentos, sentimentos e ideias que sejam compatíveis com as crenças e valores”. Diante disso, o autor sugere que existem sete níveis de consciência organizacional, reflexo da expansão da consciência das pessoas que fazem parte da organização. Isto porque, na medida em que acontece a ampliação da consciência, ampliam-se também os valores nesses sete níveis, que são, em ordem do primeiro ao sétimo: sobrevivência, relacionamento, autoestima, transformação, coesão interna, fazer a diferença e serviço. O primeiro nível de consciência de uma organização, conforme Barrett (2006), sobrevivência, diz respeito ao fundamento básico de uma organização, ou seja, a preocupação com o resultado financeiro.

Além disso, também se preocupam com as necessidades básicas de seus colaboradores, como benefícios garantidos por lei e normas de segurança. O último nível, serviço, significa que a organização, suas lideranças e seus colaboradores, já adquiriram uma vasta amplitude da sua consciência, o que impacta diretamente os valores e a maturidade da organização. Nesse nível, a maioria possui consciência do legado da empresa e do seu papel na sociedade, os colaboradores são motivados, há a conexão da missão da empresa com valores individuais e a incerteza e o ambiente desafiador são considerados parte do processo de trabalho, e não temido, mas algo natural. Barrett (2006) explica que os três primeiros níveis de consciência representam uma organização que procura a estabilidade financeira e eficiência, enquanto que no quarto nível, a organização, mais madura, a organização já demonstra a necessidade de aprendizagem contínua e empoderamento de seus colaboradores com o objetivo de se adaptar às mudanças.

Já nos níveis de consciência cinco, seis e sete, o foco da organização passar a ser sua missão, sua visão e o conjunto de valores organizacionais. Assim, é possível analisar cada empresa se pensarmos sobre cada um desses níveis, ou seja, identificar o nível atual da empresa para se propor melhorias e mudanças necessárias para o crescimento, amadurecimento, maior foco nos valores institucionais e maior conexão entre lideranças, colaboradores e sociedade. Isso fez com que, investindo na pesquisa e no desenvolvimento de poucos produtos, sua equipe de colaboradores se tornasse o mais especializada possível, aumentando o grau de eficiência e excelência nos padrões de seus produtos. A Apple também se caracteriza por uma parceria entre seus colaboradores em que cada um assume a responsabilidade por seu trabalho.

Nessa situação, cada um possui uma relação de confiança com seu par, pois acreditam que cada colaborador irá assumir a responsabilidade por entregar os resultados esperados. O empoderamento também fez com que as pessoas que trabalham na Apple acreditassem ainda mais na empresa, pois o sentimento de pertencimento possibilitou que cada colaborador se empenhasse em desenvolver algo totalmente inovador, que fizesse a diferença na vida das pessoas, que agregasse e pudesse trazer soluções e facilidade para todos. Atualmente, mesmo após o falecimento de seu fundador, a Apple continua a trabalhar dessa forma. E assim, aconteceu em muitos momentos da história da organização, que busca fazer a diferença no mundo, impactando positivamente o mercado de usuários e fortalecendo cada vez mais o número de seus seguidores e fiéis consumidores.

REFERÊNCIAS BARRETT, R. A organização dirigida por valores. São Paulo: Elsevier, 2006. BERGAMINI, C. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

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