Complexidade e Tomada de Decisão para transformar ambientes de negócio em ambiente mais inovadores

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Em um mercado ativo e turbulento, mais do que nunca, as tomadas de decisão são elemento chave na obtenção do sucesso empresarial. O processo decisório, dado sua importância diante a efetividade das ações e finalidade de objetivos, pode ser entendido como a melhor solução encontrada em determinadas circunstâncias. Esse processo decisório racional envolve a constante comparação dos meios alternativos em função dos fins que almejam alcançar. Complementando, destaca-se a pesquisa de BRAGA (1987), que visa fundamentalmente analisar de forma qualitativa o comportamento comunicativo dos indivíduos engajados na tomada de decisão, fator esse considerado um dos passos iniciais para a compreensão do processo decisório. O processo decisório é definido pela autora como um encadeamento de “pensamento e ação que culminará com uma escolha” (p.

” (Jorion, 2002). Quando olhamos para o processo de decisão para a inovação dentro das organizações e seu grau de complexidade, podemos trabalhar sob duas perspectivas A perspectiva do processo: foca – se nas etapas do processo decisório, é genérica. Refere – se a uma abordagem pouco eficaz por se relacionar muito com o procedimento e não com o conteúdo da decisão, onde também se consubstanciam fatores emocionais e impulsores do decisor. Perspectiva do problema: é uma perspectiva orientada para a resolução de problemas. Nessa orientação, o decisor pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação e equacionamento do problema. Inovação Com o mercado consumidor cada vez mais no controle do processo de compra e com grande opção de marcas, produtos e serviços, empreendedores são levados a investirem em inovação, para se manterem em boa posição no mercado, frente a seus concorrentes.

Melhorar o que já existe ou criar algo novo são movimentos necessários para empresas que desejam agregar valor no quem vendem e assim atingir seus objetivos de venda e fidelização do cliente. A importância de inovar é tamanha, que esta atividade não pode estar entrelaçada a uma iniciativa pontual em uma empresa próspera. Ela deve estar inserida no meio organizacional, estimulada entre os colaboradores e atentos a forma de fazer sempre o melhor, ventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais, gastando menos. Processos para a inovação O processo de inovação deve ser executado de forma estruturada, envolvendo o maior número possível de pessoas na etapa de criação e se preparando para os ônus ou bônus dessa tentativa.

O importante nessa fase é a captar o maior número possível de idéias, sem restrições ou filtros. • Agrupar e selecionar as idéias. Deve – se reduzir as idéias e ajusta – las para se transformarem em uma proposta de projeto, que será avaliada. • Seleção de idéias ou projetos. Esse momento é quando os vendedores procuram convencer os compradores de que suas ideias ou projetos são as melhores. A Amazon anunciou recentemente investimentos em uma patente de tecnologia de realidade aumentada, que permite a interação entre objetos reais e virtuais, esse sistema não é novidade, põe ela promete reduzir os custos dessa tecnologia a tornando mais acessível, assim aumentando seu numero de consumidores. Ela ainda conta com um projeto onde drones serão responsáveis pela entrega dos produtos da marca, aguardam ainda que saia uma regulamentação da tecnologia para essas operações comerciais, porém o projeto uma estrutura logística bem sólida, com grande margem de sucesso nos Estados Unidos.

Outro projeto notório da Amazon é o Dash Button é um sistema inovador que funciona a partir de botões auto-adesivos vendidos nas lojas e que representam marcas e produtos. Estes são instalados na casa do consumidor, afixados na porta da geladeira, por exemplo, e  conectados a uma rede wi-fi. Quanto o estoque de determinado produto termina, basta o consumidor pressionar o botão, que o produto será inserido em sua lista de compras, quando efetivarem o pagamento através do aplicativo e a encomenda é entregue em sua casa. Essa facilidade é utilizada para aproximar o produto/serviço do mercado que se quer atingir. Quanto maior for essa aproximação, menores serão as alterações de comportamento do consumidor. E mais fácil essa inovação será adotada pelos usuários.

Outros sistemas de streaming (forma de distribuição digital, através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário. demandam maior complexidade como, tem - se a necessidade de ligar o computador, acessar o site da distribuidora de conteúdo, inserir a senha, e conectar o aparelho à TV através de cabos HDMI. A empresa desenvolveu um tubo de injeção de vapor para exploração de petróleo terrestre, algo inovador no mercado. E com essa proposta tem grandes chances de entrar no mercado bilionário dos poços onshore (termo utilizado para identificar toda a produção e serviços prestados em terra na indústria petrolífera.

O tubo foi produzido a partir de uma demanda da Petrobras, que enfrenta problemas de falhas em seus equipamentos, como isolamento térmico e trincas. Em poços terrestres, é necessário injetar vapor em altas temperaturas para diminuir a viscosidade do petróleo, aumentando a pressão e, assim, empurrando-o para cima e concluindo sua extração. Os injetores são formados por dois tubos concêntricos, de diferentes diâmetros, separados por um isolante térmico desenvolvido com nanotecnologia de sílica-gel, que impede a dissipação do calor até o vapor alcançar o óleo. A empresa criou uma spin-off, a Tecvix Desenvolvimento e Inovação (Tecvix DI), a empresa estabeleceu parcerias e fez contatos com especialistas para adentrar esse mercado que até então não dominava. Ainda novata na área, se propôs a desenvolver um centralizador para revestimento de colunas de poços de petróleo, através do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

E em seguida, conseguiu aprovar quatro projetos para o pré-sal no Inova Petro, programa do BNDES e da Finep, programa focado em desenvolver novos fornecedores no ramo de energia. Essas conquistas da Tcvix não significaram, necessariamente, faturamento. Uma vez que, a vitória obtida no edital do Inova Petro, não garantia de volta os recursos ao fundo perdido, nem garantia a compra do produto pela Petrobras. Optou-se então pelo upgrade do sistema operacional. A Embraco optou por utilizar a tecnologia de virtualização, que até então era pouco ativa na empresa, para que tivesse o máximo de aproveitamento dos servidores físicos. Diante disso, a própria equipe de TI desenvolveu um estudo que envolveu planilhas de análise e decisão técnica, fazendo comparações entre as diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Cercal ainda enfatiza que, VMWare foi a melhor escola técnica encontrada entre as principais players de virtualização do mercado, tecnologia essa que era destaque no mercado. A empresa investiu em equipamentos HP Blade BL460 para adequar a sua infraestrutura á implantação da virtualização. Mantendo continuamente seu foco no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Elekeiroz Com seus 120 anos de existência, a Elekeiroz é uma empresa controlada pelo Holding Itaúsa – investimentos Itaú. A, tendo seu capital aberto e sendo a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias do uso industrial no segmento ao qual atua. A empresa que aplica a inovação como metodologia para o seu sucesso, percebeu que poderia aproveitar a separação de subprodutos na etapa de purificação do butanol, para lançar um novo produto, ainda não fabricado no país: o ácido butírico.

O projeto surgiu a partir da idéia de um colaborador que vislumbrou a possibilidade de comercializar o ácido que é um produto intermediário na fabricação do Butanol, quando se utiliza a rota biofermentativa. E quando esses eventuais conflitos aconteciam era notório a redução da motivação e em conseqüência disso também a diminuição do rendimento e produção da equipe. Para solucionar esse problema a unidade implantou um DHO direto: um Sistema online com foco na área de recursos humanos. Sua acessibilidade se da de qualquer localidade com conexão com internet, onde o colaborador pode obter informações envolvendo todo o processo de folha de pagamento, contratação de pessoas, benefícios, férias, empréstimos entre outros. Para agilizar o processo de informações e reinvindicações relacionadas à mão de obra foram vinculadas a uma central de atendimento situada em Curitiba.

Essa inovação permitiu a agilidade dos processos e também revogou a intervenção de supervisores nas problemáticas em questão. Na edição de 2012 a VOCÊ S/A – EXAME premiou a Votorantim Metais com o prêmio de revelação do ano pelo alto índice de felicidade no trabalho. Em última análise conclui – se que a inovação e a criatividade para melhorar os processos de recursos humanos foram de suma importância ao estabelecimento de um clima organizacional amigável, para a satisfação de seus colaboradores, atingindo assim índices de produção cada vez mais satisfatórios. Nubank Fundada em 2013 por David Vélez, sediada em São Paulo a startup (o conceito de startup esta ligado ao ato de começar, normalmente relaciona – se com companhia e empresas que estão no inicio de suas atividades e buscam explorar atividades inovadoras no mercado) brasileira é pioneira no segmento de serviços financeiros atuando como operadora de cartões de crédito e banco digital com operações no Brasil.

O Nubank traz a nova era de operações financeiras ao mercado atual, é fonte de influencia e inovação, atraente e pratico. O Nubank trouxe aos seus consumidores a oportunidade de terem acesso a um cartão de credito sem anuidade e com as taxas de juros consideravelmente baixas no cenário brasileiro que possui uma das maiores taxas de juros do mundo. E um atendimento de qualidade, é o ponto principal de contato entre a empresa e seus clientes. “Quando começamos, disseram que éramos loucos, que ninguém fazia isso e que não havia como trabalhar dessa forma com escala”, cita Cristina. Esse modelo de atendimento foi inspirado na norte- americana Zappos, empresa de comércio eletrônico que é referencia mundial quando se trata de atendimento. O objetivo da equipe do Nubank é que o cliente não precise dele, cita a fundadora.

“Damos todas as ferramentas necessárias para que ele resolva tudo sozinho, da consulta de saldo até o pagamento da fatura. Um cliente entrou em contato com a equipe, muito irritado, pois a compra de um sanduíche havia sido duplicada em seu cartão, levando em consideração que era um lanche que ele havia pagado muito caro. Após cancelar a cobrança duplicada, Thiago Bueno, funcionário que lhe prestou o atendimento, percebeu uma oportunidade. Enviou ao cliente uma sanduicheira roxa, cor do Nubank, com inúmeras receitas escritas a mão, com o objetivo de que o cliente não precisasse mais pagar caro por um sanduíche. O Nubank conta com um time de peso, dos quais quase 300 dos seus funcionários, mais da metade estão na equipe de atendimento.

Esses funcionários são extremamente bem qualificados e frequentam faculdade como Poli-USP e FGV e todos falam inglês. Estímulos para se inovar Inovação esta em foco e vem como forma de superar a crise econômica que atinge e o país e driblar a falta de oportunidades de trabalho. Mas, quando falamos em inovação nas empresas, precisamos ficar atentos, pois é gigantesca a importância de estimular seus colaboradores a serem inovadores ou terem atitudes que inovem o processo atual. O estimulo a criatividade da inovação das organizações é de suma importância, uma vez que, quanto mais as empresas captam colaboradores motivados com prospecção e abertura de comunicação para desenvolverem novas ideias, além do valor do capital humano, as ideias geradas por esse grupo podem desencadear novas e melhores oportunidades.

É comprovado por meio de pesquisas que, empresas que têm uma cultura de inovação estão mais bem preparadas para imprevisto e costumam ser mais sustentáveis. Por isso, é necessário estimular seus colaboradores a serem inovadores. é um exemplo. Esta lei tem o intuito de estimular a inovação para as empresas, possibilitando a participação de instituições científicas e especializadas no processo de inovação, a participação de ambientes especializados e cooperativos, o abatimento no imposto de renda referente a dispêndios em P&D para empresas do Lucro Real. Temos muitos exemplos no mercado de mecanismos que estimulam a inovação e de empresas inovadoras, para que os empreendedores possam se espelhar na busca de dinamizar a inovação dentro das estratégias de sua empresa.

Podemos citar algumas práticas que estimulam a inovação dos colaboradores • Distribuir o conhecimento e a tecnologia entre os colaboradores de sua equipe é uma estratégia positiva e assertiva, uma vez que, os colaboradores ficam satisfeitos em saber o que está pensando sua empresa, e quais suas expectativas quanto ao futuro. Como resultado dessa dinâmica, eles tendem a ser mais participativos e motivados pelo cenário de mudanças. Segundo o MCTI, a demanda existe, a procura por crédito é quase duas vezes maior que o orçamento. No Brasil, a transferência de recursos públicos para projetos privadas e suas contrapartidas começou apenas em 2006, pela Finep, graças à Lei de Inovação, de 2005.  Dessa forma, o Brasil está no início de sua caminhada, visto que os investimentos em educação são os fundamentais para se construir o futuro desta geração das próximas.

Temos como obstáculo à sustentação do crescimento da economia, um atual nível frágil de inovação. A dependência tecnológica é um engessamento do crescimento e desenvolvimento, junto com altas cargas tributárias, uma infraestrutura fraca, grande complexidade burocrática e altos custos de terra e energia. Se todos estão engajados em buscar os objetivos da empresa, evoluir se torna uma tarefa bem mais simples. O trabalho de tentar ser melhor, buscar novos experimentos e hipóteses virá muito mais naturalmente quando se acredita no que se faz. Criar uma cultura que celebra autonomia para a geração de hipóteses a serem validadas com experimentos é a melhor forma de construir um ambiente organizacional propenso a inovar. Focar em respostas baseadas em dados, deixando questões pessoais de lado.

Saber avaliar que determinados projetos, metas e tarefas talvez não estejam retornando os resultados almejados e finaliza – los é uma tarefa importantíssima.  Líderes têm papel fundamental durante as inovações, por isso é necessário haver um alinhamento entre liderança e funcionários. Colaboradores prezam pela transparência e precisam ter apoio, para estimular sua motivação é necessário dar voz e ouvi-los, filtrar e implementar suas idéias; devem se sentir participativos, como peças fundamentais desse processo. Clientes, parceiros e stakeholders também têm papel determinante na evolução de uma empresa. Por esse motivo, também precisam ser envolvidos nas discussões acerca das mudanças programadas, que não devem, de forma alguma, prejudicar o relacionamento e a parceria entre eles e a organização.

Ou seja, uma empresa não pode inovar sozinha.  Mojdeh Poul, presidente da 3M canadense — uma empresa que começou sua jornada em 1902, em Minnesota (EUA), e que, como a própria executiva comenta, se adapta e inova há 115 anos, por isso seu sucesso e solidez no mercado, afirma que "a inovação de sucesso atende a uma necessidade e, portanto, tem um mercado, e a melhor maneira de garantir que ela aconteça é manter os clientes à frente e no centro de tudo o que você faz". A inovação, que trará bons resultados, requer uma profunda compreensão do ecossistema em que a organização opera e aplicar tecnologias, processos ou parcerias de maneira inédita com o intuito de elaborar soluções sobre as quais ninguém vislumbrou anteriormente ou implementou antes.

Colaborar de maneira efetiva com clientes, fornecedores e todas as vertentes do negócio, é a maneira mais segura de impulsionar a inovação durante todo o processo. Mojdeh Poul ainda cita, "é crucial para líderes de negócios protegerem os investimentos da empresa em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), independentemente dos desafios de desempenho enfrentados no mercado ou dentro da própria empresa". Dessa forma, P&D é visto como centro de toda boa estratégia de inovação. Nesse contexto de competição acirrada, ficar estagnado pode significar o fim de suas atividades ou, pelo menos, a perda de sua competitividade. Isso acontece porque, com o desenvolvimento de inovações, modificam-se os padrões de consumo e conseqüentemente de produção, como também as formas de organização de grande parte das atividades.

O desenvolvimento organizacional tem como fator determinante a tecnologia. Ao as inovações tecnológicas que levam a novas formas de trabalho, evoluindo a performance organizacional, são elas que otimizam a gestão dos recursos e propiciam a melhoria da competitividade no mercado. Os impactos da inovação, em qualquer esfera, são evidenciados quando a mesma contribui para a redução dos custos ou na diferenciação e melhoria nos negócios da organização. Ao saber exatamente o cenário no qual a organização esta inserida e quais as necessidades desse mercado, a atenção é focada nas idéias, a participação e a motivação são canalizadas para os resultados. O objetivo da organização dá sentindo ao caminho da inovação, uma vez que, parte dessa ação definirá o futuro da organização, seja de se destacar no mercado ou ficar obsoleta em meio um cenário que se renova constantemente.

Transformar os ambientes de negócio em ambientes mais inovadores é transformar novas idéias que vão desde o produto, processo até o canal de distribuição e o cliente em resultados positivos para a organização. Essa inovação deve estar atrelada ao modelo estratégico da empresa, precisa ser orientada por ferramentas e metodologias específicas a ser um processo contínuo e gerenciado. O que diferencia a inovação de apenas mais uma idéia criativa é o resultado obtido pela organização. BRAGA, N. O processo decisório em organizações brasileiras. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. n. O. MOURA, G. L. Aprendizado em redes e processo de inovação dentro de uma empresa: o caso Mextra. Revista de Administração de Empresas.

Case de sucesso. Votorantim Metais desenvolve gestão social (2015). Disponível em: <http://www. fnq. org. pdf>, acesso em 02 fev. Elekeiroz (2015). Disponível em: <http://www. congressodeinovacao. com. Wiley Finance – GARP. Manual ABNT (2017). Disponível em: <http://biblioteca. fecap. br/wp-content/uploads/2016/03/Manual-ABNT_-regras-gerais-de-estilo-e-formata%C3%A7%C3%A3o-de-trabalhos-acad%C3%AAmicos. tecmundo. com. br/mercado/120349-7-estrategias-inovar-mercado. htm>, acesso em 06 fev. SALOMÃO, Karin (2016). Tese (doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Você S/A (2010). Laudo Técnico: Pesquisa Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2010. Disponível em: <http://vocesa. abril.

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