COMPARATIVO DE DISJUNTORES IEC X NEMA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como LANDIM (2015), LEDESMA (2012), GRIGOLETTO (2013), entre outros, com o intuito de verificar as tecnologias utilizadas em disjuntores, objetivando a análise comparativa entre as tecnologias existentes, identificando os seus prós e contras e contribuindo para um melhor entendimento desse dispositivo. Também serão abordados além do comparativo, a curva característica, o dimensionamento do disjuntor e a relação de alguns catálogos de componentes. A integral de Joule, um dos parâmetros da norma 5410 de 2004 para equacionamento de dispositivos de proteção contra curto-circuito também merece destaque neste estudo. Palavras-chave: Disjuntores. IEC. NEMA. Protection. Integral of Joule. Introdução O presente trabalho tem como tema a comparação de dois tipos de disjuntores utilizados largamente, que são os da norma IEC DIN e os da norma NEMA.

Primeiramente, o que são disjuntores? São componentes elétricos que se relacionam com a proteção elétrica de aparelhos e equipamentos, desligando o circuito na iminente necessidade de sobrecarga ou curto-circuito. • Ser compacto e fácil de montar. Ledesma (2012). Os principais disjuntores existentes são: • Disjuntores a óleo: divididos em dois grupos: a grande volume de óleo e a pequeno volume de óleo. • Disjuntor a vácuo. • Disjuntor a sopro magnético. Mostrar os testes preliminares realizados com os dois tipos de disjuntores. Mostrar alguns catálogos de fabricantes. Desenvolvimento Disjuntores, segundo Ledesma (2011, p. “dispositivo responsável pela abertura ou fechamento de um circuito elétrico em corrente alternada sob condições normais ou sob condições de falta e emergência”. Os disjuntores podem ser caracterizados da seguinte forma, de acordo com a Saber Elétrica (s.

A curva C trabalha a ruptura com valores de cinco a dez vezes a corrente nominal. E a D, de dez a vinte vezes a corrente nominal. Figura 1 – Disjuntor. Fonte: https://www. sabereletrica. É recomendável que a potência total, em circuitos monofásicos, não ultrapasse 2540 W (watts) e em bifásicos, 4400 W. • Tomadas específicas (chuveiro, motor, ar condicionado): para este caso, seguir o manual dos equipamentos para disjuntor e cabos. Não acrescentar outros circuitos. • Circuitos de características puramente resistivas, ou seja, sem componentes indutivas ou capacitivas, utilizam disjuntor de curva B (conforme já citado). Circuitos desta natureza podem exigir correntes superiores a 30 A, então, ter cuidado com esse detalhe. testes preliminares em disjuntores iec e nema e a curva da integral de joule A partir dos trabalhos de Landim (2015), será apresentado a metodologia de testes em disjuntores IEC e NEMA, feita por um grupo de trabalho ligado ao INMETRO.

A integral de Joule é uma medida experimental para equacionar a proteção de disjuntores contra curto-circuito. Entende-se por curto-circuito, segundo Grigoletto (2013): Denomina-se corrente de curto-circuito disponível o maior valor possível de corrente que pode ocorrer numa instalação elétrica durante uma falta considerando nenhum outro efeito ou influência, como a impedância de arco, que atua na redução da corrente de falta [IEEE Std 551, 2006]. A corrente de curto-circuito disponível está diretamente relacionada ao porte e à capacidade das fontes (rede elétrica, geradores e motores) que suprem o sistema e, tipicamente não depende da corrente de carga. Geralmente, quanto maiores as capacidades das fontes de potência que suprem o sistema, maiores serão as correntes de curto-circuito disponíveis (GRIGOLETTO, 2013, p. Fonte: Landim (2015). Figura 5 – Laboratório de medições.

Fonte: Landim (2015). Alguns resultados: Figura 6 – Aplicação de 70 A em disjuntor NEMA (acima) e IEC (abaixo). Fonte: Landim (2015). Figura 11 – Curva tempo x corrente do disjuntor NEMA – 10 A. Fonte: Landim (2015). Figura 12 – Curva i2t do disjuntor NEMA – 10 A. Fonte: Landim (2015). Conclusões do estudo: os disjuntores IEC tiveram um tempo de disparo menor que os NEMA, considerando o mesmo valor de corrente. com. br/catalogo/pdf/ge. pdf Figura 15 – M-Pact Plus. Fonte: http://www. universoeletrico. com. br/catalogo/pdf/ge. pdf. Figura 18 – Disjuntores NEMA. Fonte: http://www. com. br/blog/eletrica/diferenca-entre-disjuntores-din-e-nema/ >. Acesso em: 12 nov. ILUMISUL. Disjuntores DIN x NEMA. gov. br/painelsetorial/palestras/Palestra14. pdf >. Acesso em: 12 nov. LEDESMA, J. br/diferenca-entre-disjuntores-din-e-nema/>. Acesso em: 12 nov. MENINA DA ELÉTRICA. Disjuntor IEC ou NEMA? Disponível em: < https://engfabianamendes. wordpress. Como dimensionar disjuntor. Disponível em: < https://www.

sabereletrica. com. br/como-dimensionar-disjuntor/ >. Disponível em: < https://www. sabereletrica. com. br/funcionamento-do-disjuntor-dr/ >. Acesso em: 12 nov. Disponível em: < http://www. universoeletrico. com. br/catalogo/pdf/ge. pdf >.

254 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download